Maiores campeões da Eurocopa: saiba quem está no topo da lista

No primeiro lugar da lista, Alemanha e Espanha dividem o topo com três taças cada uma; veja quem foi o primeiro campeão

Realizada de quatro em quatro anos, a Eurocopa reúne seleções do continente europeu em um torneio emocionante do começo afim. Com bom futebol, emoção do começo ao fim e craques em campo, a competição é, sem dúvidas, uma das maiores do mundo. Mas, afinal, quem são os maiores campeões da Europa? Veja quem está no topo da lista.

Qual é a história da Eurocopa?

Com o futebol cada vez mais em ascensão, torcedores clamavam por um torneio entre seleções na Europa. No ano de 1927, o atual secretário-geral da Federação Francesa de Futebol, Henri Delaunay, sugeriu para a FIFA, entidade que cuida do futebol em todo o mundo, um campeonato no continente europeu. A ideia, no entanto, não foi levada a sério em um primeiro momento.

Em 1954, enquanto Secretário-Geral da UEFA, Henri voltou a opinar sobre a criação de um torneio. Henri morreu um ano depois, mas seu filho Pierre, seguiu com ai deia, criando então a Copa das Nações Europeias naquele mesmo ano.

Então, denominada de Copa das Nações Europeias, a primeira edição, realizada na França entre 6 a 10 de julho de 1960, contou com 17 equipes nas eliminatórias, onde os vencedores avançavam até a semifinal. A União Soviética, ou Rússia hoje, foi a primeira campeã do torneio após vencer a Iugoslávia por 2 a 1 no Parc des Princes, em Paris.

Sem titulo 24
Delegação da rússia e jogadores em 1960 (uefa oficial / www. Uefa. Com)

Quem são os maiores campeões da Eurocopa?

As seleções da Alemanha e Espanha são as maiores campeãs da história da Eurocopa. Com três títulos em cada lado, ambas as equipes figuram no topo da lista.

O time alemão levantou a taça pela primeira vez em 1972, contra a União Soviética, sob placar de 3 a 0. Depois, em 1980, superou a Bélgica por 2 a 1 em edição realizada na Itália. Por fim, 1996, bateu a República Tcheca em 2 a 1 e garantiu o seu terceiro título da Eurocopa, tornando-se o maior campeão da história da competição.

Sem titulo 25
Seleção da alemanha em 1996 (dfb germany oficial / @dfb_team_en)

Enquanto isso, a Espanha também contabiliza três títulos da Eurocopa. O primeiro troféu veio em 1964, a segunda edição da história da competição, contra a União Soviética por 2 a 1. Depois, em 2008 contra a Alemanha, venceu por 1 a 0 jogando em Vienna, na Áustria.

E assim, por fim, bateu a Itália em jogo histórico em 2012 por 4 a 0 na grande final da Euro.

Sem titulo 26
Xavi hernández em campo pela espanha na edição de 2012 (seleção da espanha oficial / @sefutbol)

Confira a lista completa dos maiores campeões da Eurocopa

Somente 10 equipes integram a lista de maiores vencedores da Eurocopa. No topo, duas seleções do continente dividem o primeiro lugar, enquanto a França vem em terceiro lugar buscando aumentar o número de taças.

 

  • Alemanha – 3 títulos
  • Espanha – 3 títulos
  • Itália – 2 títulos
  • França – 2 títulos
  • União Soviética (Rússia) – 1 título
  • Checoslováquia – 1 título
  • Dinamarca – 1 título
  • Grécia – 1 título
  • Holanda – 1 título
  • Portugal – 1 título

 

+ Maiores campeões da Liga Europa: saiba quem está no topo da lista 

Você pode gostar também