Corinthians x Flamengo: quem é freguês no histórico do clássico

Corinthians e Flamengo se preparam para disputar o jogo número 142 do clássico em novembro de 2021

Corinthians x Flamengo disputam um dos um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, conhecido como o Encontro das Nações. O duelo ganhou este nome porque opõe as duas maiores torcidas do Brasil em campo, que já se enfrentaram mais de cem vezes em toda a história por diversas competições. Confira o histórico de jogos completo e quem ganhou mais vezes.

Quem ganhou mais Corinthians x Flamengo?

Assim como na contagem de torcedores, o Flamengo também leva vantagem sobre o Corinthians no confronto direto com o rival. Em 141 jogos disputados, o time carioca soma 58 vitórias, contra 53 dos paulistas, além de 30 empates de acordo com os dados do portal Meu Timão.

O primeiro encontro entre os dois times aconteceu em 1918, com vitória do Corinthians de virada por 2 a 1 no Rio de Janeiro. Mas, nos últimos dois anos, o Flamengo tem levado a melhor. Afinal, o rubro-negro não perde para o Timão há cinco jogos, desde 2018. A última vitória corintiana no clássico foi em setembro daquele ano, pela semifinal da Copa do Brasil.

Corinthians e flamengo se enfrentam pelo brasileirão de 2019
Alexandre vidal/flamengo

Decisões entre Corinthians e Flamengo

A única decisão de título entre Corinthians e Flamengo aconteceu na Supercopa do Brasil de 1991. Campeão brasileiro do ano anterior, o alvinegro venceu o campeão da Copa do Brasil por 1 a 0, com gol de Neto.

Em confrontos de mata-mata em âmbito nacional, Corinthians e Flamengo duelaram cinco vezes, com três vitórias rubro-negras. A última delas no ano passado, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Os dois times também já se encontraram uma vez pela Libertadores, nas oitavas de final em 2010. E o Flamengo levou a melhor.

Maiores goleadas no histórico de Corinthians x Flamengo

A maior goleada da história do Encontro das Nações pertence ao Corinthians. Pelo Torneio Rio-São Paulo de 1953, o time paulista venceu por 6 a 0. Além disso, houve um amistoso disputado em 1961 que terminou com vitória alvinegra por 7 a 2 na Fazendinha.

Em Itaquera, o Corinthians também fez o maior placar ao vencer por 4 a 0 em 2016. Por outro lado, o Flamengo já aplicou um 3 a 0 em plena Neo Química Arena em jogo válido pelo Brasileirão de 2018, com dois gols de Lucas Paquetá.

Quem ganhou mais no Brasileirão?

Em toda a história de confrontos, o Flamengo mais uma vez leva vantagem no Encontro das Nações. Em 74 disputas, o rubro-negro venceu 29 partidas, empatou 19 vezes e contou com 26 vitórias do time de São Jorge. O primeiro encontro aconteceu em 1967 e segue até hoje como sendo um dos maiores clássicos do futebol brasileiro.

No quesito gols, são 106 do Flamengo e 93 para o Corinthians. O último encontro pelo campeonato, entretanto, aconteceu em 01 de agosto de 2021 na 14ª rodada, tendo a vitória por 3 a 1 do elenco carioca na Neo Química Arena.

 

Veja como foi a partida no vídeo a seguir pelo turno do Brasileirão em 2021.

Leia também:

Copa do Mundo 2022 no Catar: programação, horários e ingressos 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes