Corinthians já mira vaga na Libertadores: veja as probabilidades

Após engatar sequência de seis jogos sem perder no Brasileirão, Corinthians se aproxima da zona de classificação para a Libertadores de 2021

Em outubro de 2020, quando o técnico Vágner Mancini assumiu o comando do Corinthians, não se falava em buscar vaga na Libertadores, mas sim em fugir do rebaixamento. Pouco mais de dois meses depois, o time embalou no Brasileirão e já sonha com objetivos maiores.

Com a vitória fora de casa por 2 a 0 sobre o Botafogo no último domingo (27), o time de Mancini chegou ao terceiro triunfo seguido no Brasileirão e ainda quebrou o tabu de nunca ter vencido o adversário no estádio Nilton Santos. Invicto há seis jogos, o Corinthians encerra o ano de 2020 em nono lugar na tabela. Assim, já está bem mais perto da Libertadores que do rebaixamento.

Com 39 pontos, o alvinegro só precisa de mais seis para somar 45 e espantar de vez qualquer chance de rebaixamento. Além disso, o Corinthians está a apenas cinco pontos do sexto colocado Palmeiras, que fecha a zona de classificação para a Libertadores de 2021. No entanto, o G6 pode acabar virando um G7, ou mesmo um G8.

Corinthians faz as contas por Libertadores

Além de vencer a maior parte dos 11 jogos que ainda restam no Campeonato Brasileiro, o Corinthians também pode contar com a ajuda de outros times. Afinal, algumas equipes que estão acima na tabela podem ganhar vaga na Libertadores por meio de outras competições.

Caso o Palmeiras termine no G6 e seja campeão da Libertadores, por exemplo, abriria mais uma vaga e criaria um G7. O Santos também está na semifinal, mas tem o mesmo número de pontos do Corinthians na classificação. Portanto, não faria efeito em uma possível classificação continental do alvinegro.

Além disso, há a vaga para o campeão da Copa do Brasil. Em caso de título de São Paulo, Grêmio ou Palmeiras, o Corinthians poderia ser beneficiado com a abertura de mais uma vaga para a Libertadores. Por outro lado, se o América-MG vencer o torneio, nada muda.

Vale lembrar, no entanto, que apenas as quatro primeiras vagas asseguram presença na fase de grupos da Libertadores de 2021. As outras duas classificam os times para a segunda fase preliminar. Neste ano, por exemplo, o Corinthians caiu logo na primeira eliminatória, diante do Guaraní do Paraguai.

Vágner mancini, técnico do corinthians
Rodrigo coca/agência corinthians

Próximos jogos do Corinthians

Para não depender da criação de um G7 ou G8 para ir à Libertadores, o Corinthians espera manter o embalo em 2021. No entanto, os dois primeiros jogos do ano serão contra adversários diretos nessa briga. O time de Vágner Mancini volta aos gramados no dia 13 de janeiro, contra o Fluminense, fora de casa. No dia 18, encara o clássico contra o Palmeiras na casa do rival.

Em seguida, o Corinthians terá uma sequência de três jogos contra times da parte inferior da tabela. O primeiro é contra o Sport, que briga contra o rebaixamento. Depois, o alvinegro recebe o RB Bragantino, e então viaja a Salvador para enfrentar o Bahia.

No dia 31 de janeiro, está marcado o clássico contra o Santos, que encerrou o ano empatado em pontos com o Corinthians. Em fevereiro, o alvinegro encerra o Brasileirão com a seguinte sequência de jogos: Ceará (casa), Athletico-PR (casa), Flamengo (fora), Vasco (casa) e Internacional (fora).

Evolução sob o comando de Mancini

Desde a chegada de Vágner Mancini ao Corinthians, no começo de outubro, o time só perdeu dois jogos no Brasileirão: para Flamengo e Atlético-MG, que brigam pelas primeiras posições. Por outro lado, o alvinegro amargou a eliminação para o América-MG nas oitavas de final da Copa do Brasil.

Ainda assim, a evolução do time foi clara, principalmente com o encaixe do equatoriano Cazares no meio-campo. A defesa voltou a se destacar como o ponto forte do time, em parte graças às boas atuações do volante Gabriel na proteção à zaga.

Assim, embora não apresente um futebol de encher os olhos, o Corinthians conseguiu montar uma equipe competitiva que tem tudo para brigar por uma vaga na Libertadores na reta final do Brasileirão.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes