Mundial de Clubes 2023 tem prorrogação ou pênaltis?

Competição reúne os campeões de cada continente, mais o convidado, para disputar o troféu da temporada

O Mundial de Clubes, torneio intercontinental organizado pela FIFA, tem formato de jogo único em todas as fases portanto surge a dúvida se tem prorrogação ou se o jogo vai para a disputa de pênaltis em caso de empate. Entenda o regulamento da edição e como funciona.

Tem prorrogação no Mundial de Clubes 2023?

A resposta é sim, tem prorrogação no Mundial de Clubes em todas as fases. De acordo com o regulamento da FIFA, o empate no tempo regulamentar obriga as equipes em questão a disputarem dois tempos extras de 15 minutos para saber quem será o vencedor.

A prorrogação consiste em dois tempos, com um intervalo de cinco minutos. Assim que o tempo da partida acaba, os jogadores devem permanecer em campo, praticarem o aquecimento e logo voltarem para a disputa.

O objetivo é virar o placar em seu favor, ou seja, conquistar a vitória nos tempos extras. No entanto, se a igualdade persistir mesmo após os dois tempos da prorrogação, aí as cobranças de pênaltis entram em ação. São cinco cobranças para cada lado, onde quem marcar mais gols vence.

Em caso de novo empate, aí as cobranças alternadas entram em cena.

Como os clubes se classificam para o Mundial de Clubes da FIFA?

O Mundial de Clubes reúne os seis campeões de cada continente, isto é, da principal competição dos continentes e mais a equipe do país onde o torneio daquele ano é realizado. Por exemplo, na América do Sul o vencedor da Libertadores ganha o direito de jogar a competição em busca do título mundial da temporada.

Os campeões da Libertadores, Liga dos Campeões da UEFA, Champions League AFC, Liga dos Campeões da CAF, Champions da CONCACAF e da OFC jogam o torneio intercontinental. Cada elenco terá a missão de representar o seu país e consequentemente o seu continente.

No entanto, a partir de 2025, a FIFA divulgou que um novo modelo será adotado com mais participantes e novo sistema de confrontos.

Qual é o formato do Mundial de Clubes?

O Mundial de Clubes acontece todos os anos dentro de um período de duas semanas em um único país. Ele assume a forma de um torneio eliminatório direto, com equipes entrando em diferentes estágios.

 

Primeira rodada - O primeiro é um jogo de play-off, entre os vencedores da OFC Champions League e o campeão da liga do país anfitrião.

Segunda rodada - Em seguida é a segunda rodada, com quatro equipes em duas partidas. Nesta rodada, participam os vencedores do play-off, assim como os vencedores da Liga dos Campeões da AFC, da Liga dos Campeões da CONCACAF e da Liga dos Campeões da CAF.

Semi-finals - Os vencedores das duas quartas-de-final passam então para as semifinais, enfrentando os vencedores da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões da UEFA.

Final - Em seguida, os vencedores das duas semifinais se enfrentam para determinar os vencedores do Mundial de Clubes e o manto de melhor time do mundo. E é mais ou menos isso.

...Mas espere, há mais!

Disputa do quinto lugar - Antes das semifinais, os dois perdedores dos jogos da segunda rodada se enfrentam para reivindicar o título de quinto lugar.

Disputa do terceiro lugar - Então, antes da final, os dois lados perdedores das semifinais jogam entre si para determinar o terceiro e quarto lugar.

Quais times estão no Mundial de Clubes 2023?

Sete clubes disputam o Mundial de Clubes da FIFA em dezembro de 2023, na Arábia Saudita. O Fluminense, campeão da Libertadores, representa a América do Sul enquanto o Manchester City, vencedor da Liga dos Campeões, está à frente da Europa.

Coincidentemente, Fluminense e Manchester City jogam pela primeira vez o Mundial.

 

1) Fluminense (Brasil): Libertadores da Conmebol
2) Manchester City (Inglaterra): Liga dos Campeões da UEFA
3) Urawa Reds (Japão): AFC Liga dos Campeões
4) Al Ahly FC (Egito): CAF Liga dos Campeões
5) Club León (México): CONCACAF Champions League
6) Auckland City FC (Nova Zelândia): OFC Liga dos Campeões
7) Al Ittihad FC (Arábia Saudita): convidado do país

Leia também:

Últimas notícias de futebol no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes