Entenda como funciona o Play-In, novo formato da NBA

Torneio secundário ajuda equipes na NBA a atingirem os playoffs; veja como funciona e quando começa o Play-In

Para não prejudicar equipes durante a pandemia do Coronavírus, a NBA alterou o formato da competição durante a fase eliminatória. O Play-In foi criado para ajudar times a alcançarem os playoffs. Ao todo, oito equipes se classificam para o mata-mata. Então, veja como funciona o novo sistema adotado pelo torneio de basquete.

Como funciona a NBA?

A NBA divide as suas equipes em dois grupos: a Conferência Leste e Oeste, contando com quinze times em cada uma. Dessa maneira, 72 jogos acontecem pela temporada regular. Cada vitória vale um ponto e a derrota nenhum. Já o empate não existe na NBA, tendo a prorrogação em quadra se necessário.

Ao final da temporada regular, os oito primeiros times da tabela em cada Conferência, ou seja que tiveram a melhor campanha, se classificam para os playoffs da NBA. Então, o vencedor de cada Conferência vai para a final, disputando em uma série de sete jogos. Quem vencer primeiro quatro jogos é o campeão.

Quem são os maiores pontuadores da NBA na história?

O que é o Play-In na NBA?

No modelo tradicional da NBA, as oito melhores equipes de cada Conferência, Leste e Oeste, se classificam para os playoffs diretamente, garantindo assim a classificação a fase final indo para as quartas, semifinais e então, a final.

Entretanto, desde a temporada 2020 devido à pandemia do coronavírus, a competição aderiu ao modelo Play-In. Ao todo, os seis melhores times de cada Conferência se classificam direto aos playoffs, enquanto as equipes que terminarem entre o sétimo e décimo lugar irão disputar as outras duas vagas restantes. Assim, o sétimo colocado enfrenta o oitavo, com o vencedor ganhando a sétima vaga para os playoffs. Já o perdedor deste confronto joga contra o vencedor do duelo entre o nono lugar e o décimo, ganhando também a última vaga.

Sem titulo 20
Entenda como funciona o play-in (nba site oficial / www. Nba. Com)

Quando acontece o Play-In na NBA?

De acordo com o site oficial da NBA, o torneio Play-In é realizado sempre entre o mês de abril ou maio, ou seja, após o término da temporada regular. Dessa maneira, não existe empate na NBA, quem alcançar o maior número de vitórias possíveis ganha.

O calendário da NBA pode sofrer alteração em cada temporada.

O que acontece com os vencedores do Play-In?

O vencedor do duelo entre o sétimo e oitavo colocado de cada Conferência é o sétimo classificado aos playoffs, enfrentando o segundo colocado da tabela geral. Já o segundo ganhador, ou seja, a equipe que vencer o duelo pelo Play-In termina em oitavo lugar, jogando contra o primeiro colocado da sua Conferência.

Bola da nba
Site oficial da nba / www. Nba. Com

Onde assistir a NBA?

No Brasil, a NBA possui transmissão dos canais BAND, na TV aberta, e SporTV, ESPN e TNT na TV fechada. Além disso, o torcedor também pode acompanhar todos os jogos através das plataformas de streaming Amazon Prime, NBA League Pass, Star Plus e no Youtube da TNT Sports.

A emissora da Bandeirantes é a única na TV aberta que dispõe do direito de transmissão. O contrato termina este ano, e o canal ainda não indicou se irá renovar a participação.

Já na TV paga, os canais SporTV, ESPN e TNT dividem o calendário da temporada regular e dos playoffs até as finais por todo o Brasil. Todas as opções estão disponíveis em operadoras de TV por assinatura.

Na internet, os streamings Amazon Prime, NBA League Pass e Star Plus são opções ao apaixonado por NBA, enquanto o canal da TNT Sports no Youtube exibe de graça as partidas.

 

Leia também: Maiores campeões da NBA

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes