É freelancer? 5 vantagens em prestar serviços como PJ

Modelo de contratação oferece benefícios para prestadores de serviço que desejam trabalhar com projetos maiores, mesmo que com prazo

Aos freelancers e trabalhadores de carteira assinada que estão pensando em começar a prestar serviços na modalidade de Pessoa Jurídica, devem considerar alguns pontos principais sobre a forma de contratação. Para tomar essa decisão, reunimos as principais considerações e vantagens do serviço PJ.

O que é um PJ?

O PJ (ou Pessoa Jurídica) é, na verdade, um modelo de contratação. Ou seja, há a formalização através de um contrato assinado com a empresa, mas sem vínculo empregatício. Dessa maneira, o prestador de serviços faz uma negociação entre as partes e a formalização contratual, onde ficará pré-estabelecido o serviço prestado e outros detalhes.

Entretanto, diferente do CLT, o salário acordado não tem descontos e não pode desfrutar de benefícios ou obrigações trabalhistas - 13º salário, vales, FGTS e outros. Assim, o prestador de serviços deve arcar com alguns custos. Por outro lado, ele deve cumprir apenas aquilo que foi estabelecido em contrato. Além disso, nada impede que a empresa não ofereça certos benefícios como medida de integração do PJ como um funcionário.

 

Principais diferenças entre PJ e CLT?

Fica sob a responsabilidade do PJ fazer a emissão de notas fiscais para os serviços prestados, além dos registros das movimentações em seu CNPJ. A modalidade, então, apresenta menores custos para as empresas, já que não envolve o recolhimento dos direitos do CLT. Os tributos que incidem sobre a contratação são menores, e traz mais flexibilidade.

 

Qual a diferença entre freelancer e PJ?

Em suma, um freelancer é pago por um único trabalho. Enquanto isso, o PJ presta um serviço contínuo e recebe o salário enquanto durar seu contrato. Mas nenhum deles possui um vínculo empregatício ou direito trabalhista.

 

1. Remuneração - Vantagens como PJ

A remuneração pode ser maior comparada ao do profissional CLT. Isso porque o profissional recebe a quantia proporcional a sua produtividade e não tem desconto sobre os valores. Contudo, isso deve ser avaliado pelo prestador de serviços.

 

2. Sem exclusividade

Não é preciso oferecer exclusividade nos seus serviços, podendo trabalhar para mais de uma empresa. Assim, o profissional pode aumentar seu faturamento e networking com suas diferentes fontes de renda.

 

3. Clientes

Os clientes são uma das principais vantagens do PJ. Da mesma maneira que o prestador de serviços não precisa de exclusividade, ele pode ter diversos clientes. Também é comum a contratação de serviços através de indicação de clientes.

 

4. Controle e flexibilidade

O PJ tem maior flexibilidade na decisão dos seus horários, na negociação da prestação de serviços, na escolha dos trabalhos, nas ponderações sobre o contrato e outras coisas mais.  Enquanto isso demanda mais controle e responsabilidade, também deixa o prestador de serviços mais livre.

 

5. Contrato

Diferente daqueles que atuam como freelancer, aqueles que prestam serviço como PJ tem a vantagem de formalizar os acordos. Isso garante uma proteção ao prestador de serviços, que deve cumprir os acordos e pode exigir o cumprimento por parte da empresa contratante. Assim, é uma forma de trabalho mais segura e que resguarda os acordos entre os pares.

 

O que o PJ deve ficar atento?

Assim como nos casos daqueles que escolhem se manter freelancers, o controle financeiro é o principal foco. Estar atento as obrigações, como nos casos dos Microempreendedores Individuais que devem gerar notas fiscais para empresas, guardá-las, fazer a declaração anual e realizar o pagamento mensal da DAS. Além disso, atenção na hora da formulação do contrato.

 

Leia também:

CLT e PJ: saiba quais são as diferenças na hora da contratação

Quanto o MEI recebe de aposentadoria com a contribuição do INSS?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes