Chances de rebaixamento série A 2021: quais times brigam para não cair

Com apenas sete rodadas para o fim do campeonato, briga pela queda tem ainda três vagas restantes.

O medo do rebaixamento da Série A ainda assombra 10 clubes da elite do futebol brasileiro. Em reta final de temporada, a lanterna Chapecoense já está garantida na próxima segunda divisão, mas três vagas ainda restam.

Veja então abaixo quais são os principais candidatos a queda no Campeonato Brasileiro.

Chances de rebaixamento série A 2021 do Brasileirão

A Chapecoense já está garantida na próxima Série B. Com apenas 15 pontos conquistados até a 31ª rodada, a equipe catarinense não consegue mais escapar do rebaixamento serie a 2021 do Brasileirão. Agora, dez times brigam na tabela para não ocuparem as vagas. Veja abaixo as chances de rebaixamento da Série A 2021, de acordo com cálculo do matemático Tristão Garcia:

Chapecoense - 15 pontos | REBAIXADO
Grêmio - 29 pontos | 91% risco de rebaixamento
Sport - 30 pontos | 94% risco de rebaixamento
Juventude - 33 pontos | 60% risco de rebaixamento
Bahia - 36 pontos | 16% de risco
São Paulo - 38 pontos | risco
Atlético GO - 38 pontos | risco
Ceará - 39 pontos |6% risco
Cuiabá - 39 pontos | 9% risco
Santos - 39 pontos | 9% risco
Athletico - 41 pontos | 2% risco

Situação do Grêmio no Brasileirão de 2021

O Grêmio é o segundo clube com maiores chances de rebaixamento na Série A, isso sem contar a já rebaixada Chape. De acordo com os dados de Tristão Garcia, a probabilidade do Imortal cair é de 91%. O clube tem 29 pontos e está a sete da primeira equipe fora da zona do rebaixamento.

Para evitar a queda, a equipe gremista precisa tirar a diferença que, hoje, é de sete pontos para o primeiro clube fora do Z-4, o Bahia. Para isso, o Tricolor Gaúcho tem sete partidas no campeonato para conseguir o objetivo.

À frente do Grêmio na tabela, o Sport é o clube com mais chances de cair. Embora tenha 30 pontos, o Leão tem um jogo a mais que a equipe gaúcha e, por isso, tem 94% de probabilidade de rebaixamento. O Juventude, com 60%, completa a degola e fecha o Z-4.

 

Qual a pontuação para não cair?

Não existe um número mágico que evite o rebaixamento da Série A. Entretanto, analisando as últimas edições do campeonato, as equipes que encerraram a competição na 16ª posição - primeira fora do Z-4 - conquistaram entre 39 e 46 pontos. Na última temporada, o Fortaleza escapou da queda com 41.

Por isso, a tendência é que equipes que consigam ultrapassar os 40 pontos, tendem a permanecer na elite do futebol.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes