Copa América Feminina em 2022: datas, jogos e como funciona

Competição garante três vagas diretas ao Mundial da FIFA que será realizado em 2023 na Austrália e Nova Zelândia

O futebol sul-americano é um dos mais tradicionais do mundo. No feminino, as disputas se mantém com clássicos entre Brasil e Argentina e grandes estrelas representando suas nações. A Copa América Feminina, assim como a masculina, atrai olhares pelo continente de torcedores. Entenda como funciona a Copa América Feminina e descubra a data da edição em 2022 e as equipes.

 

+ Quais são as maiores campeãs da Copa do Mundo Feminina?

Como funciona a Copa América Feminina?

A competição feminina da Copa América segue praticamente o mesmo sistema da masculina, acontecendo de quatro em quatro anos tendo as dez seleções divididas em dois grupos, sendo cinco com cada, onde disputam por cinco rodadas, cada equipe jogando por quatro vezes, a classificação para as duas melhores colocadas até a próxima fase.

Na fase final, cada equipe se enfrenta uma vez onde a primeira colocada com o maior número de pontos na tabela de classificação é a grande campeã. Mas além de faturar a medalha, o troféu e a premiação, a seleção também se classifica automaticamente para o Mundial da FIFA. Em 2022, serão três vagas diretas e duas para a repescagem.

Dez seleções da América do Sul disputam a Copa América Feminina. Dessa maneira, são elas Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Bolívia, Equador, Venezuela, Peru, Uruguai e Paraguai.

Quando é a Copa América Feminina em 2022?

A Copa América Feminina será realizada na Colômbia entre o dia 08 até 30 de julho de 2022.

É importante ressaltar que os três primeiros lugares avançam de forma direta para a Copa do Mundo de 2023 que será disputado entre julho e agosto na Nova Zelândia e Austrália, além de contar também com espaço para o quarto e quinto lugar na repescagem.

A mudança vai acontecer a partir de 2022 onde a competição será realizada de 2 em 2 anos. Mas a Conmebol deve se pronunciar até o fim do ano sobre datas, ajustes e horários para que cada equipe se antecipe com as preparações.

Quantas vezes à seleção feminina ganhou a Copa América?

A Seleção Brasileira já venceu a Copa América por sete vezes, ou seja, é o maior vencedor do torneio sendo heptacampeão já que conquistou sete das oito edição na história do futebol feminino.

Nas edições de 1991, 1995, 1998, 2003, 2010 e 2014 o Brasil levantou a taça. Já em 2006 a Argentina tornou-se a vencedora pela primeira e única vez.

Você pode gostar também
buy cialis online