Tem gol fora na Libertadores? Entenda a regra na fase eliminatória

Conmebol estuda tirar o critério a partir da próxima temporada, visto que algumas competições já estão abolindo a regra.

Uma das grandes dúvidas do torcedor quando a Libertadores chega em sua fase eliminatória, é saber se a competição possui o gol fora como critério de desempate. A regra consiste em, quando duas equipes empatarem na soma dos resultados em jogos eliminatórias de ida e volta, avança quem tiver feito mais tentos na casa do rival.

Copa Libertadores tem a regra do gol fora?

A Copa Libertadores possui o gol fora como critério de desempate na fase eliminatória até a semifinal. A regra consiste em um método utilizado em competições de futebol que possuem fases eliminatórias, realizadas em jogos de ida e volta. Dessa forma, se após a conclusão dos dois duelos a soma dos placares der empate, avança quem tiver marcado mais gols no campo adversário.

As duas competições organizadas pela Conmebol, a Libertadores e a Sul-americana, possuem o gol qualificado como critério de desempate. Esse método ocorre das oitavas até a semifinal e também nas etapas preliminares à fase de grupos. Na final das duas competições não há este critério, visto que o jogo é único e em campo neutro.

Libertadores estuda tirar critério do gol fora a partir da próxima temporada
Libertadores estuda tirar critério do gol fora, mas a partir da próxima temporada - foto: conmebol libertadores/twitter

As decisões dos dois torneios na temporada de 2021 ocorrem no Estádio Centenário, em Montevidéu, Uruguai. No entanto, a final da Sul-americana acontece no dia 20 de novembro, enquanto a decisão da Copa Libertadores será realizada uma semana depois, na data do dia 27 de novembro.

Conmebol estuda retirar a regra de suas competições

Desde 2005, a Conmebol utiliza a regra do gol fora como critério de desempate na Libertadores. No entanto, a entidade estuda a possibilidade de retirar o método a partir da próxima temporada da competição. A confederação segue algumas decisões da Uefa, que retirou a regra de suas competições a partir de 2021/2022.

A Copa do Brasil é uma das competições do futebol brasileiro que também já retirou o critério de seu regulamento. Por isso, quando há empate no confronto entre as equipes, a partir da fase de jogos de ida e volta, a decisão do classificado ocorre nas penalidades máximas.

 

LEIA TAMBÉM

+ Chaveamento da Libertadores 2021: veja o caminho dos brasileiros

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes