Oitavas da Libertadores 2022: quem são os rivais dos times brasileiros

Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG, Fortaleza, Athletico-PR e Corinthians disputam as oitavas de final da Libertadores em 2022

Seis equipes brasileiras disputam as oitavas de final da Libertadores em 2022. O sorteio da Conmebol definiu os oito jogos do mata-mata, com destaque para o adversário do Corinthians e o Fortaleza, que ficou com o favorito da competição. Para entender melhor o caminho de cada brasileiro na competição, conheça os adversários de cada um nas oitavas da Libertadores 2022.

Quem são os rivais dos brasileiros nas oitavas da Libertadores 2022

A taça da Libertadores é o objeto de maior desejo no futebol da América do Sul. Por outo lado, o caminho é longo e nada fácil até a final.

Em 2022, as equipes de Palmeiras, Flamengo, Atlético Mineiro, Fortaleza, Athletico Paranaense e Corinthians disputam as oitavas de final. Após o sorteio da Conmebol, cada um já conhece o seu adversário na primeira fase do mata-mata, assim como o caminho até a decisão do título.

Quer conhecer cada um dos rivais dos times brasileiros nas oitavas de final da Libertadores 2022? Confira a seguir tudo o que sabemos sobre cada um.

 

Cerro Porteño x Palmeiras

Atual campeão, o Palmeiras chega como favorito nas oitavas. Na fase de grupos, o alviverde venceu os seis confrontos, com 100% de aproveitamento ao marcar 25 gols.

O adversário do Palmeiras é o Cerro Porteño, do Paraguai. O elenco terminou em segundo lugar do grupo G com 8 pontos, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas, com apenas 5 gols marcados.

No Campeonato Paraguaio, entretanto, aparece na vice-liderança com 38 pontos na primeira fase, colecionando 12 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Se quiser passar de fase, terá de se esforçar ao máximo para bater o Verdão.

O Cerro nunca conquistou a Libertadores. O máximo que conseguiu foi alcançar seis semifinais nos anos de 1973, 1978, 1993, 1998, 1999 e 2011.

 

Tolima x Flamengo

Este talvez seja um dos confrontos mais equilibrados da Libertadores. O Flamengo garantiu-se em primeiro lugar no grupo H com 16 pontos, com cinco vitórias e um empate mas, sob o comando do técnico Paulo Sousa, tem passado por dificuldades para se firmar dentro de campo, principalmente no Brasileirão.

Isso significa que, mesmo decidindo em casa, o Flamengo precisará de atenção redobrada. Em caso de derrota, uma provável crise pode se instalar dentro e fora dos gramados.

Do outro lado, o Tolima terminou em segundo no grupo D com 11 pontos, empatado com o Atlético Mineiro, mas atrás no saldo de gols. Foram três vitórias, dois empates e uma derrota, com 10 gols. Na última rodada, entretanto, o clube colombiano chegou a derrotar o próprio Atlético, além de superar também o América.

No Campeonato Colombiano, o Tolima está em primeiro no grupo B com 3 pontos, no quadrangular. Nunca ganhou a Libertadores, chegando longe apenas em 1982.

 

Emelec x Atlético-MG

Enfrentando o Emelec nas oitavas, o Atlético Mineiro é favorito. O Galo ficou na liderança do grupo D com 11 pontos, graças a diferença no saldo de gols com o Tolima. Com três vitórias, dois empates e uma derrota, promete passar com extrema facilidade.

O time do Emelec deixou a desejar no grupo A ao fechar em segundo lugar, com 8 pontos. Foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas, com 14 gols ao todo. Mesmo com o alto número nas marcações, o elenco da temporada equatoriano não é dos melhores, deixando a desejar tanto na defesa como no ataque.

No Campeonato Equatoriano, está na sexta posição com 23 pontos, contabilizando seis vitórias, cinco empates e quatro derrotas, onde não vence por seis rodadas seguidas até 30 de maio.

O Emelec nunca venceu uma Copa Libertadores da América, disputando somente a semifinal de 1995.

 

Fortaleza x Estudiantes

A torcida do Fortaleza não gostou do resultado do sorteio da Conmebol, mostrando claramente certa preocupação com o seu adversário. O elenco cearense terminou em segundo lugar com 10 pontos depois de vencer três partidas, empatar uma e perder duas.

Tamanha preocupação se dá porque o Estudiantes, da Argentina, é um dos favoritos na competição. Líder do grupo C com 13 pontos depois de vencer quatro partidas, empatar uma e perder outra, o time marcou 8 gols.

O time argentino é, sem dúvidas, um dos mais disciplinados e regulares em seu desempenho na temporada. Pelo Campeonato Argentino não conseguiu chegar longe, mas os resultados na Libertadores mostram que não está para brincar.

O Estudiantes foi campeão por 4 vezes na história do torneio sul-americano, nos anos de 1968, 1969, 1970 e 2009.

 

Athletico-PR x Libertad

Adversários na fase de grupos, as equipes de Athletico Paranaense e Libertad se reencontram também no mata-mata na competição da Conmebol. Isso porque não há nenhuma restrição para equipes do mesmo grupo pelo sorteio.

O time paraguaio garantiu a liderança com 10 pontos, empatado com o Athletico mas com vantagem no saldo de gols. Foram três vitórias, um empate e duas derrotas, com 8 gols marcados.  Nas duas vezes que se enfrentaram, cada um venceu uma vez. Agora, vão jogar mais duas vezes.

No Campeonato Paraguaio o Libertad é líder com 44 pontos, tendo seis pontos de vantagem ao segundo colocado tendo 14 vitórias, 2 empates e uma derrota apenas.

Além disso, nunca foi campeão, mas já disputou as semis de 1977 e 2006.

 

Corinthians x Boca Juniors

O duelo entre Corinthians e Boca Juniors é o destaque da fase das oitavas. Não apenas por ser um grande clássico do futebol sul-americano, mas por não ter favorito e manter o equilíbrio dentro de campo entre os elencos.

Assim como Libertad e Athletico, os times do Corinthians e Boca também estavam no mesmo grupo pela primeira fase. O elenco argentino garantiu-se em primeiro lugar com 10 pontos, tendo três vitórias, um empate, duas derrotas e o total de 5 gols marcados.

Do outro lado, o Timão tropeçou na última rodada e ficou com a vice-liderança com 9 pontos, tendo duas vitórias, três empates e um jogo perdido na temporada, com o mesmo número de gols.

Tanto na Neo Química Arena como em La Bambonera, não há como ditar um favorito. No histórico de confrontos, se enfrentaram por 10 vezes, segundo o portal de dados O Gol, com 2 triunfos para o Corinthians, 5 empates e 3 vitórias para os argentinos.

O Boca Juniors foi campeão da Copa da Argentina nesta temporada, além de contabilizar 6 títulos da Libertadores nos anos de 1977, 1978, 2000, 2001, 2003 e 2007.

Oitavas da libertadores 2022
Time do palmeiras é o atual campeão. Foto: reprodução / cesar greco / palmeiras

Como ficou o chaveamento da Libertadores 2022?

O sorteio da Conmebol definiu não apenas os confrontos das oitavas, mas também o chaveamento da competição justamente para evitar a realização de outro sorteio.

De um lado, as equipes de Atlético Mineiro e Palmeiras podem se enfrentar nas quartas de final, assim como Fortaleza e Atlhetico Paranaense.

Do outro lado da chave, o Flamengo pode cruzar com o Corinthians também nas quartas de final, enquanto as equipes argentinas de Talleres, Vélez, River Plate e Colón não precisarão sequer deixar o país para disputar o mata-mata do torneio.

Com seis brasileiros e seis argentinos, as equipes tem mais chances de alcançar a glória da final do que os oponentes de cada chave.

Oitavas da libertadores 2022
Confira o chaveamento da libertadores 2022. Foto: reprodução / conmebol libertadores @libertadoresbr

Quando começa as oitavas da Libertadores?

Os jogos das oitavas de final da Libertadores vão acontecer de 28 até 7 de junho de 2022.

Disputados em ida e volta, os primeiros colocados vão jogar a partida de volta sempre em casa. Na ida, os jogos serão realizados em 28, 29 e 30 de junho na casa dos segundo lugares de cada grupo. Na volta, as partidas serão em 5, 6 e 7 de julho.

As quartas de final, seguindo o chaveamento da Libertadores, vão acontecer na primeira semana de agosto, dia 2, seguindo até o dia 11 do mesmo mês. Por fim, a semifinal deverá ser realizada entre 30 de agosto até 7 de setembro deste ano.

A final está marcada para 29 de outubro, no sábado a tarde, em Guayaquil, no Equador.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes