Relembre o primeiro rebaixamento do Vasco no Campeonato Brasileiro

Equipe carioca foi rebaixada para a segunda divisão em 2008 pela primeira vez depois de uma campanha pífia na elite

Com 123 anos de tradição no futebol, o Vasco obteve uma jornada de conquistas. Porém, assim como todo grande elenco, acumula também inúmeras adversidades em sua história. Em 2008, por exemplo, foi rebaixado para a segunda divisão do Brasileiro pela primeira vez, algo inimaginável aos torcedores. A seguir, relembre como se deu o primeiro rebaixamento do Vasco.

Relembre o primeiro rebaixamento do Vasco

O ano era 2008. Classificado para o Campeonato Brasileiro Série A após terminar a temporada de 2007 na 10ª posição, o Vasco estava confiante. Sob o comando de Antonio Lopes, estreou em maio com uma derrota para o o Internacional no Campeonato Brasileiro em 1 a 0. Porém, a partir da segunda rodada, mostrou uma melhora significativa.

A situação só passou a preocupar os torcedores e a diretoria de Eurico Miranda, presidente do Vasco na época, a partir da rodada número 11 quando derrotas e empates eram constantes em campo. Até o returno, o elenco carioca chegou a trocar duas vezes de treinador, até contratar Renato Gaúcho em definitivo em setembro. Nada melhorou, e o Vasco encaminhou-se para a 38ª rodada sob ameça de ser rebaixado.

Em 7 de dezembro de 2008, o Vasco recebeu o Vitória pela última rodada do Brasileiro. Era tudo ou nada para o elenco carioca que contava com Edmundo, Madson e Alex Teixeira em campo. Para escapar, precisava ganhar o seu jogo e torcer por tropeços de Figueirense, Atlético-PR e Náutico. Porém, os dois clubes do Sul venceram os seus respectivos confrontos e o pernambucano empatou.

Já o Vasco foi derrotado em São Januário pelo Vitória em 2 a 0 com gols de  Leandro Domingues e Adriano, o que fez com o que o Cruzmaltino terminasse em 18ª posição com apenas 40 pontos, sendo onze vitórias, sete empates e vinte derrotas, tendo  aproveitamento de apenas 35%. Este, então, foi o primeiro rebaixamento do Vasco na história.

Veja o vídeo do primeiro rebaixamento do Vasco:

Quem era o técnico no primeiro rebaixamento do Vasco?

Renato Gáucho era o técnico do Vasco quando o elenco foi rebaixado para a segunda divisão do Brasileirão pela primeira vez. No entanto, a presença do comandante se deu após sucessivas trocas do comando.

No começo da temporada Antônio Lopes era o treinador do Vasco. Porém, com os breves resultados ruins em campo, Tita e até mesmo Romário assumiram provisoriamente o comando do elenco. Por fim, em setembro, Renato Gaúcho foi contratado para salvar o time mas a ideia também não vingou.

O trabalho durou treze rodadas no Brasileiro com quatro vitórias, dois empates e sete derrotas. Na última rodada, a derrota para o Vitória em 2 a 0 consagrou o primeiro rebaixamento do Vasco.

Primeiro rebaixamento do vasco
Renato gaúcho no último jogo do vasco em 2008. Foto: reprodução youtube / rede globo

Quantas vezes o Vasco já foi rebaixado?

Contando com 2008, o Vasco caiu para a segunda divisão do Brasileiro em quatro oportunidades, sendo também pelos anos de 2013, 2015 e por último em 2020. Com estes números, é o clube que mais foi rebaixado no futebol brasileiro, desbancando Botafogo, Grêmio e Palmeiras.

Entretanto, se contabilizar os campeonatos desde 1988, disputado no formato de mata-mata, as equipes do América-MG, Coritiba, Goiás, Santa Cruz, Sport, Vitória, Avaí e Guarani possuem mais rebaixamentos do que o Vasco.

Por que o Vasco foi rebaixado em 2020?

Com a pandemia do Covid-19, o futebol brasileiro precisou ser paralisado em 2020. Marcado para maio, o Campeonato Brasileiro teve início somente em agosto com os estádios sem público, testagem em massa de jogadores e cuidados extremos com a quarentena.

No começo da temporada, o Vasco obteve uma boa sequência de três vitórias e um empate logo nas primeiras rodadas com o desempenho fenomenal do argentino German Cano no ataque. Porém, a partir da 11ª rodada, tudo começou a mudar. Foram dez rodadas seguidas sem vencer no campeonato, deixando o torcedor sem esperanças.

A primeira vitória veio na rodada de número 22 contra o Sport mas, até a reta final, o Vasco seguiu colecionando derrotas e acabou confirmando o rebaixamento para a segunda divisão na última rodada mesmo ganhando do Goiás por 3 a 2 em fevereiro de 2021. O elenco terminou na 17ª posição com 41 pontos, sendo dez vitórias, onze empates e dezessete derrotas.

O Vasco começou o ano sob o comando do português Ricardo Sá Pinto mas, em dezembro, foi demitido pela diretoria por não mostrar bons resultados em campo. Depois, Luxemburgo assumiu a equipe até a última rodada, porém mesmo com a sua vasta experiência no futebol brasileiro, não conseguiu livrar o time do rebaixamento.

Primeiro rebaixamento do vasco
Vasco e internacional pela 36ª rodada em 2020. Foto: thiago ribeiro / agif cbf
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes