Relembre as finais mais emocionantes da história da Libertadores

Em jogos decisivos, a emoção fala mais alto; confira alguns dos principais momentos da história da competição

A Libertadores é a competição mais importante do futebol sul-americano, além de ser também a mais desejada por todos os torcedores. Grandes equipes competem entre si para levantar a taça mais valiosa do continente em jogos com emoção do começo ao fim. Memórias vivem eternamente nas lembranças de cada apaixonado pelo esporte. É impossível esquecer. A seguir, selecionamos algumas das finais mais emocionantes da Copa Libertadores da América. Então, confira se o seu time está na lista e se participou de alguma delas.

Santos foi o primeiro brasileiro campeão da Libertadores

Muitos times brasileiros tentaram, mas só o Santos de Pelé conseguiu. Em 1962,  a competição estava no início e possuía apenas nove equipes participando, sendo assim o time santista o representante do Brasil.

Em primeiro lugar no grupo 1, o Santos enfrentou o Universidad Católica do Paraguai nas semis e depois o Peñarol do Uguarai na grande final. O jogo de ida resultou em 2 a 1 aos brasileiros, enquanto o segundo terminou em 3 a 2 aos uruguaios, terminando com o empate. No terceiro jogo, o Santos fez 3 a 0 com Pelé marcando duas vezes, dando ao Peixe o título de primeiro brasileiro campeão da Copa Libertadores da América. No ano seguinte, o time da Baixada Santista venceu novamente o torneio. Assim, este era apenas o começo de uma grande história em finais na Copa Libertadores que estava prestes a começar.

Santos libertadores
Centro de memória santos / santos site oficial (www. Santosfc. Com. Br)

Cruzeiro e River Plate em 1976

Era a primeira vez da equipe mineira na final da competição. Em modelo diferente, o Cruzeiro venceu o LDU Quito e Alianza Lima nas semis, encontrando então o River Plate na decisão. No primeiro jogo, 4 a 1 para os brasileiros. No segundo, 2 a 1 aos argentinos, sendo necessário o terceiro para definir quem seria o campeão. Então, por 3 a 2, o Cruzeiro trouxe a taça da Libertadores ao Brasil depois de 13 anos, sendo também a final com maior placar agregado.

Cruzeiro libertadores
Cruzeiro site oficial (www. Cruzeiro. Com. Br)

+ Saiba quem são os campeões brasileiros da Libertadores

 São Paulo conquista a primeira Libertadores em 1992

O tricolor paulista tem uma grande ligação com a competição sul-americana. Tudo começou em 1992, sob o comando do técnico Telê Santana. Na final, enfrentou o Newell's Old Boys.

No jogo de ida, vitória por 1 a 0 do time argentino. Na volta, deu São Paulo, dessa maneira sendo necessária a disputa de pênaltis. Por 3 a 2, o clube paulista conquistou a sua primeira taça da Libertadores, com ídolos como Raí, Zetti, Pintado, Cafu e Ronaldão, fazendo a festa dos apoiados do clube.

São paulo libertadores
São paulo futebol clube (www. Saopaulofc. Net)

Palmeiras vence a Libertadores de 1999

Depois de passar pela primeira fase, oitavas de final e semifinal, o Palmeiras conquistou o triunfo de chegar até a grande final da temporada. Na ida, 1 a 0 para os colombianos. Pela partida de volta, vitória do alviverde por um gol. Então, a disputa de pênaltis foi necessária, tendo o resultado final de 4 a 3, consagrando inegavelmente o goleiro Marcos como grande ídolo da torcida palmeirense.

Corinthians campeão em 2012 contra o Boca Juniors

Depois de anos, o Corinthians finalmente alcançou a tão sonhada final da Libertadores. Contra o Boca Juniors, um dos favoritos ao título naquele ano, conseguiu o empate em 1 a 1 em Buenos Aires com gol de Romarinho. Enquanto isso, na volta jogando no Pacaembu, Emerson Sheik carimbou a rede dos argentinos duas vezes, consolidando a conquista do Corinthians e fazendo os torcedores do alvinegro soltar o grito de campeão.

Naquele mesmo ano, o Timão foi campeão do Campeonato Brasileiro e também do Mundial de Clubes sob o comando do técnico Tite.

Sheik
Daniel augusto jr. /agência corinthians

Em 2013, Atlético Mineiro é campeão da Libertadores nos pênaltis

A Copa Libertadores do ano de 2013 tinha tudo para dar certo ao Atlético Mineiro. Porém, a equipe comandada por Cuca não contava com alguns problemas. Enfrentou São Paulo, Arsenal e The Strongest. Nas oitavas, atropelou o São Paulo. Depois, o Tijuana.

Na semifinal contra o Newell's Old Boys quase não garantiu o passaporte para a final. No primeiro jogo, o time argentino venceu por 2 a 0. Entretanto na volta, jogando no Independência, o clube mineiro ganhava por um gol, mas precisava do segundo para levar aos pênaltis. Foi então que, aos 30 minutos do segundo tempo, uma falha na iluminação do estádio paralisou a partida por alguns minutos, esfriando o ritmo de jogo. Há quem diga que a falha foi proposital para ajudar o Atlético, mas nada se comprovou. Na volta ao gramado, o Galo conseguiu o segundo gol, levou para as penalidades e, assim, conquistou a vaga na grande final.

Contra o Olímpia do Paraguai, a história se repetiu. No jogo de volta, o time da casa reverteu o placar e levou a disputa para os pênaltis, conquistando a América e consagrando o goleiro Victor como um dos principais heróis do título.

Final argentina em 2018

River Plate e Boca Juniors realizaram um dos maiores clássicos do futebol na final da temporada 2018. No primeiro jogo, empate em 2 a 2. Contudo, devido as intensas brigas de torcidas na Argentina, a CONMEBOL decidiu realizar a segunda partida na Espanha, no Estádio Santiago Bernabéu, em Barcelona. Então, por 3 a 1, o River Plate bateu os rivais e garantiram a quarta taça da competição.

Flamengo bate River Plate nos acréscimos em 2019

Outra final envolvendo time brasileiro aconteceu na Libertadores de 2019. Sob o comando do técnico português Jorge Jesus, o Flamengo foi campeão do Campeonato Brasileiro e também da Libertadores.Garantindo em primeiro lugar no grupo A com dez pontos, o Flamengo esbarrou no Emelec pelas oitavas de final mas, em cobranças de pênaltis, avançou. Venceu o Internacional nas quartas, o Grêmio nas semis e aí, encontrou o River Plate.

Em jogo único realizado em Lima, no Peru no dia 23 de novembro, Borré abriu o placar para o River aos 14 minutos. Até a metade do segunto tempo, tudo parecia perdido para os torcedores do Rubro-Negro. Porém, nos acréscimos finais, Gabigol marcou dois gols em questão de minutos, dando o título ao Flamengo.

Flamengo libertadores
Alexandre vidal / flamengo
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes