Paulistão terá treinador estrangeiro campeão pela 9ª vez; veja a lista

Assim como nesta temporada, nas outras oito, apenas técnicos de Palmeiras ou São Paulo ficaram com o título.

Com o treinador português Abel Ferreira e o argentino Hernán Crespo, na final do Paulistão 2021, uma coisa está definida: um técnico estrangeiro vencerá o Estadual. No entanto, o fato não é novidade na competição e esta será a 9ª vez que um gringo fica com a taça. O curioso é que nas outras oito oportunidades, os vencedores eram comandantes ou do Tricolor ou do Alviverde. Veja então uma lista de treinador gringo campeão do Paulistão.

Treinador estrangeiro campeão do Paulistão

A primeira vez que um técnico de fora venceu o principal Estadual do país ocorreu em 1933. Ainda pelo Palestra Itália, o uruguaio Humberto Cabelli ficou com a taça e na temporada seguinte, seu compatriota Ramon Platero levou a equipe palestrina ao título novamente. Logo após seis anos sem um treinador gringo ficar com o troféu de campeão do Paulistão, o italiano Caetano de Domenico conquistou o caneco com o clube Alviverde.

Na década seguinte, os gringos dominaram a competição. O São Paulo conseguiu vencer o torneio com o português Jorge Gomes de Lima, o Joreca, em 1943, 1945 e 1946. Por outro lado, o uruguaio Ventura Cambon conquistou a taça em 1944 e 1950 com o Palmeiras. Logo depois, o Tricolor voltou a vencer o Estadual em 1953 com o argentino Jim Lopes e em 1957 com o húngaro Bela Guttman.

São paulo ganhou paulistão em 1957 com bela gutmann no comando
São paulo ganhou paulistão em 1957 com bela gutmann no comando (foto: reprodução/sãopaulofc. Net)

Por fim, segundo a FPF, o argentino José Poy é o último treinador estrangeiro campeão do Paulistão até então, ao vencer o torneio em 1975 pelo time do Morumbi. O curioso é que, 18 anos antes, na conquista do Tricolor com o húngaro Bela Guttman, Poy estava no elenco e jogou como goleiro titular da equipe.

Lista de técnico estrangeiro campeão do Paulistão:

  • Humberto Cabelli – Uruguai (Palmeiras, 1933/34)
  • Ramon Platero – Uruguai (Palmeiras, 1934)
  • Caetano de Domenico – Itália (Palmeiras, 1940)
  • Jorge Gomes de Lima, Joreca – Portugal (São Paulo, 1943, 1945/46)
  • Ventura Cambon – Uruguai (Palmeiras, 1944, 1950)
  • Jim Lopes – Argentina (São Paulo, 1953)
  • Bela Guttman – Hungria (São Paulo, 1957)
  • José Poy – Argentina (São Paulo, 1975)

Final histórica entre gringos

Se por um lado, um treinador estrangeiro campeão do Paulistão não é novidade, por outro, é a primeira vez que dois gringos se enfrentam na final do torneio. Em 1944, a competição era disputada por pontos corridos e dois técnicos brigaram ponto a ponto pelo título. De um lado, o uruguaio Ventura Cambon pelo Palmeiras e do outro o português Joreca pelo São Paulo.

Ambos até se enfrentaram na competição, mas devido ao formato do torneio, não havia uma final como em competições eliminatórias. Naquele ano, o treinador Alviverde ficou com o caneco e na partida entre as equipes, vitória para o time do Palestra Itália, por 3 a 1.

Palmeiras campeão em 1944 ainda na época dos pontos corridos
Palmeiras campeão em 1944 ainda na época dos pontos corridos (foto: reprodução/palmeiras. Com)

Campeonato Paulista 2021

A final do Paulistão 2021 terá jogos de ida e volta entre Palmeiras e São Paulo. Por tem a melhor campanha, os tricolores possuem o direito de decidir o título em casa. Por isso, o primeiro jogo ocorre no Allianz Parque, nesta quinta (20), às 22h. Já no jogo da volta, o Estádio do Morumbi recebe o clássico Choque-Rei, no domingo (23), às 16h.

+ Final do Cariocão 2021: onde será o jogo do Flamengo e Fluminense?

+ Jogos da Libertadores 2021: saiba onde assistir a 5ª rodada

+ Patrocínios no uniforme do Flamengo 2021: quanto o clube recebe?

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes