Qual foi a maior derrota do Manchester City na história do futebol inglês?

Saiba qual foi a maior goleada que o clube inglês já sofreu na história

Não há dúvidas de que o Manchester City integra a lista de maiores clubes do futebol inglês. Os Citizens colecionam recordes, títulos, participações em finais e grandes vitórias. Mas nem sempre foi assim, contando também com grandes apuros, goleadas e vexames em campo. Saiba qual foi a maior derrota do Manchester City na história do futebol e como foi a partida.

Manchester City sofreu maior goleada do futebol em 2008

A bola rolava pela temporada 2007/08 no Campeonato Inglês, também conhecido como Premier League. Vinte clubes das mais diferentes regiões da Inglaterra disputavam a primeira divisão do futebol inglês em 38 rodadas de pontos corridos.

Com 87 pontos, o Manchester United conquistou o título inglês. O seu rival, Manchester City, teve um ano para qualquer torcedor apagar da memória. Na época, o clube ainda não havia sido comprado pelo milionário sheik Mansour Bin Zayed Al Nahyan, o atual dono do City.

Em 11 de maio de 2008, Manchester City e Middlesbrough disputaram a última rodada do Campeonato Inglês no Riverside Stadium. No primeiro tempo, bastaram 15 minutos para os anfitriões abrirem o placar com Stewart Downing, de pênalti. Para piorar, o defensor Dunne, do City, foi expulso. Com 37 minutos o brasileiro Afonso Alves ampliou,

No segundo tempo o Middlesbrough tomou conta da partida. Stewart Downing fez o terceiro da partida aos 13 minutos, Afonso Alves o quarto aos 15 e Adam Johnson 25 em chute com o pé esquerdo. Para fechar o placar e deixar tudo mais dramático, o Boro fez quatro gols seguidos: O brasileiro Fábio Rochemback, Jérémie Aliadière, e outro do Afonso Alves, o terceiro na goleada.

O brasileiro Elano conseguiu diminuir e dar o gol de honra ao City aos 42 minutos do segundo tempo. Ao fim da partida, o Manchester City terminou a temporada em 9º lugar com 55 pontos, enquanto o Middlesbrough ficou em 13º com 42.

 

Gols: Afonso Alves (3x), Downing (2x), Johnson, Fábio Rochemback e Aliadiere. Elano.

 

Escalação do Middlesbrough: Schwarzer; Young, Riggott, Wheater, Pogatetz; Boateng, Rochemback, Arca, Downing; Sanli e Afonso Alves.

Escalação do  Manchester City: Isaksson; Garrido, Ball, Dunne, Sun; Fernandes, Corluka, Vassell; Petrov, Ireland e Benjani.

Quer saber como foi a partida? Relembre a seguir no vídeo publicado pelo próprio Middlesbrough.

Outras goleadas do City

Além da derrota para o Middlesbrough em 2008, o City coleciona outras goleadas que o torcedor faz questão de esquecer. Na 'era Guardiola', por exemplo, o clube perdeu para o Leicester por 5 a 2, em setembro de 2020, no Campeonato Inglês.

Vardy, atacante do Leicester, marcou os três gols na goleada.

Confira algumas das piores goleadas sofridas pelo Manchester City.

 

  • Manchester City 2 x 5 Leicester - Setembro de 2020 - Campeonato Inglês
  • Everton 4 x 0 Manchester City - Janeiro de 2017 - Campeonato Inglês
  • Manchester City 2 x 3 Manchester United - Abril de 2018 - Campeonato Inglês
  • Manchester United 5 x 0 Manchester City - Novembro de 1994 - Campeonato Inglês

Quantos títulos do Campeonato Inglês o Manchester tem?

O Manchester City tem nove títulos do Campeonato Inglês, o quarto maior campeão de todos os tempos ao lado do Everton com nove troféus já conquistados.

O City ganhou a liga de futebol nos anos de 1936/37, 1967/68, 2011/12, 2013/14, 2017/18, 2018/19, 2020/21, 2021/22 e 2022/23 pela última vez. Dá para dizer que de todas as conquistas, apenas duas delas foram antes do clube ser comprado pelo grupo Abu Dhabi United.

Em 2022/23, sob o comando de Pep Guardiola, o City ultrapassou o Arsenal na tabela de classificação e ganhou o Campeonato Inglês com honras. O clube londrino ocupou a primeira posição durante toda a temporada, mas viu o City brigar rodada por rodada pelos pontos.

O Manchester City já foi campeão da Champions?

Não, o Manchester City nunca venceu a Liga dos Campeões. No entanto, o clube se classificou duas vezes para a final da competição.

Na temporada 2020/21, o City conquistou pela primeira vez em sua história a vaga para a grande final da Champions League. O treinador Pep Guardiola e os astros Kevin De Bruyne, Mahrez, Sterling e Aguero foram responsáveis por levar o elenco inglês até a decisão.

A jornada do City foi longa. Terminou em primeiro lugar no grupo C com 16 pontos, com cinco vitórias e um empate. Superou o Borussia Monchengladbach nas oitavas de final, depois o Borussia Dortmund nas quartas e o PSG na semifinal. Na final, perdeu para o Chelsea por 1 x 0, no Estádio do Dragão, em Portugal.

No ano de 2023, o Manchester City garantiu o passaporte para a final da Liga dos Campeões pela segunda vez em sua história. Fechou em primeiro lugar no grupo G com 14 pontos, somados em quatro vitórias e dois empates, superou o RB Leipzig nas oitavas, o Bayern de Munique nas quartas e o Real Madrid na semifinal.

Manchester City e Inter de Milão vão jogar a final da Champions em 10 de junho de 2023, às 16h, no Estádio Olímpico Atatürk, na Turquia, cidade de Istambul.

 

Leia também:

PSG e Manchester City: quem tem o dono de clube mais rico?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes