Futebol

Quem está na final da Copa do Mundo 2022: Argentina e França disputam título no Catar

Seleção da França venceu o Marrocos na semifinal, enquanto a Argentina ganhou da Croácia do outro lado da chave

Escrito por

É oficial: Argentina e França estão na final da Copa do Mundo 2022! As seleções venceram os seus confrontos na semifinal e carimbaram o passaporte para a decisão no fim de semana no Catar. Tanto argentinos como franceses buscam o tricampeonato no Mundial entre seleções. Quem será o grande campeão?

Argentina venceu a Copa em 1978 e 1986, enquanto os franceses tornaram-se campeões em 1998 e 2018, a última edição realizada pela FIFA.

Quando é a final da Copa do Mundo 2022 entre Argentina e França

A final da Copa do Mundo entre França e Argentina vai ser no domingo, 18 de dezembro, às 12h (Horário de Brasília), no Estádio Lusail, no Catar.

De um lado, os franceses venceram o Marrocos na semifinal enquanto a Argentina derrotou a Croácia do outro lado no chaveamento. Ambas as seleções buscam o terceiro título de sua história.

Em confronto único, quem marcar mais gols é o campeão do mundo na edição de 2022. Em caso de empate, a prorrogação será iniciada em dois tempos de 15 minutos. Se nada mudar, a disputa de pênaltis vai ser realizada entre as duas seleções.

O prêmio em dinheiro para o campeão é de R$ 225 milhões (US$ 42 milhões).

Os argentinos venceram a Croácia na semifinal, enquanto os franceses derrotaram o Marrocos do outro lado da chave. Oito anos depois, um time sul-americano e um europeu se enfrentam em uma final da Copa do Mundo.

Cada um deles coleciona dois troféus. Este será o 13º jogo entre as seleções, o quarto em Copas.

Histórico entre França x Argentina

Em toda a história do futebol, as seleções de França e Argentina se enfrentaram em 12 oportunidades, segundo dados do portal de estatísticas O Gol.

A seleção da Argentina é quem tem a vantagem com seis vitórias, além dos três empates e três triunfos para os franceses. Na Copa do mundo foram três confrontos, no anos de 1930, 1978 e 2018, enquanto os outros encontros foram em amistosos internacionais.

O primeiro encontro foi em 1930, na Copa do Mundo do Uruguai. Por 1x0, a Argentina venceu na fase de grupos da competição.

Já o último duelo, entretanto, foi em 2018, nas oitavas de final. Por 4x3, os franceses avançaram até as quartas de final da Copa da Rússia.

 

Relembre como foi o último jogo entre as seleções.

Quantas vezes a França foi campeã do mundo?

A França tem duas Copas do Mundo, sendo a primeira em 1998 e a outra em 2018 - portanto, é a atual campeão do mundo.

No ano de 1998, o elenco até a final depois de passar por Paraguai nas oitavas, Itália nas quartas e Croácia na semifinal. Sob o comando de Zidane no elenco, ganhou do Brasil por 3x0, com gols de Zidane, dois, e Petit.

Já em 2018, o time francês de Deschamps deixou a própria Argentina para trás nas oitavas de final, o Uruguai nas quartas, e a Bélgica na semifinal da competição da FIFA.

Na final, contra a Croácia, ganhou por 4x3 com gol de Mbappé, o mais jovem a marcar em uma final. Se ganhar em 2022, será o tricampeonato da França na Copa do Mundo.

Esta será a quarta final da equipe na compietção.

Quantas vezes a Argentina ganhou a Copa do Mundo?

A seleção Argentina colecionam dois títulos de Copa do Mundo na história, conquistados nos anos de 1978 e 1986.

Na edição de 1978, jogando em casa, a Argentina passou pela primeira fase e consagrou-se na segunda fase da competição. Já na segunda etapa, ficou em primeiro lugar no grupo B ao vencer Polônia e Brasil, além do Peru na decisão.

Na terceira fase, venceu a Holanda na prorrogação por 3x1.

Já no ano de 1986, no México, deixou o Uruguai nas oitavas de final para trás, mandou a Inglaterra para casa mais cedo nas quartas e a Bélgica na semifinal. Na decisão, ganhou da Alemanha por 3x2 com a presença de Maradona no elenco.

O elenco disputou cinco vezes a final da Copa do Mundo.

Desempenho da França na Copa do Mundo 2022 até a final

A seleção França estreou com goleada em cima da Austrália, 4x1 na primeira rodada do grupo D na fase de grupos da Copa do Mundo. Na segunda rodada, ganhou da Dinamarca de virada por 2x1. Na terceira e última rodada, entretanto, perdeu para a Tunísia por 1x0.

Nas oitavas de final, superou a Polônia por 3x1. Pelas quartas de final, o adversário foi a Inglaterra onde, em clássico internacional, ganhou pelo resultado de 2x1.

Na semifinal, disputada na quarta-feira, 14 de dezembro, a França precisou de apenas 8 minutos para abrir o placar com Theo Hernandez. Os europeus dominaram a primeira etapa até o metade do tempo, com o Marrocos mostrando o poder de reação em campo. O elenco africano buscou, mas apresentou muitas falhas nas finalizações enquanto esbarrou na defesa adversária em diversas vezes. Nos acréscimos, El Yamiq quase empatou com um belo gol de bicicleta, mas a bola bateu no lado direito do goleiro Lloris.

Desempenho da seleção da Argentina na Copa do Mundo 2022 até a final

O início de Copa do Mundo no Catar da Argentina não foi nada como o torcedor argentino esperava. Na primeira rodada perdeu para a Arábia Saudita por 2x1 enquanto na segunda ganhou do México por 2x0 para se manter vivo na competição.

Na terceira e última rodada, ganhou da Polônia por 2x0. Classificado para as oitavas de final, o elenco argentino venceu a Austrália por 2x1 enquanto nas quartas ganhou da Holanda nos pênaltis.

Na semifinal, entretanto, o confronto foi contra a Croácia. No primeiro tempo a Argentina logo tomou a frente da partida e, aos 33 minutos, Álvarez caiu na área após ser derrubado pelo goleiro Livakovic. Messi bateu e acertou em cheio as redes do goleiro croata.

Os argentinos dominaram o jogo e Álvarez marcou o segundo em campo em jogada de contra-ataque. No segundo tempo, a Croácia buscou mais o resultado mas 29 minutos Álvarez ampliou o placar após lindo passe de Messi que deixou a defesa europeia sem chances.

Assista ao lance de Messi.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Marrocos já ganhou Copa do Mundo?

Por que a Copa de 2026 da FIFA vai ser em 3 países?

Quando começa e onde vai ser a Copa do Mundo feminina de 2023

Última modificação em 14/12/2022 17:59

Beatriz Fabbri

Jornalista, especialista na cobertura de futebol internacional, esportes, e apaixonada por animais.

Compartilhe
Escrito por