Mundial de Clubes 2023: times classificados, data e onde assistir

Sete equipes vão participar do torneio mundial em dezembro

Com a participação inédita do Fluminense, o Mundial de Clubes de 2023 já conhece todos os sete clubes que irão disputar aquela que pode ser a última edição sob o tradicional formato. Saiba como vai funcionar o torneio da FIFA, que começa em 12 de dezembro, onde assistir e qual é o chaveamento entre as equipes.

Quais times vão estar no Mundial de Clubes 2023?

Além do Fluminense, também vão disputar o Mundial de Clubes 2023 os times de Manchester City (UEFA), Urawa Reds (Japão), Al Ahly FC (Egito), Club León (México), Auckland City FC (Nova Zelândia) e Al Ittihad FC (Arábia Saudita). A competição acontece de 12 a 22 de dezembro de 2023 em Jidá, na Arábia Saudita.

Sob o tradicional formato da FIFA, utilizado desde 2005, o Mundial de Clubes reúne os atuais campeões continentais da temporada e o vencedor da principal liga do país-sede. O Fluminense representará a América do Sul, enquanto o Manchester City estará à frente da Europa.

A grande surpresa é que o Fluminense, campeão da Libertadores, poderá enfrentar o Manchester City na final do Mundial de Clubes, caso as duas equipes vençam os seus respectivos adversários na semifinal.

A seguir, confira todos os times classificados para o Mundial de Clubes.

 

1 - Fluminense (Brasil): Libertadores da Conmebol

2 - Manchester City (Inglaterra): Liga dos Campeões da UEFA

3 - Urawa Reds (Japão): AFC Liga dos Campeões 2022

4 - Al Ahly FC (Egito): CAF Liga dos Campeões

5 - Club León (México): CONCACAF Champions League

6 - Auckland City FC (Nova Zelândia): OFC Liga dos Campeões

7 - Al Ittihad FC (Arábia Saudita): campeão da principal liga do país-sede

Como vai funcionar o Mundial de Clubes?

O Mundial de Clubes é jogado sob o sistema eliminatório, isto é, todas as cinco fases são disputadas em partida única: a primeira rodada, segunda rodada, semifinal, terceiro lugar e a final. Em caso de empate, a prorrogação terá início e, caso a igualdade permaneça, as cobranças de pênaltis definirão o ganhador.

O campeonato dá o pontapé inicial com a primeira rodada, onde o atual campeão do país enfrenta o representante da Oceania, onde o vencedor caminha até a etapa seguinte, a segunda rodada. Na segunda rodada, o ganhador enfrentará o campeão africano, da CAF, enquanto o representante da Concacaf disputará contra o campeão da AFC, na Ásia.

Daí, os dois vencedores se juntam ao Fluminense e o Manchester e o City na semifinal. Quem levar a melhor vai para a final, e quem perder tentará levar a medalha de bronze para a casa.

Veja a programação completa do Mundial de Clubes, de acordo com o site da FIFA.

Primeira rodada do Mundial de Clubes
Al Ittihad X Auckland City
Data: terça-feira, 12 de dezembro
Horário: 15h (de Brasília)

Segunda rodada do Mundial de Clubes
Al Ahly X Al Ittihad ou Auckland City
Data: sexta-feira, 15 de dezembro
Horário: 11h30 (de Brasília)

Club León X Urawa Reds
Data: sexta-feira, 15 de dezembro
Horário: 15h (de Brasília)

Semifinal do Mundial de Clubes
Fluminense X Al Ahly FC, Al Ittihad FC ou Auckland City
Data: segunda-feira, 18 de dezembro
Horário: 15h (de Brasília)

Club León ou Urawa Reds X Manchester City
Data: terça-feira, 19 de dezembro
Horário: 15h (de Brasília)

3º lugar do Mundial de Clubes:
Perdedor da semifinal 1 x Perdedor da semifinal 2
Data: sexta-feira, 22 de dezembro
Horário: 11h30 (de Brasília)

 

Final do Mundial de Clubes:
Vencedor da semifinal 1 x Vencedor da semifinal 2
Data: sexta-feira, 22 de dezembro
Horário: 15h (de Brasília)

Onde vai ser o Mundial de Clubes em 2023?

O Mundial de Clubes 2023 será disputado na Arábia Saudita, nos estádios Rei Abdullah Sports City e o Príncipe Abdullah al-Faisal, na cidade de Jidá. Com o sucesso do futebol no país e a demanda de astros do futebol migrando para o Campeonato Saudita, a FIFA determinou o local como a sede do evento.

O Estádio Rei Abdullah Sports City tem capacidade para 60.000 espectadores. Em 2020, o lugar foi o palco da Supercopa da Espanha entre Real Madrid e Atlético de Madrid, com triunfo dos merengues nos pênaltis. O estádio foi inaugurado em maio de 2014, com pavilhão poliesportivo, pista de atletismo, campos de treinos cobertos e estacionamento.

Outro estádio é o Príncipe Abdullah al-Faisal, também na cidade de Jidá. Se comparado com o Rei Abdullah, o espaço al-Faisal é extremamente menor, com 27 mil lugares. As equipes de Al Ittihad, Al Ahli e Jeddah FC utilizam o estádio como casa no Campeonato Saudita.

Mundial de clubes 2023
Estádio rei abdullah sports city - foto: reprodução/youtube earthcam

Onde assistir o Mundial da FIFA?

Os direitos de transmissão do Mundial de Clubes da FIFA foram comprados pela TV Globo e a plataforma CazéTV no Youtube, segundo informações do jornalista Allan Simon, do portal UOL. O Sportv, em operadoras de TV por assinatura, também vai exibir os jogos do campeonato.

Na TV aberta, a Globo vai exibir o jogo do Fluminense na semifinal e a final, mesmo se o clube não disputar. Se o Tricolor perder, a emissora também vai mostrar a disputa pela medalha de bronze. O Sportv, por outro lado, exibirá ao vivo todos os confrontos do Mundial de Clubes.

Na internet, a CazéTV, no Youtube, vai transmitir de graça o Mundial de Clubes para todo o Brasil. É possível assistir no site www.youtube.com e também no aplicativo.

 

Confira a convocação da Seleção Brasileira para novembro

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes