Copa do Brasil sub-20 2022: quando começa a competição?

Como ficou o cronograma das competições da Copa do Brasil sub-20 2022

A Copa do Brasil sub-20 2022 tem data de estreia prevista para 17 de agosto deste ano. A competição tem como objetivo revelar talentos da base dos times que estão competindo e divulgar os trabalhos feitos com a equipe durante a temporada.

A disputa seguirá até o dia 23 de outubro, terminando mais cedo do que o esperado devido ao encolhimento do calendário anual esportivo para atender a Copa do Mundo 2022.

+ Bola de Ouro 2022: 7 favoritos ao prêmio de melhor do mundo

Quais times participarão da Copa do Brasil sub-20 2022?

Ainda não foi divulgado pela CBF quais serão os times participantes da Copa do Brasil sub-20 2022. Uma vez que a competição tem data de estreia apenas em agosto, a entidade deve soltar a lista de clubes até, no máximo, o início do segundo semestre

Segundo o calendário de competições dos clubes de base da CBF, o primeiro semestre de 2022 ficou reservado para os jogos do Campeonato Brasileiro sub-20, seguido pela Copa do Brasil sub-17, ambos estrearam em abril. Em maio, foi a vez do Campeonato Brasileiro de Aspirantes.

Já no segundo semestre, o futebol de base será movimentado pelo Campeonato Brasileiro Sub-17, a Copa do Brasil Sub-20 e a Copa do Nordeste sub-20. Quem encerra o ano com chave de ouro são as Supercopas sub20 e sub-17.

Como ficou o cronograma das competições:

24 de abril a 14 de agosto: Campeonato Brasileiro Sub-20
27 de abril a 22 de junho: Copa do Brasil Sub-17
5 de maio a 20 de outubro: Campeonato Brasileiro de Aspirantes
16 de julho a 22 de outubro: Campeonato Brasileiro Sub-27
17 de agosto a 23 de outubro: Copa do Brasil Sub-20
21 de setembro a 19 de novembro: Copa do Nordeste Sub-20
6 de novembro: Supercopa do Brasil Sub-20
6 de novembro: Supercopa do Brasil Sub-17

Como funciona a Copa do Brasil sub-20?

A Copa do Brasil sub-20 é disputada em sistema de eliminatórias, onde os times são divididos em 16 chaves de dois times. As partidas são jogadas em turno e returno e, quem ganha, segue para a etapa seguinte. A competição, assim, começa com 32 times e vai diminuindo até chegar à final.

Apesar de não haver o critério de gol de fora na competição, vale lembrar que, na primeira fase, se o time visitante vencer o primeiro embate por dois ou mais gols de diferença, ele automaticamente é classificado para a fase seguinte.

Quais são os critérios de desempate?

Em caso de igualdade de pontos entre os dois times ao fim do segundo jogo (volta), a decisão será levada aos pênaltis. O critério de gol de fora, ou gol qualificado, não faz mais parte da competição, a decisão foi totalmente revogada em 2018.

Qual é o clube brasileiro com mais títulos na Copa do Brasil sub-20?

O São Paulo é o maior vencedor da Copa do Brasil sub-20. O time tem três títulos em sua história, sendo o primeiro deles adquirido em 2015, durante a 4ª edição do campeonato. Abaixo dele, todos os outros times só foram campeões uma única vez.

A Copa do Brasil sub-20 tem uma história bem recente, sendo sua primeira edição em 2012. Naquele ano, 32 times participaram dos jogos eliminatórios compostos por cinco fases. A competição de estreia foi conquistada pelo time do Vitória-BA, que se consagrou o primeiro campeão do torneio.

Veja quais times já foram campeões:

São Paulo - 3 títulos (2015, 2016, e 2018)
Atlético Mineiro - 1 título (2017)
Vitória-BA - 1 título (2012)
Palmeiras - 1 título (2019)
Vasco da Gama - 1 título (2020)
Santos - 1 título (2013)
Internacional - 1 título (2014)
Coritiba - 1 título (2021)

Copa do Brasil sub-20: quem foi o último campeão?

O Coritiba foi o campeão da Copa do Brasil sub-20 de 2021, vencendo o Botafogo nos pênaltis. Seu título inédito garantiu à equipe a disputa da Supercopa do Brasil no mesmo ano.

Essa foi a terceira final a ser decidida nos pênaltis - vale ressaltar que foi o jogo de decisão com mais penalidades batidas. O Coxa marcou 6x5 no Botafogo, vendo Kauê e Gabriel Henrique, da equipe adversária, desperdiçarem seus chutes.

Essa foi uma campanha muito boa feita pelo time sub-20 do Coritiba. Ao longo do percurso, eliminou equipes como o Atlético-MG e o Internacional, os dois já detentores de títulos da Copa do Brasil sub-20. Inclusive, eliminar o Internacional trouxe um gostinho a mais, afinal, o Colorado foi o campeão do Brasileirão sub-20 de 2021.

Qual foi o camapeão da copa do brasil sub-20?
O coritiba é o atual campeão da copa do brasil sub-20. Foto: thais magalhães/cbf

 

Como funciona a Supercopa do Brasil sub-20?

Se, por um lado, o Coritiba eliminou o Internacional da Copa do Brasil sub-20 e "limpou" o caminho para chegar à final, quis o destino que os dois times tivessem um novo confronto.

A vitória do Coxa na Copa do Brasil sub-20 deu acesso à disputa na Supercopa, competição que coloca os campeões da Copa do Brasil sub-20 e o do Brasileirão sub-20 frente a frente. E foi justamente o Internacional esse adversário.

A Supercopa é disputada em partida de ida e volta e o time vencedor consegue vaga para disputar a Copa Libertadores sub-20. Apesar de ganhar o título da Copa do Brasil sub-20, o Coritiba foi derrotado pelo Internacional (Campeão Brasileiro 2021) e não conseguiu classificar o time de base para a Libertadores .

Quem foi o artilheiro da Copa do Brasil sub-20 2021?

Quem é o artilheiro da copa do brasil sub-20?
Luizão foi artilheiro da copa do brasil sub-20 2021. Foto: thais magalhães/cbf/divulgação

 

O centroavante do Coritiba Luizão e o atacante do Internacional Matheus foram os artilheiros da Copa do Brasil Sub-20 do ano passado. Ambos chegaram a artilharia com seis gols feitos.

Luizão, com apenas 18 anos, marcou seis tentos em nove jogos disputados e, mesmo ficando de fora dos pênaltis na partida de decisão, ajudou a garantir o título ao Coritiba na Copa do Brasil Sub-20 de 2021.

Vale destacar que o título do Coritiba foi histórico. Pela primeira vez, o time venceu a Copa do Brasil Sub-20, desbancando o Internacional, o Bahia, o Atlético-MG e o Botafogo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes