Paulistão 2021 vai voltar? FPF prepara novo protocolo sanitário

Entidade apresentará novas regras ao Ministério Público, com o objetivo de retomarem o Estadual; medidas também precisam ser aceitas pelo Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo e pelo governador.

O Paulistão vai voltar? essa é a pergunta que todo torcedor de algum clube que disputa o Campeonato Paulista 2021 faz. Embora o governador João Dória (PSDB) tenha proibido competições esportivas no Estado até o dia 11, há a possibilidade da medida se estender. No entanto, com o calendário cada vez mais apertado, a FPF busca alternativas para retomar a competição e apresentará ao Ministério Público um novo protocolo sanitário.

Mesmo que o órgão aprove a nova versão de regras de biossegurança, o retorno do Estadual só será autorizado, caso o Centro de Contingência da Covid-19 de São Paulo esteja de acordo e o governador dê o aval. A competição está paralisada desde o dia 15 de março, por determinação de Dória, como medida de prevenção à pandemia.

Paulistão vai voltar ? veja o cenário

Ainda não há nenhuma definição sobre um possível retorno do Campeonato Paulista. No entanto, a FPF está otimista em relação a volta dos jogos. Isso porque a entidade elaborou um protocolo que trabalha em pontos que preocupam o Ministério Público, e seguindo as recomendações, os dirigentes acreditam que não há motivos para barrarem a retomada do torneio.

A Federação ainda não tem uma data concreta para a volta da competição. Isso porque não existe uma certeza se o MP aprovará o novo protocolo e nem quanto tempo demorará para analisa-lo. A mesma situação se aplica ao Centro de Contingência. Ambos podem também solicitar algumas alterações na nova versão, o que atrasaria ainda mais o possível retorno.

Mesmo logo depois de uma possível aprovação, a FPF aguardará uma resposta de Dória, para assim, definir as datas, consultar os clubes e finalmente voltar o Paulistão.

O que deve mudar com o novo protocolo do Paulistão?

Médicos dos clubes desenvolveram um novo protocolo, em que indicam a diminuição de funcionários nas partidas, assim como sugerem a criação de “bolhas” para manter as delegações. Outra novidade seria jogos após às 20h, horário que inicia o toque de recolher no Estado, como forma de diminuir as aglomerações próximas aos estádios.

O Ministério Público solicitou a FPF que realize-se testes de Covid-19 nos jogadores nos dias das partidas, uma hora antes do início do jogo. A entidade acha difícil a realização dentro do padrão estabelecido pelo órgão. No entanto, pretende fazer os exames na data dos duelos, só que com uma maior antecedência.

Mp solicita realização de testes para covid-19 uma hora antes das partidas, e fpf aguardar para saber se paulistão vai voltar
Mp solicita realização de testes para covid-19 uma hora antes das partidas, e fpf aguardar para saber se paulistão vai voltar (foto: rodrigo coca/corinthians)

Possível jogo do Corinthians na segunda-feira

Se o Paulistão vai voltar ou não, ainda não há certeza, mas a FPF já deixou os clubes sobreaviso, e quem pode retomar logo aos gramados é o Corinthians. A entidade já prepara a realização da partida do Timão diante da Ferroviária para a próxima segunda-feira, na Arena Fonte, em Araraquara.

A partida válida pela 9ª rodada do Estadual seria antecipada, e o clube alvinegro inclusive já teria entrado em contato com hotéis do município do interior de São Paulo, para se hospedar.

+ Sorteio da Libertadores: horário, onde assistir e possíveis confrontos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes