Brasil campeão da Copa América Feminina: Seleção conquista 8º título

Colômbia e Brasil disputaram a final da Copa América Feminina neste sábado, em Bucaramanga

É octa! A Seleção Brasileira venceu a Colômbia neste sábado, 30 de julho, na final da Copa América Feminina por 1 x 0, com gol de Debinha. Jogando no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga, o time garantiu o oitavo título da competição sul-americana. Na edição de 2022, a equipe sequer tomou gol e não perdeu nenhum confronto.

Brasil campeão da Copa América, a equipe brasileira é a maior vencedora de todos os tempos.

Brasil campeão da Copa América Feminina 2022

É do Brasil! Sob o comando da técnica Pia Sundhage, a Seleção Brasileira venceu a Colômbia no Estádio Alfonso López, em Bucaramanga, neste sábado por 1 x 0, com gol de pênalti de Debinha.

Este é o oitavo título do elenco brasileiro em toda a história. O time garantiu-se vencedor em 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022.

Com Pia no comando técnico, a Seleção foi para campo com: Lorena; Tainara, Antônia, Rafinha, Tamires; Kerolin, Ana, Angelina, Adriana; Debinha e Bia.

 

Como foi a final entre Colômbia e Brasil com Brasil campeão da Copa América?

Com casa cheia, as colombianas entraram com moral na final da Copa América Feminina. Muita música, canto das torcidas e alegria. No entanto, pelo primeiro tempo, foram as brasileiras quem deram o primeiro passo no jogo. A Colômbia respondeu aos 3 minutos em contra-ataque com Leicy, mas foi travada.

As anfitriãs assumiram o comando do primeiro tempo na metade da partida facilmente com Linda Caicedo, chegando muito bem para o perigo da goleira Lorena. A resposta das brasileiras só veio aos 22 minutos com Antônia após bater na rede pelo lado de fora. A partida seguiu equilibrada, com boas oportunidades em ambos os lados.

Foi aí que, aos 36 minutos, Debinha foi derrubada por Vanegas na grande área e a arbitragem assinalou penalidade em favor do Brasil. Debinha cobrou e encheu as redes da goleira Catalina. O confronto seguiu equilibrado, mas com leve vantagem para a Colômbia que conseguia levar a bola até o seu ataque.

Até os acréscimos, a Seleção Canarinho teve outra grande oportunidade com Tamires, mas a jogadora acabou mandando a bola por cima do gol. O apito ao intervalo mostrou um time brasileiro frágil, sem grandes emoções e com muitos erros em campo.

Confira a seguir o gol de Debinha no primeiro tempo de pênalti.

No segundo tempo, o Brasil começou melhor na final da Copa América Feminina. Antônia e Rafaelle tiveram boas chances logo nos minutos inicias da etapa, acionando a defesa colombiana e obrigando a goleira Catalina a realizar boas defesas.

Até a metade da segunda partida, as colombianas praticamente não chegaram. Pro lado do Brasil, entretanto, Bia, Antônia e Debinha foram as melhores representantes.

As anfitriãs do jogo só crescem a partir dos 30 minutos, quando Caicedo recebeu de Leicy Santos, mandando a bola por cima do gol. A partir daí, a Colômbia seguiu pressionando as brasileiras em todos os momentos. Aos 43, a goleira brasileira Lorena evitou o empate em defesa da bola de Usme.

Quatro minutos de acréscimos. Tudo ou nada para as equipes. A Colômbia tentou, mas não conseguiu sequer amedontrar as jogadoras da defesa brasileira. Não houve muito a ser feito e, com o apito da juíza, é o Brasil campeão da Copa América 2022!

Premiação da Copa América Feminina

A seleção campeã da Copa América Feminina em 2022 vai levar para casa o total de 8 milhões de reais. Além disso, também garante a taça da competição, uma das mais desejadas no futebol sul-americano.

Enquanto isso, a segunda posição vai ser de R$2 milhões. Além disso, as jogadoras campeãs também ganham medalhas de ouro na premiação, enquanto as vice-campeãs tem de prata.

Todos os valores são entregues pela própria Conmebol, responsável por organizar a competição feminina de futebol na América do Sul. Esses números são prestados como forma de agradecimento e recompensa por todo o esforço em campo.

Quantas vezes o Brasil ganhou a Copa América Feminina

O Brasil feminino tem 8 títulos da Copa América. A Seleção Canarinho é o maior campeão da competição, sendo a equipe com mais conquistas em toda a história do torneio.

O elenco venceu nos anos de 1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e agora 2022, ao vencer a Colômbia no mês de julho. A Argentina, por outro lado, vem com apenas 1 título conquistado no ano de 2006, quando venceu o Brasil na decisão do título.

As outras equipes sul-americanas chegaram perto de alcançarem o título, mas foram derrotadas pelo Brasil em todas as ocasiões.

Confira a lista de títulos a seguir.

 

  • Brasil – 8 títulos (1991, 1995, 1998, 2003, 2010, 2014, 2018 e 2022)
  • Argentina – 1 título (2006)
Brasil campeão da copa américa
Equipe da final feminino. Foto: reprodução / thais magalhães/cbf

+ Grid de largada da F1: classificação completa GP da Hungria 2022

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes