Como foi a campanha do Palmeiras até a final da Libertadores 2021

Equipe paulista terminou em primeiro lugar no grupo A com quinze pontos e, agora, vai disputar a final diante do Flamengo em novembro

Pela sexta vez na história, o Palmeiras alcançou uma final de Libertadores. Pelo caminho, deixou grandes equipes como o São Paulo e até mesmo o Atlético Mineiro, tido como um dos favoritos para levantar a taça ao fim da temporada. Sob o comando de Abel Ferreira, o alviverde vai brigar pela terceira taça. Dessa maneira, veja como foi a campanha do Palmeiras na Libertadores 2021 que o trouxe até a grande decisão.

 

Saiba quantas Libertadores o Palmeiras tem

Números da campanha do Palmeiras na Libertadores 2021

Campeão da Libertadores em 2020, o Palmeiras classificou-se automaticamente para a edição seguinte da competição. É importante ressaltar que, no Campeonato Brasileiro, o time terminou em 7ª posição com 58 pontos, ou seja, poderia não conseguir a vaga por classificação se não tivesse tornando-se campeão naquele ano.

O Palmeiras integrou o grupo A da competição juntamente com Defensa y Justicia, da Argentina, Independiente del Valle, time do Equador e Universitário, do Peru. Foram seis rodadas onde a equipe paulista venceu cinco jogos e perdeu somente um para o Defensa pela quinta rodada jogando em casa por 4 a 3. Por fim, terminou em primeiro lugar e ganhou a classificação direta.

Nas oitavas de final, após o sorteio da Conmebol, o Palmeiras enfrentou o Universidad Católica, do Chile. No primeiro jogo, venceu por 1 a 0, enquanto no segundo mais uma vez ganhou pelo mesmo placar em casa.

Depois, nas quartas, reencontrou o seu grande rival São Paulo. Em campo pelo Morumbi, ficou no empate por 1 a 1 depois que Patrick de Paula marcou no finalzinho da partida. Já na volta, em casa, o time verde fez 3 a 0 em cima do tricolor para carimbar a participação na semifinal.

Então, mais uma vez, encontrou um time brasileiro pelo caminho. Desta vez, era o Atlético-MG, um dos favoritos para alcançar a grande final da competição este ano. No jogo de ida, empate sem gols. Na volta, pelo Mineirão, o placar de 1 a 1 deu a vantagem ao Palmeiras com o gol fora de casa, consagrando-se na final da Libertadores em 2021.

O confronto da semifinal foi repleto de disputas e muito bom futebol, como você pode conferir no vídeo abaixo da transmissão do dia 28 de setembro de 2021.

Final pela segunda vez sob o comando de Abel Ferreira

Ex-jogador, o português Abel Ferreira foi anunciado como o novo treinador do Palmeiras em outubro de 2020. Esta era a sua quarta experiência somente como a função de comandante de um elenco, um dos maiores do Brasil por sinal.

A responsabilidade era grande, mas Abel não se amedrontou. Pelo Campeonato Brasileiro em 2020, fez uma boa campanha com 15 vitórias, 13 empates e 10 derrotas. Na Libertadores, entretanto, tornou-se o grande campeão ao derrotar o Santos na final única. Depois, na Copa do Brasil, venceu o Grêmio e levantou mais uma taça ao fim da temporada.

Em 2021, a expectativa sobre o Palmeiras era gigantesca, visto que o atual campeão da Libertadores queria mais e mais com Abel no comando. E não foi diferente. Até outubro de 2021, o alviverde aparece em segundo lugar do Campeonato Brasileiro com 39 pontos e alcançou a final da Libertadores, a sexta na história e a segunda seguida.

Que dia será a final da Libertadores?

A final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras vai acontecer em 27 de novembro de 2021 em Montevidéu, capital do Uruguai, sem horário definido pela Conmebol.

O Estádio Centenário em Montevidéu foi o grande escolhido pela entidade para receber a decisão sul-americana. O espaço completou 90 anos recentemente e, neste momento, passa por uma reforma completa para receber o evento. Inaugurado em 18 de julho de 1930, o Centenário recebeu a primeira Copa do Mundo e ainda por cima viu a seleção do Uruguai vencer a Argentina na grande decisão. Idealizado pelo arquiteto Juan Antonio Scasso, o projeto foi considerado pela FIFA, em 1983 um Monumento Histórico do Futebol.

Primeiramente, a final aconteceria no dia 20 de novembro, ou seja, uma semana antes. Entretanto, a Conmebol divulgou em julho nas redes sociais a alteração de uma vez por todas para o dia 27.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes