Cruzeiro fica na Série B; entenda os motivos do fracasso do clube

Raposa é apenas segundo clube dos considerados “grandes” a descer para segunda divisão, e não subir no ano seguinte à Série A.

O Cruzeiro perdeu para o Juventude neste sábado (16), por 1 a 0, e faltando três rodadas para o término da Série B, a raposa matematicamente não tem mais chances de subir à primeira divisão. Em 14º, com 44 pontos, os mineiros ainda precisam se preocupar para não entrarem na zona do rebaixamento. Atualmente, o time de Felipão está a cinco pontos do Vitória, o 17º colocado.

Sem chances de subir de divisão, o Cruzeiro é apenas o segundo clube dentre os considerados "grandes", a cair para a Série B e não subir no ano seguinte. O primeiro a realizar o então feito foi o Fluminense, em 1998. Na ocasião, o Tricolor Carioca fez campanha desastrosa e caiu para a Série C. No entanto, embora tenha disputado a terceira divisão em 99, no ano seguinte com a organização da Copa João Havelange, o Flu voltou à Série A, em 2001.

+ Série B: as melhores e piores campanhas de clubes grandes

Equipes que caíram e subiram no ano seguinte

  • 1992 - Grêmio (9º lugar)
  • 2003 - Palmeiras (campeão) e Botafogo (2º lugar)
  • 2005 - Grêmio (campeão)
  • 2006 - Atlético (campeão)
  • 2008 - Corinthians (campeão)
  • 2009 - Vasco (campeão)
  • 2013 - Palmeiras (campeão)
  • 2014 - Vasco (3º lugar)
  • 2015 - Botafogo (campeão)
  • 2016 - Vasco (3º lugar)
  • 2017 - Internacional (2º lugar)

Cruzeiro faz campanha mediana na Série B

Em 14ª, com 44 pontos, o Cruzeiro faz uma campanha mediana no Campeonato Brasileiro da Série B. Com 13 vitórias, 11 empates e 11 derrotas, o time mineiro começou a competição já em desvantagem. Isso porque devido a uma dívida de quase R$ 5 milhões com o Al Wahda, pelo empréstimo do volante Denílson, em 2016, a Fifa puniu o clube com a perda de seis pontos.

Logo depois, outra punição, mas desta vez pelo não pagamento do atacante Willian, em 2014. Desta vez, o clube ficou impedido de registrar novos jogadores, e atletas como os meias Giovanni e Matheus Índio e o atacante Ângulo apenas treinaram por um período.

No entanto, as punições não pararam por ai. Um mês depois, a Câmara Nacional de Resoluções e Disputas (CNRD) puniu a Raposa pelo não repasse ao PSTC-PR, de uma parte do valor da venda do zagueiro Bruno Viana, ao Olympiakos, em 2016. Com isso, o clube ficou novamente impedido de contratar.

Derrota para o juventude tirou possibilidades de acesso do cruzeiro à série a
Derrota para o juventude tirou possibilidades de acesso do cruzeiro à série a (foto: arthur dallegrave/ecjuventude)

Troca de treinadores na competição

Ao longo de toda a Série B, o Cruzeiro teve três treinadores no comando técnico. Ederson Moreira iniciou a competição, mas ficou apenas por oito rodadas. Em sua trajetória, o treinador conseguiu uma arrancada de três vitórias consecutivas, no entanto deixou o clube no Z-4, e saiu com 45,83% de aproveitamento.

Logo depois a Raposa anunciou Ney Franco para comandar a equipe. O técnico permaneceu por somente sete confrontos, e caiu com 33,3%. Então, Felipão assumiu o time mineiro, mas com contrato longo - até o fim de 2022 - multa alta e unilateral (R$ 10 milhões) e com o objetivo de escapar do rebaixamento. Até o momento, o treinador vai conseguindo sua missão, mas a Série C ainda assombra o Cruzeiro. De acordo com estatística da UFMG, o clube tem 0.056% de chances de ser rebaixado.

Atual treinador do cruzeiro, felipão tem futuro incerto no clube para próxima temporada
Atual treinador do cruzeiro, felipão tem futuro incerto no clube para próxima temporada (foto: bruno haddad/cruzeiro)

Próximos jogos do Cruzeiro na Série B

Faltando três rodadas para a acabar a competição, a Raposa retorna a campo nesta quarta-feira (20), contra o Operário, na Arena Independência. Na sequência, o Cruzeiro finaliza sua participação na Série B, contra o Náutico, em casa, e o Paraná, no Estádio Durival Brito.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes