Final da Libertadores tem prorrogação? Entenda o regulamento

Competição tem modelos diferentes nas disputas do mata-mata e na final

Falta pouco para o jogo entre Flamengo e Palmeiras em Montevidéu no sábado, dia 27 de novembro. Mas e se as duas equipes terminarem empatadas no tempo normal, o que acontece? Saiba se a final da Libertadores tem prorrogação em 2021.

Tem prorrogação na final da Libertadores?

Sim, a final da Libertadores tem prorrogação caso a partida termine empatada. A prorrogação de 30 minutos é dividida em duas etapas de 15 minutos cada. Se ela terminar empata, aí os pênaltis são necessários.

A regra é única e exclusivamente válida para a decisão, diferente das outras etapas do mata-mata da Libertadores (oitavas, quartas e semifinais) que não tem o tempo extra onde, em caso de igualdade, as penalidades acontecem.

Com a final única adotada em 2019, a Conmebol optou por seguir o modelo de prorrogação no jogo para dar mais atenção e emoção, além de valorizar a competição.

Lembrando que se a prorrogação também terminar empatada, aí a disputa dos pênaltis é necessária para definir o campeão da Copa Libertadores da América na temporada.

Regulamento da Libertadores

Cada fase da Libertadores tem um regulamento diferente. Na fase de grupos, por exemplo, a competição segue o sistema de pontos corridos, ou seja, quem marcar mais pontos e terminar em primeiro e segundo se classifica para a próxima etapa. Em caso de igualdade, os critérios de desempate são: saldo de gols, gols pró, mais gols fora de casa e por fim o ranking da Conmebol.

No mata-mata, sendo as oitavas, quartas e semifinais, jogos de ida e volta são realizados por sorteio da própria Conmebol. O torneio leva em consideração o gol fora de casa como critério de desempate e não utiliza o tempo extra, ou seja, a disputa de pênaltis é iniciada após o empate no caso de igualdade.

A final, então, é jogada em jogo único em estádio neutro com ambas as torcidas. Se o embate terminar com o placar igual após o apito final, a prorrogação de 30 minutos será iniciada e, se nada mudar, então os pênaltis acontecem.

 

Leia também:

Quem vai ganhar a Libertadores 2021: Flamengo ou Palmeiras?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes