Brasileirão Feminino 2022: como funciona, datas e onde assistir

Equipes entram em campo para disputar o tão sonhado título brasileiro feminino

O Brasileirão Feminino, a maior competição da categoria, tem início na sexta-feira, 4 de março, onde dezesseis equipes disputam o título com bom futebol, qualidade e equilíbrio em campo. O torcedor também vai acompanhar as principais jogadoras como Bia Zaneratto e Vic Albuquerque. Confira a seguir todos os detalhes do Brasileirão Feminino 2022 e onde assistir.

O que é o Brasileirão Feminino 2022?

O Campeonato Brasileiro Feminino A1 é a principal disputa da modalidade no Brasil. Reunindo dezesseis equipes, a primeira divisão traz confrontos e muita rivalidade pelos gramados do país em cada nova rodada.

A primeira fase do torneio é realizada em pontos corridos por 15 rodadas, ou seja, cada equipe enfrenta o seu adversário uma vez, com o mando de campo definido pela própria CBF.

Ao fim do turno único, as oito melhores equipes classificadas avançam para as quartas de final, onde se enfrentam seguindo o seguinte sistema: 1º colocado x 8º colocado, 2º colocado x 7º colocado , 3º colocado x 6º colocado e 4ºcolocado x 5º colocado.

Nas quartas de final, o sistema de ida e volta é adotado, sem o critério de gol qualificado como o critério de desempate, além do mando de campo com os times de melhor campanha sempre nas partidas de volta.

O chaveamento já está definido pela própria CBF assim que os times finalistas forem revelados. Dessa maneira, o mando de campo continua sendo do clube que mais pontuar, ou seja, incluindo a fase eliminatória.

Brasileirão feminino 2022
Taça do brasileirão feminino a1. Foto: reprodução / lucas figueiredo/cbf

Quem disputa o Brasileirão Feminino em 2022?

Dezesseis equipes jogam o Brasileirão em 2022. Atual campeão, o Corinthians tem presença garantida na tabela de classificação. Também confirmam a participação Esmac (Pará), Atlético-MG, RB Bragantino, Cresspom (Distrito Federal), Cruzeiro, Ferroviária, Flamengo, Grêmio, Internacional, Avaí Kindermann (Santa Catarina), Palmeiras, Real Brasília, Santos, São José e São Paulo.

As equipes de RB Bragantino, Atlético-MG, Esmac e Cresspom conquistaram o acesso da segunda para a primeira divisão no fim do ano passado. O elenco do Bragantino venceu o Galo na final e conquistou o título inédito em sua história e, por isso, vem para a disputa este ano completamente confiante.

Enquanto isso, Botafogo, Minas Brasília, Napoli Cacadorense e Bahia foram rebaixadas para a divisão inferior e agora vão brigar pelo acesso de volta até a elite da competição feminina.

Não há como prever quais seleções chegarão até as fases finais da competição, mas é possível afirmar que existem as favoritas na temporada. Entre elas, Corinthians, o atual campeão, São Paulo, Palmeiras, Flamengo, Ferroviária e Grêmio.

  • Esmac (Pará)
  • Atlético-MG
  • RB Bragantino
  • Cresspom (Distrito Federal/Brasília)
  • Cruzeiro
  • Ferroviária
  • Flamengo
  • Grêmio
  • Internacional
  • Avaí Kindermann (Santa Catarina)
  • Palmeiras
  • Real Brasília (Distrito Federal/Brasília)
  • Santos
  • São José (São Paulo)
  • São Paulo
Brasileirão feminino 2022
Palmeirenses disputam a edição em busca do título. Foto: reprodução / fabio menotti / palmeiras

Calendário do Brasileirão Feminino

A décima edição do Brasileirão Feminino vai começar na primeira semana de março, com previsão de encerramento em setembro, quando as duas partidas da final serão realizadas em busca do grande título.

O primeiro turno, contando com as 15 rodadas, vai começar na sexta-feira, 4 de março de 2022, com apenas um duelo, seguindo até o dia 7 de agosto, domingo. As partidas acontecem sempre pela tarde e também a noite.

A partir daí, o mata-mata tem início no Campeonato Brasileiro Feminino. É importante ressaltar que todas as partidas decisivas acontecem aos domingos, ainda sem horário definido pela CBF e sempre em duas mãos, ou seja, cada equipe joga uma vez em sua casa e depois fora. Dessa maneira, as quartas de final serão realizadas em 14 e 21 de agosto.

Já as semifinais acontecem em 28 de agosto e 11 de setembro. Por fim, a grande final, em duas mãos, será jogada nos dias 18 e 25 de setembro.

Confira a seguir o calendário completo do Brasileirão Feminino de maneira detalhada com as principais datas para se organizar.

 

1ª Fase (Turno único de 15 rodadas): 06/03 até 07/08
2ª Fase (Quartas de final): 14/08 até 21/08
3ª Fase (Semifinal): 28/08 até 11/09
4ª Fase (Final): 18/09 até 25/09

Quem são os maiores campeões do Brasileiro Feminino?

Em dez edições do Brasileirão Feminino já realizadas, seis equipes faturaram o troféu. Entre elas, o Corinthians é o maior vencedor com três conquistas pelos anos de 2018, 2020 e 2021.

Já a Ferroviária fica em segundo lugar com dois títulos, nos anos de 2014 e 2019. Por fim, as equipes de Rio Preto, Centro Olímpico, Flamengo e Santos ganharam apenas uma vez cada.

Este ano, devido ao número de fortes equipes no futebol feminino e a melhora significativa dos elencos, é provável que a seleção campeã seja inédita. A seguir, confira a lista completa dos títulos.

 

  • Corinthians - 3 títulos (2018, 2020 e 2021)
  • Ferroviária - 2 títulos (2014 e 2019)
  • Santos - 1 título (2017)
  • Flamengo - 1 título (2016)
  • Rio Preto - 1 título (2015)
  • Centro Olímpico SP - 1 título (2013)
Brasileirão feminino 2022
Corinthians é o maior vencedor do brasileiro feminino. Foto: reprodução / rodrigo coca / corinthians @sccpfutfeminino

Onde assistir ao Brasileirão Feminino em 2022?

O torcedor pode assistir o Campeonato Brasileiro Feminino através da Rede Bandeirantes, na TV aberta, também pelo SporTV, disponível em operadoras por assinatura e finalmente de maneira online pelo Youtube através dos canais dos próprios clubes.

A Band é a grande responsável por transmitir o futebol feminino na TV aberta. Sempre aos sábados, na faixa da tarde, a emissora exibe um jogo por rodada até as eliminatórias como as quarta de final, semifinal e a grande final entre os dois finalistas.

Para quem prefere acompanhar na TV fechada, o SporTV é o dono dos direitos de transmissão. Os canais da Rede Globo disponibilizam sempre dois jogos por rodada na primeira fase, seguindo até a final. A emissora está disponível apenas em operadoras de TV paga como a Sky, Claro, Oi e Vivo, além do sinal aberto pelo streaming GloboPlay e pelo site (www.canaisglobo.globo.com).

Por fim, como as transmissões ficaram restritas e nem todos os duelos ganham espaço na TV aberta e fechada, a CBF permitiu que os próprios times façam as transmissões de maneira online. Com isso, através do Youtube, os times poderão passar as disputas ao vivo e de graça para o público.

Entretanto, resta esperar o calendário das rodada para descobrir quais serão os jogos passados ao público.

 

Leia também:

Rússia fora da Copa do Mundo 2022: entenda a expulsão da seleção

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes