Saiba quem são os campeões brasileiros da Libertadores

São Paulo, Grêmio e Santos são os maiores vencedores da história da competição

Dez times brasileiros já conquistaram a taça da Copa Libertadores da América. No entanto, o Brasil está longe de permanecer no topo do ranking de maiores vencedores da competição, vendo a Argentina dominar as estatísticas. São Paulo, Santos e Grêmio tem três títulos cada, sendo os maiores brasileiros campeões da Libertadores.

 

+ COM GOL DE GABIGOL, FLAMENGO É CAMPEÃO DA LIBERTADORES 2022

Santos quer ser o maior campeão brasileiro da Libertadores

O Peixe já venceu em 1962, 1963 e 2011, sendo o primeiro time brasileiro a levantar a taça e o segundo geral. A Libertadores começou em 1960, mas nos dois primeiros anos o Penãrol foi o grande vencedor. Na primeira edição, os uruguaios venceram os paraguaios do Olímpia e na segunda o Palmeiras.

Na final de 62, Santos e Peñarol se enfrentaram três vezes. Isso porque no primeiro jogo os brasileiros venceram por 2 a 1, com dois gols de Coutinho. No entanto, os Uruguaios venceram a volta por 3 a 2, e a decisão teve que ter um desempate. Então, um terceiro jogo foi marcado, e com um gol contra e dois de Pelé, o Peixe venceu por 3 a 0, e se consagrou campeão.

No ano seguinte, o time da vila novamente levantaria o troféu, mas desta vez em final contra o Boca Juniors. Com vitória no primeiro jogo por 3 a 2, com dois de Coutinho e um de Lima, os brasileiros só precisavam de um empate no segundo confronto. No entanto, novamente com um de Coutinho e outro de Pelé, o time do Rei venceu por 2 a 1 e ficou com o caneco.

Novamente contra o Peñarol, o Santos conquistou seu terceiro e último título da Libertadores. Comandados por Neymar, a equipe empatou o primeiro jogo da decisão em 0 a 0, mas venceu na volta. Com um gol do então camisa 11 e outro de Danilo, o Peixe venceu por 2 a 1 e levantou novamente o troféu. Com o título, até então, o Santos empatava apenas com o São Paulo como maiores campeões brasileiros da Libertadores, com três títulos cada.

Santos venceu seu último título de libertadores em 2011
Santos venceu seu último título de libertadores em 2011 (foto: divulgação/flickr santos fc)

São Paulo: primeiro tricampeão brasileiro da Libertadores

O Tricolor Paulista conquistou seu primeiro título de Libertadores apenas em 1992. Após perder a decisão em 1971, para o Independiente, o time do Morumbi voltou a uma final da competição 21 anos depois e ficou com o caneco.

A decisão ocorreu contra os argentinos do Newels Old Boys e após derrota no primeiro jogo, o Tricolor venceu o segundo pelo mesmo placar, com gol de Raí, e a final foi para as penalidades. Então, brilhou a estrela do goleiro Zetti e o São Paulo venceu seu primeiro título da Libertadores.

No ano seguinte, o Tricolor repetiu a dose e venceu novamente a competição continental, mas desta vez contra o Universidad Católica. Com uma goleada de 5 a 1 no primeiro jogo da final, o time de Telê Santana praticamente colocou a mão na taça. Embora tenha perdido o segundo duelo por 2 a 0, o resultado não tirou o título do São Paulo, que assim como o Santos, tornou-se outro brasileiro bicampeão da Libertadores.

Tricampeão em 2005, o time do Morumbi foi o primeiro brasileiro a vencer a competição três vezes. Na decisão, o Tricolor enfrentou o Atlético-PR, na primeira final entre equipes brasileiras. Com empate no primeiro jogo por 1 a 1, o título foi decidido no segundo duelo, com goleada paulista. O São Paulo então venceu em casa por 4 a 0, com gols de Amoroso, Fabão, Luizão e Tardelli, e levantou a taça pela terceira vez.

São paulo fc campeão em 2005, primeiro tri brasileiro da libertadores
São paulo fc campeão em 2005, primeiro tri brasileiro da libertadores (foto: rubens chiri/libertadores)

Grêmio: o rei dos 'mata-mata' na Libertadores

O Grêmio conquistou seu primeiro título em 1983 e tornou-se a quarta equipe brasileira a ser campeão da Libertadores. Na decisão, o Tricolor Gaúcho enfrentou o Peñarol e empatou o primeiro jogo em 1 a 1. Na volta, jogando em casa, os gaúchos venceram por 2 a 1, com gols de Caio e César, e ficaram com a taça.

Cerca de 12 anos se passaram até o Grêmio então conquistar seu segundo título da competição continental. Em 1995, o adversário foi o Atlético Nacional e com gols de Marulanda, Jardel e Paulo Nunes, o Tricolor venceu o primeiro duelo por 3 a 1. Na volta, o empate em 1 a 1 deixou os gremistas novamente com o título.

O último caneco do Imortal na Libertadores ocorreu em 2017, sob comando de Renato Gaúcho. Os argentinos do Lanús foram os adversário na decisão, mas com duas vitórias, o Tricolor ficou com seu terceiro título. Triunfo por 1 a 0, com gol de Cícero, no primeiro jogo. E, então, vitória por 2 a 1 no segundo jogo com gols de Fernandinho e Luan.

Grêmio também está entre os maiores campeões brasileiro da libertadores
Grêmio também está entre os maiores campeões brasileiro da libertadores (foto: lucas uebel/grêmio)

Palmeiras e Flamengo tem três Libertadores

Tanto Palmeiras quanto Flamengo conquistaram duas taças da Libertadores em sua história. O elenco alviverde tornou-se campeão pela primeira vez em 1999 e, depois, em 2020 e 2021 sob o comando do português Abel Ferreira.

Pela temporada de 1999, o Palmeiras avançou facilmente a primeira fase. Depois, as oitavas de final, quartas e semifinal até chegar na final de dois jogos contra o Deportivo Cali, da Colômbia. Na partida de ida, 1 a 0 para os colombianos jogando em casa. Já na volta, vitória do alviverde por um gol. Então, a disputa de pênaltis foi necessária, com final de 4 a 3, consagrando o goleiro Marcos como grande ídolo da torcida.

Em 2020 o elenco verde ganhou do Santos jogando no Maracanã em uma disputa marcada por pouca torcida já que a pandemia ainda estava evidente no Brasil.  Passou pelo Delfín nas oitavas, o Libertad nas quartas e, então, o River Plate nas semifinais.

Já o Flamengo ergueu a taça em  1981 ao ganhar do Cobreloa, do Chile, e vencer o confronto de desempate que precisou acontecer depois da brilhante partida de Zico. Depois, em 2019, derrotou o superou o River Plate por 2 a 1 em jogo único em Lima, no Peru, para conquistar o seu segundo título da história da competição.  Na fase de grupos terminou em primeiro lugar e garantiu a classificação para as oitavas, superando o Emelec, Internacional e o Grêmio respectivamente.

Na temporada 2021, as duas equipes se enfrentam em novembro para buscar o terceiro título e subir uma prateleira na lista de maiores campeões da Copa Libertadores.

Em 2022, venceu o Athletico PR e pela terceira vez levantou a taça.

Campeões brasileiros da libertadores
Flamengo venceu o river plate em 2019. Foto: alexandre vidal / crf

Outros campeões brasileiros da Libertadores

A lista de campeões brasileiros da Libertadores ainda segue com mais sete equipes campeãs, sendo três com dois títulos e outros quatro com apenas um.

Flamengo, Internacional e Cruzeiro são representantes brasileiros campeões da Libertados com dois canecos. Rubro-negros venceram em 1981 e 2019. Colorados em 2006 e 2010. Já a Raposa conquistou o troféu em 1976 e 1997.

Já com um título apenas estão: Vasco (1998), Palmeiras (1999), Corinthians (2012) e Atlético-MG (2013).

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes