Saiba o regulamento e critérios de desempate da Libertadores 2021

Principal torneio entre clubes de futebol do continente entra na reta final da fase de grupos; confira então quais são os critérios de desempate, em caso de igualdade na pontuação.

A Copa Libertadores é a principal competição futebolística do continente. Organizado pela Conmebol, o torneio reúne 32 clubes, de 10 países da América do Sul, em busca do tão sonhado título e rumo a "Glória Eterna". Faltando duas rodadas para o término da fase de grupos, confira quais são os critérios de desempate da Libertadores 2021, que podem definir a classificação de diversas equipes.

Quais os critérios de desempate da Libertadores 2021?

De acordo com o regulamento da Conmebol, a fase de grupos da Libertadores 2021 possui quatro critérios de desempate. Eles existem para se caso duas equipes fiquem empatadas no número de pontos, exista um critério para definir quem avança na competição.

No caso de igualdade de pontos a Conmebol adota os seguintes critérios, na seguinte ordem:

  • 1º critério: Maior diferença de gols. Para saber o saldo de gols, subtraia o número de tentos marcados, pelos sofridos.
  • 2º critério: Se a diferença de gols for igual, o clube que tenha marcado maior número de gols será o classificado.
  • 3º critério: Se persistir a igualdade, a classificação será definida em prol do clube com maior quantidade de gols a favor atuando como visitante.
  • 4º critério: Caso ainda persista a igualdade, a classificação será definida a favor do clube com melhor posicionamento no Ranking de Clubes da CONMEBOL em 1 de fevereiro de 2021.
Flamengo está próxima da vaga nas oitavas pelo quarto ano consecutivo
Flamengo está próxima da vaga nas oitavas pelo quarto ano consecutivo (foto alexandre vidal/flamengo)

Qual o regulamento da Libertadores 2021?

Desde 2000, as equipes participantes da Libertadores são divididas em oito grupos com quatro clubes em cada. Deste montante, os dois melhores avançam ao mata-mata, para a realização das oitavas, quartas, semi e final. A divisão das chaves ocorre a partir de alguns critérios adotados então pela Conmebol.

Para realização do sorteio dos grupos, a entidade então colocou como cabeças de chave as oito melhores equipes ranqueadas em sua lista. A ordem seguiu sucessivamente para o pote 2 e 3.

Por fim, ficaram no pote 4 as quatro piores equipes do ranking, junto aos quatro clubes que adentraram na competição após passarem pela fase preliminar, independente de sua posição na lista. Vale ressaltar que, equipes do mesmo país só ficam no mesmo grupo, se um dos clubes vier então da pré-libertadores.

São paulo soma três títulos de libertadores em sua história
São paulo soma três títulos de libertadores em sua história (foto: staff/conmebol)

As duas melhores equipes de cada chave avançam às oitavas de final. A Conmebol então realiza um sorteio para definir os duelos, com os primeiros colocados em um pote e os segundos em outro. Em jogos de ida e volta, as equipes disputam uma vaga rumo às quartas de final. Por outro lado, os terceiros colocados, vão direto às oitavas da Copa Sul-americana 2021.

Critérios de desempate no mata-mata da Libertadores

A fase eliminatória da Libertadores 2021 é composta por jogos de ida e volta, com o gol qualificado fora de casa como critério de desempate. No entanto, caso mesmo assim as equipes fiquem em igualdade, a decisão do confronto vai para as cobranças de pênaltis.

Campeão em 2013, galo lidera grupo h na libertadores
Campeão em 2013, galo lidera grupo h na libertadores (foto: pedro souza/atlético mineiro)

Calendário da Libertadores 2021

A fase de grupos da Libertadores 2021 começou na semana do dia 20 de abril, com então os jogos da primeira rodada. No entanto, a sexta e última rodada, ocorre na semana do dia 25 de maio, com os últimos jogos no dia 27.

Mata-mata

No dia 2 de junho, a Conmebol realiza o sorteio para definir as oitavas de final da Libertadores 2021. O início dos jogos de mata-mata ocorrem entre as semanas dos dias 14 e 21 de julho, mas as quartas de final serão entre 11 e 18 de agosto; as semifinais estão marcadas entre os dias 22 e 29 de setembro; por fim, a final está prevista para o dia 20 de novembro.

+ Saiba quais são os critérios de desempate do Paulistão 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes