Brasileirão sub-20: entenda como funciona e onde assistir o campeonato

Competição possui formato diferente do Campeonato Brasileiro da Série A profissional; veja como funciona.

O Campeonato Brasileiro de futebol não existe apenas entre os profissionais. A competição também ocorre em todas as temporadas das equipes das divisões de base. No caso da categoria sub-20, o Nacional é realizado desde 2006, mas possui duas fases diferentes neste período. Entenda como funciona o Brasileirão sub-20.

Como funciona o Brasileiro Sub-20 de 2021?

O Campeonato Brasileiro Sub-20 é disputado por 20 clubes do futebol brasileiro. Em turno único, cada equipe enfrenta seus 19 adversários e os oito primeiros colocados da tabela de classificação avançam à etapa eliminatória, as quartas de final.

A partir desta fase, os confrontos ocorrem em disputas de ida e volta. O primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo pega o sétimo e assim sucessivamente: 1x8, 2x7, 3x6, 4x5. Os vencedores das quartas avançam à semifinal e, por fim, os dois ganhadores da semi fazem a decisão na disputa pelo título da categoria.

Galo ficou com a taça do sub-20 ao vencer o athletico nos pênaltis da última decisão
Galo ficou com a taça do sub-20 ao vencer o athletico nos pênaltis da última decisão - foto: reprodução/atlético mg

Quais equipes participam do Brasileirão sub-20 ?

O Campeonato Brasileiro do sub-20 na temporada de 2021 possui 20 clubes participantes. São eles: América MG, Atlético MG, Atlético GO, Athletico PR, Botafogo, Bahia, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Palmeiras, São Paulo, Santos, Sport e Vasco.

Deste montante, os oito primeiros colocados avançam às quartas de final, enquanto o restante se despede da competição. Não há rebaixamento no Campeonato Brasileiro da categoria.

Onde assistir o Brasileirão sub-20?

O Campeonato Brasileiro sub-20 possui transmissão da tv aberta, fechada e também das plataformas digitais. Na rede canais abertos, a Band exibe alguns confrontos da competição. Já na tv fechada, o SporTV é o responsável pela cobertura das partidas. Por fim, a plataforma Eleven Sports, exibe os confrontos na internet.

Quais os maiores campeões ?

A competição possui duas fases desde seu início em 2006. As primeiras nove edições do campeonato foram organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol. O Inter venceu a primeira ao derrotar seu maior rival na decisão. O Cruzeiro venceu a segunda temporada do campeonato e o Grêmio conquistou o Bi nas edições de 2008 e 2009.

Na sequência, os mineiros dominaram o torneio e levaram o caneco com o Cruzeiro em 2010 e 2012, e o Atlético MG campeão de 2011. Nos dois últimos anos do Brasileirão Sub-20 organizado pelos gaúchos, quem ficou com a taça foi o Internacional e, por fim, o Corinthians.

A partir de 2015, a CBF passou a organizar o Nacional da categoria. O Fluminense venceu em 2015 e o Botafogo em 2016. Na sequência, o Cruzeiro ficou com o caneco em 2016 e o Palmeiras em 2018. Em 2019 foi a vez do Rubro-negro vencer a competição pela primeira vez. Por fim, o Galo ficou com a taça da última edição.

 

LEIA TAMBÉM

+ Quando é a próxima rodada do Brasileirão Série A 2021?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes