Calendário da Libertadores 2021: confira as datas dos jogos

Brasil poderá ter novamente até oito equipes na Libertadores, sendo seis na fase de grupos e duas entrando na etapa preliminar.

A CONMEBOL divulgou o calendário da Libertadores da América de 2021. A fase preliminar da competição começará na semana do dia 24 de fevereiro e a expectativa é que a final ocorra no dia 20 de novembro, mas ainda sem local definido.

Nesta edição, o Brasil poderá ter até oito equipes participando do torneio: sendo seis classificadas diretamente à fase de grupos e outros dois clubes que passarão pela fase pré. Até então, Palmeiras (atual campeão), Flamengo e Internacional - ambos pelo Campeonato Brasileiro - são os únicos times do país, já classificados.

Calendário da Libertadores 2021

De acordo com a CONMEBOL, o calendário da Copa Libertadores 2021 começa na semana do dia 24 de fevereiro. Na primeira fase da etapa preliminar, seis clubes disputarão as três vagas destinadas à segunda fase. Para isso, a entidade realizará o sorteio que definirá quem enfrenta quem, em duelos de ida e volta. No entanto, nesta fase não há clubes brasileiros.

As três agremiações classificadas, se juntam ao pote 2 da segunda fase. Nesta etapa, 16 clubes disputam as oito vagas para a fase três, mas novamente em sorteio, a CONMEBOL define os duelos, que serão de ida e volta.

A definição de quem fica no pote 1 ou 2 ocorre por meio do ranking de clubes da entidade. No entanto, como o Brasil ainda não tem definido seus classificados, e o sorteio acontece antes do término da temporada brasileira, independente de quais os dois clubes brasileiros entrarem na fase preliminar, ficarão no segundo pote. A previsão é que essas partidas ocorram nas semanas dos dias 10 e 17 de março.

Equipes na fase preliminar da libertadores 2021
Equipes na fase preliminar da libertadores 2021 (imagem: twitter/@libertadoresbr)

Ao definir os oito clubes classificados, sem divisão de potes, a CONMEBOL realiza novamente o sorteio para definir os confrontos dos quatro jogos. Em duelo de ida e volta, quem se classificar de cada duelo, avança à fase de grupos da Libertadores.

Calendário da fase de grupos da Libertadores 2021

O sorteio da fase de grupos acontece no dia 16 de abril, mas logo em seguida já se iniciam os jogos. A previsão é que na semana do dia 21 de abril, aconteça a primeira rodada da Libertadores. No entanto, a sexta e última rodada, será na semana do dia 26 de maio.

Mata-matas

Então, outro sorteio acontece no dia 2 de junho, este para definir as oitavas de final da Libertadores. O início dos jogos de mata-mata ocorrem entre as semanas dos dias 14 e 21 de julho, as quartas de final, entre 11 e 18 de agosto, as semifinais entre os dias 22 e 29 de setembro.

Local da final

A entidade ainda não definiu o local da grande final única da Libertadores de 2021. Mas, alguns rumores trabalham na possibilidade do Estádio do Boca Juniors, a La Bombonera, ser uma das opções.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes