Maiores campeões da Eurocopa: saiba quem está no topo da lista

No primeiro lugar da lista, Alemanha e Espanha dividem o topo com três taças cada uma; veja quem foi o primeiro campeão

Realizada de quatro em quatro anos, a Eurocopa reúne seleções do continente europeu em um torneio emocionante do começo afim. Com bom futebol, emoção do começo ao fim e craques em campo, a competição é, sem dúvidas, uma das maiores do mundo. Mas, afinal, quem são os maiores campeões da Europa? Veja quem está no topo da lista.

Qual é a história da Eurocopa?

Com o futebol cada vez mais em ascensão, torcedores clamavam por um torneio entre seleções na Europa. No ano de 1927, o atual secretário-geral da Federação Francesa de Futebol, Henri Delaunay, sugeriu para a FIFA, entidade que cuida do futebol em todo o mundo, um campeonato no continente europeu. A ideia, no entanto, não foi levada a sério em um primeiro momento.

Em 1954, enquanto Secretário-Geral da UEFA, Henri voltou a opinar sobre a criação de um torneio. Henri morreu um ano depois, mas seu filho Pierre, seguiu com ai deia, criando então a Copa das Nações Europeias naquele mesmo ano.

Então, denominada de Copa das Nações Europeias, a primeira edição, realizada na França entre 6 a 10 de julho de 1960, contou com 17 equipes nas eliminatórias, onde os vencedores avançavam até a semifinal. A União Soviética, ou Rússia hoje, foi a primeira campeã do torneio após vencer a Iugoslávia por 2 a 1 no Parc des Princes, em Paris.

Sem titulo 24
Delegação da rússia e jogadores em 1960 (uefa oficial / www. Uefa. Com)

Quem são os maiores campeões da Eurocopa?

As seleções da Alemanha e Espanha são as maiores campeãs da história da Eurocopa. Com três títulos em cada lado, ambas as equipes figuram no topo da lista.

O time alemão levantou a taça pela primeira vez em 1972, contra a União Soviética, sob placar de 3 a 0. Depois, em 1980, superou a Bélgica por 2 a 1 em edição realizada na Itália. Por fim, 1996, bateu a República Tcheca em 2 a 1 e garantiu o seu terceiro título da Eurocopa, tornando-se o maior campeão da história da competição.

Sem titulo 25
Seleção da alemanha em 1996 (dfb germany oficial / @dfb_team_en)

Enquanto isso, a Espanha também contabiliza três títulos da Eurocopa. O primeiro troféu veio em 1964, a segunda edição da história da competição, contra a União Soviética por 2 a 1. Depois, em 2008 contra a Alemanha, venceu por 1 a 0 jogando em Vienna, na Áustria.

E assim, por fim, bateu a Itália em jogo histórico em 2012 por 4 a 0 na grande final da Euro.

Sem titulo 26
Xavi hernández em campo pela espanha na edição de 2012 (seleção da espanha oficial / @sefutbol)

Confira a lista completa dos maiores campeões da Eurocopa

Somente 10 equipes integram a lista de maiores vencedores da Eurocopa. No topo, duas seleções do continente dividem o primeiro lugar, enquanto a França vem em terceiro lugar buscando aumentar o número de taças.

 

  • Alemanha - 3 títulos
  • Espanha - 3 títulos
  • Itália - 2 títulos
  • França - 2 títulos
  • União Soviética (Rússia) - 1 título
  • Checoslováquia - 1 título
  • Dinamarca - 1 título
  • Grécia - 1 título
  • Holanda - 1 título
  • Portugal - 1 título

 

+ Maiores campeões da Liga Europa: saiba quem está no topo da lista 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes