Futebol nas Olimpíadas de Tóquio: veja quem o Brasil pode enfrentar

Fifa divulgou a configuração dos potes do sorteio das Olimpíadas, e Seleção Brasileira, tanto masculina quanto feminina, podem ter pedreiras pela frente.

A Fifa definiu a divisão de potes para o sorteio dos grupos de futebol nas Olimpíadas de Tóquio. A Seleção Brasileira masculina será cabeça de chave e ficará no pote 1, enquanto a feminina estará no pote 2. O Comitê Olímpico Internacional junto com a entidade máxima do futebol realizam o sorteio no dia 21 de julho, em Zurique. Veja quem o Brasil pode enfrentar.

Como funciona o sorteio do futebol nas Olimpíadas 2021?

Para a realização do sorteio do futebol nas Olimpíadas de Tóquio, a Fifa definiu critérios diferentes entre as categorias. Enquanto entre os homens houve um ranking com base no desempenho nos últimos cinco Jogos Olímpicos e pré-olímpicos, entre as mulheres usou-se a classificação da Fifa. Por estar em sétimo lugar no ranking da entidade, a seleção brasileira feminina ficou no pote 2, e terá pedreira pela frente, pois cairá nos grupos de Japão, Holanda ou Estados Unidos.

Por ser o país-sede, o Japão é cabeça de chave nas duas modalidades. Entretanto, no masculino há quatro grupos com quatro equipes em cada, e no feminino apenas três. Entre os homens, além dos japoneses, Brasil, Coréia do Sul e Argentina são os cabeças de chave. Diante deste cenário, equipes tradicionais como Alemanha, Espanha e França ficaram então em potes intermediários e podem cair no grupo da Seleção Brasileira.

O critério usado pela Fifa para a classificação e definição dos potes ocorre da seguinte maneira: soma-se os pontos conquistados nas cinco últimas Olimpíadas, Rio-2016, Londres-2012, Pequim-2008, Atenas-2004 e Sidney-2000. No entanto, há pesos diferentes entre as competições, sendo que os pontos conquistados em 2016 valem 100%, enquanto 2012 vale 80%, depois 60%, 40% e 20%. Além desta pontuação, soma-se então mais cinco pontos às seleções campeãs do classificatório para Tóquio-2020.

Vale ressaltar, que de acordo com o regulamento, equipes do mesmo continente não ficam no mesmo grupo.

Seleção feminina vai em busca da inédita medalha de ouro
Seleção feminina vai em busca da inédita medalha de ouro (foto: rovena rosa/agência brasil)

Como ficou a divisão dos potes para o sorteio?

Torneio masculino:

  • Japão, Brasil, Argentina e Coreia do Sul - Pote 1
  • México, Alemanha, Honduras e Espanha - Pote 2
  • Egito, Nova Zelândia, Costa do Marfim e África do Sul - Pote 3
  • Austrália, Arábia Saudita, França e Romênia - Pote 4

Torneio feminino:

  • Japão, Estados Unidos, Holanda - Pote 1
  • Suécia, Grã-Bretanha e Brasil - Pote 2
  • Canadá, Austrália e China - Pote 3
  • Nova Zelândia, Chile e Zâmbia - Pote 4

Datas dos jogos de futebol nas Olimpíadas de Tóquio

Os jogos da categoria feminina de futebol das Olimpíadas de Tóquio começam no dia 21 de julho. Por outro lado, as masculinas terão início no dia seguinte, 22. No entanto, ambos começam antes da abertura oficial dos Jogos, marcado para o dia 23.

Já a final da competição, entre as mulheres ocorre no dia 6 de agosto, no Estádio Olímpico de Tóquio. E o torneio dos homens acaba no dia 7, mas no Estádio Internacional de Yokohama.

Veja a tabela dos jogos de futebol das olimpíadas de tóquio
Veja a tabela dos jogos de futebol das olimpíadas de tóquio (foto: divulgação/fifa)

Quais serão os estádios das Olimpíadas de Tóquio?

A organização dos Jogos Olímpicos dividiu as partidas de futebol nas cidades japonesas de Tóquio, Saitama, Yokohama, Kashima, Sapporo e Miyagi. No total, sete estádios receberão os confrontos, mas sendo eles:

Tokyo Stadium, o Sapporo Dome, o Miyagi Stadium, o Ibaraki Kashima Stadium, o Saitama Stadium, o Yokohama Stadium e o novo estádio Olímpico, em Tóquio.

Onde assistir o sorteio do futebol das Olimpíadas 2021?

Ao torcedor que quiser assistir o sorteio dos grupos do futebol das Olimpíadas de Tóquio 2021, a Fifa fará uma transmissão ao vivo, mas por meio de seu canal no Youtube. O evento ocorre então no dia 21 de abril.

Mudança na regra do futebol masculino

Como já é tradicional nas Olimpíadas, o torneio masculino é sub-23, mas com no máximo três jogadores acima desta idade. No entanto, devido à pandemia, o COI adiou os Jogos Olímpicos de 2020 para o ano seguinte, mas as seleções poderão convocar jogadores que completarem 24 anos em 2021, devido ao adiamento.

+ História das Olimpíadas, muito além da competição

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes