Veja como fica a situação da Champions no SBT com criação da Superliga

Equipes participantes do novo torneio estarão proibidas de disputarem Liga dos Campeões, o que pode ocasionar numa queda nos valores e audiência da competição.

A criação da Superliga Europeia surpreendeu a todos os apaixonados por futebol. A nova competição, organizada por 12 clubes do velho continente e sem participação da UEFA, pode gerar um grande impacto em todo cenário mundial. Isso porque, a entidade que rege o futebol europeu e a Fifa, são contra a criação do torneio, e como consequência, os clubes participantes podem ficar de fora da Liga dos Campeões. E, o que emissoras como o SBT, que recentemente adquiriram os direitos de transmissão da Champions, farão? Confira.

Quais times participam da Superliga europeia?

Cerca de 12 clubes estão confirmados na Superliga Europeia. São eles, os ingleses Arsenal, Manchester City, Liverpool, Manchester United, Tottenham e Chelsea. Os italianos Juventus, Milan e Inter de Milão. E, por fim, os espanhóis Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid. Ou seja, com a participação dessas equipes no novo torneio, todos estariam de fora da Champions League, o que faria a competição perder muito prestígio e não ter o retorno esperado para emissoras como o SBT.

Este é um primeiro impacto que a criação da Superliga pode ocasionar. No entanto, a ideia dos organizadores era de que a competição começasse em setembro deste ano. Mas com todos os imbróglios e negações das entidades esportivas, é possível que posterguem o início do torneio e os clubes disputem a Champions League 2021/2022, quando o SBT começa a exibir os duelos.

Barcelona e real madrid estão entre os clubes da superliga, e podem ficar de fora da champions league
Barcelona e real madrid estão entre os clubes da superliga, e podem ficar de fora da champions league (foto: twitter/@fcbarcelona)

Como fica o cenário do SBT na Champions League

Caso confirme a saída dessas 12 potencias da competição, a emissora de Silvio Santos não conseguirá transmitir jogos dos principais clubes ingleses, italianos e espanhóis, e de astros como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Diante deste cenário, a Champions League perderá, e muito, seu valor milionário.

Para tentar conseguir ter audiência, uma das alternativas do canal paulista seria investir em jogos do Paris Saint-Germain, equipe do brasileiro Neymar. A presença do atacante em campo costuma atrair os olhares dos torcedores, que buscam acompanhar sempre as partidas do craque.

Outro ponto seria questionar a UEFA sobre os valores investidos. O SBT adquiriu um pacote para exibir os jogos da Champions League até 2024. Não há a confirmação de quanto a emissora pagou pelos direitos de transmissão, mas dentro dos valores estariam inclusos as possibilidades de transmissão de grandes jogos, com a presença das 12 equipes que podem sair do torneio.

Sem grandes potencias na champions league, sbt pode não ter a audiência que espera
Sem grandes potencias na champions league, sbt pode não ter então a audiência que espera (foto: reprodução/sbt)

Tudo ainda é muito novo e incerto sobre a criação da Superliga. Enquanto a maioria dos clubes são contra o novo torneio, os times "criadores" da competição trabalham para que o campeonato saia do papel. Sem uma definição, o SBT aguarda pela conclusão deste imbróglio, para saber quais jogos e o que fará com a Champions League em sua grade de programação.

Como será a transmissão da Champions League no SBT?

O SBT venceu a disputa com a Rede Globo e fechou contrato para exibir a Champions League na televisão aberta. A emissora paulista terá direito de transmitir um jogo por rodada, da fase de grupos até a semifinal da competição. No entanto, o canal também exibirá a final do torneio, que ocorre em jogo único, com exclusividade na televisão aberta brasileira.

Tradicionalmente os jogos ocorrem às terças e quartas-feiras, mas no período da tarde no Brasil, com exceção da finalíssima que é no sábado. Por isso, o SBT terá a opção de transmitir o jogo da Champions League em algum dos dois dias, ficando à sua escolha de acordo com sua estratégia para conseguir audiência.

A emissora também adquiriu os direitos para transmitir a Supercopa da UEFA. O torneio ocorre todas as temporadas e reúne o vencedor da Champions e da Liga Europa, em duelo de jogo único. A ideia com as competições, é de retomar o prestígio com os esportes. Por outro lado, a Uefa busca recuperar a audiência com a televisão aberta brasileira, após Globo e Bandeirantes deixarem de transmitir a competição.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes