Taça da Champions League: conheça a história da 'orelhuda'

Conheça como nasceu o objeto de maior desejo entre torcedores do futebol europeu, a taça da Champions League

A taça da Champions League, apelidada de orelhuda pelas grandes alças, é o maior objeto de desejo entre os torcedores europeus, principalmente pelo que representa. Com a primeira edição realizada em 1955, o troféu estava presente, mas só foi aperfeiçoado ao que conhecemos hoje no ano de 1967. Então, conheça a história de uma das taças mais famosas do futebol.

A história da primeira Champions League

A primeira edição da UEFA Champions League aconteceu em 1955. Com dezesseis times, contando com Real Madrid, Milan, PSV, Reims e Sporting, a edição deu o pontapé inicial com jogos de ida e volta intitulados de primeira fase. Depois, as quartas com o mesmo sistema, as semis e a tão esperada final.

No dia 13 de junho, Real Madrid e Reims se enfrentaram no Parc des Princes, em Paris, pela grande final. Então, com o placar de 4 a 3, o clube espanhol fez história e venceu a sua primeira Liga dos Campões. Di Stéfano, Rial duas vezes e Marquitos marcaram para os visitantes, enquanto Leblond, Templin e Hidalgo descontaram.

Real madrid em 1955
Real madrid conquista a primeira champions league (uefa reprodução / www. Uefa. Com)

Como a taça da Champions League foi criada?

Com o início da competição em 1955, a UEFA obteve o modelo para entregar aos vencedores. Entretanto, a taça atual é a quinta versão do design. Encomendado pelo Secretário Geral da UEFA, Hans Bangerter, depois que o Real Madrid foi autorizado a manter o original em seu clube em 1967, sendo fabricada em Berna, na Suíça, pelo artista Jürg Stadelmann.

Nas palavras de Jürg, a taça da Champions demorou 340 horas para ser feita. Para ele, todo o esforço valeu a pena, já que hoje, é a peça mais desejada do futebol europeu.

"Meu pai Hans e eu fomos até o escritório de Bangerter e cobrimos todo o chão com desenhos. Ele fez comentários como: 'Os búlgaros gostariam do fundo disso. Os espanhóis gostariam disso, mas os italianos prefeririam aquilo e os alemães aceitariam isso. Montamos o design como um quebra-cabeça. Tinha que ser concluído antes de 28 de março porque eu ia me casar e levar minha esposa para uma viagem de barco de dez dias para Los Angeles. Fiz o trabalho mais fino, depois foi finalizado pelo gravador, Fred Bänninger. Na hora certa, fico feliz em dizer." 

A versão atual do troféu possui 73,5 cm de altura e pesa 7,5 kg, de acordo com dados no site da UEFA.

Regras sobre a taça da Champions League

Em disputa acirrada para obter a orelhuda, a UEFA estabeleceu algumas regras. A primeira regra, criada em 1968, permite que a taça permaneça guardada por qualquer clube que vença a Champions cinco vezes ou em três anos seguidos e, aí, começa novamente um novo ciclo.

Dessa maneira, as equipes Real Madrid, Ajax, Bayern München, Milão, Liverpool e Barcelona possuem a sua própria versão nas salas de troféus.

Entretanto, esta mesma regra foi alterada na temporada 2008/09 mantendo o troféu original na sede da UEFA, enquanto os clubes recebem apenas uma réplica.

 

Veja quanto ganha o campeão da Champions League de 2021

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes