Quantas Champions tem o Liverpool? Clube está na final de 2022

Final do campeonato desse ano será dia 28 de maio

A Champions League 2022 chega a sua final no dia 28 de maio, quando o Liverpool enfrenta o Real Madrid em busca de mais um título na competição. A última vez que o time inglês venceu o campeonato foi em 2019, em uma decisão totalmente inglesa, contra o Tottenham. Mas, quantas Champions tem o Liverpool em sua história?

Quantas Champions tem o Liverpool

O Liverpool está no terceiro lugar do ranking de times com mais títulos na Champions League, empatado com o Bayern de Munique. Ambos os times acumulam seis troféus em suas histórias.

O primeiro título do time inglês foi conquistado em 1977, quando venceu o Borussia Mönchengladbach por 3x1. A vitória fez com que o Liverpool fosse o segundo clube inglês e o terceiro britânico a ter uma Champions League. Antes, apenas o Manchester United e o Celtic, da Escócia, tinham conquistado tal feito.

Naquele ano, a equipe do Liverpool vinha de uma boa fase, resultado do excelente trabalho de Bill Shankly, treinador escocês que levantou a equipe que estava na segunda divisão do Campeonato Inglês há cinco anos tornando-os Primeira Divisão. O sucesso repercutiu, claro, na Champions League, quando venceu a competição em 1977 e, também, em 1978. Foram dois anos consecutivos de glória.

A partir da vitória do Liverpool na Champions, passaram-se seis anos com vitórias apenas inglesas. Títulos conquistados pelos times Liverpool (3 vezes), Nottimgham Forest (2 vezes) e Aston Villa (1 vez).

Assim, em um curto período de tempo, o Liverpool havia conquistado mais da metade dos seus títulos. Em 1984, se tornou tetracampeã após vencer o Roma, em jogo na Itália. A partida foi levada aos pênaltis, quando o time inglês conseguiu marcar 4x2.

Depois dessa vitória, teve um jejum de 21 anos até vencer a Champions League novamente. O feito veio em 2005, quando derrotou outro time italiano, o Milan, levando a partida também para a cobrança de pênaltis.

Em 2019, foi conquistado o último título do Liverpool na Champions League, durante uma final totalmente inglesa. O Liverpool derrotou o Tottenham por 2x0 e virou hexacampeão.

Títulos do Liverpool:

1976–77: Liverpool 3 x 1 Borussia Mönchengladbach
1977–78: Liverpool 1 x 0 Club Brugge
1980–81: Liverpool 1 x 0 Real Madrid
1983–84: Liverpool 1(4) x 1(2) Roma
2004–05: Liverpool 3(3) x 3(2) Milan
2018–19: Liverpool 2 x 0 Tottenham

Leia também:

Tem prorrogação na final da Champions League?

Onde vai ser a final da Champions 2022 entre Real Madrid e Liverpool

Quantas vezes o Liverpool enfrentou o Real Madrid na final da Champions League?

Este ano é a terceira vez que os dois times se enfrentam em uma final da Champions League. Apesar de parecer poucas vezes, essa é uma das partidas mais repetidas na história da Champions League.

A primeira final Liverpool x Real Madrid aconteceu em 1981, trazendo a vitória do time inglês no campeonato por 1x0. Na época, o times inglês vinha de uma boa fase e já conquistava o seu terceiro título em curto período de tempo.

Em 2018, a final Liverpool x Real Madrid voltou a se repetir no estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia. Na época, o Real Madrid conquistou a vitória por 3x1 em cima do Liverpool e se consagrou campeão pela 13ª vez no campeonato. Hoje, o Real Madrid é o time que mais tem vitórias na Champios League, recorde que para ser alcançado levará um pouco de tempo.

Liverpool é o maior campeão inglês?

De fato, o Liverpool é o maior campeão inglês na Champions League. Desde o início da competição, já foram 67 edições e a Inglaterra detém 14 desses títulos. Os times ingleses que têm vitórias na Champions são: Liverpool (6), Manchester United (3), Chelsea (2), Nottingham Forest (2) e Aston Villa (1).

Já a Espanha detém 18 títulos da Champions League, sendo a maioria conquistado pelo Real Madrid (13 troféus). Os outros cinco títulos é de responsabilidade do Barcelona.

Erguendo ou não a taça mais cobiçada da Europa, em questão de números, o Liverpool continua sendo o maior campeão inglês na Champions League. Quando a comparação é de maiores conquistas ao todo (valendo vários campeonato), no entanto, o Liverpool briga com o Manchester United para saber quem é mais vitorioso na Inglaterra.

Quantos títulos o Liverpool tem no total?

Que time tem mais vitórias na Inglaterra? Essa é uma pergunta plausível e repleta de discussões. Afinal, algumas competições foram extintas e outras não são consideradas de tanto "peso" nessa ranking.

Dentre os principais títulos ingleses estão: o campeonato inglês, as copas nacionais (FA Cup e Copa da Liga Inglesa), a Champions League, a Liga Europa, a Recopa Europeia, as supercopas e o Mundial de Clubes.

Considerando essa lista, o Manchester United está à frente do Liverpool com apenas um título de diferença.

O Manchester tem, ao todo, 66 títulos: 2 Mundiais, 3 Champions league, 1 Liga Europa, 1 Supercopa, 1 Recopa, 20 Campeonatos Ingleses, 12 Copas da Inglaterra. 21 Supercopas e 5 Copas da Liga Inglesa.

Já o Liverpool tem 65 títulos: 6 Champions League, 1 Mundial, 3 Liga Europa, 4 Supercopas, 19 Campeonatos Ingleses, 8 Copas da Inglaterra, 9 Copas da Liga Inglesa e 15 Supercopas.

Apenas nesta temporada, o Liverpool conseguiu um feito com o treinador Jürgen Klopp, seguindo para a final em três competições importantes: o Campeonato Inglês, a Copa da Liga Inglesa e a Champions League.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes