Flamengo hepta? Entenda o que foi a Copa União de 1987

Embora a CBF considere o Flamengo hexacampeão brasileiro, o clube se diz hepta; polêmica é antiga e começou com a Copa União de 1987

A discussão veio à tona em 2019 e pode voltar em 2020 caso o Flamengo dispute o título brasileiro: afinal, o rubro-negro carioca é hepta ou hexa? Se vencer outro Brasileirão, poderá ser chamado de octa? Para entender a polêmica em torno desta questão, é preciso falar sobre o que foi a Copa União de 1987.

A virada de mesa de 1986

No começo dos anos 1980, o Campeonato Brasileiro estava inchado. A edição de 1985, por exemplo, teve 44 participantes. Para reduzir este número, a CBF determinou que apenas os 24 melhores times do Brasileirão de 1986 disputariam a primeira divisão do ano seguinte.

Mas a confusão começou quando o Joinville conseguiu os pontos de uma partida contra o Sergipe após um caso de doping. Assim, o Vasco estaria fora da segunda fase e, consequentemente, do Brasileirão de 1987. O time carioca recorreu à Justiça comum, até que a CBF aceitou aumentar o número de classificados de 32 para 36.

Até aí, tudo bem. Mas, após a disputa da segunda fase, times como Sport, Botafogo, Vitória e Coritiba foram eliminados. Para evitar o rebaixamento, os clubes recorreram à Justiça, protestando contra a virada de mesa da primeira fase. Pressionada e em crise financeira, a CBF então anunciou que não teria condições de organizar o Campeonato Brasileiro de 1987.

A formação do Clube dos 13

Ao tomarem conhecimento da decisão da CBF, os dirigentes dos clubes de maior torcida do Brasil se uniram para organizar o próprio campeonato. Nascia então o Clube dos 13, encabeçado pelo presidente do São Paulo, Carlos Miguel Aidar, e Márcio Braga, do Flamengo.

A associação pretendia organizar um campeonato chamado Copa União apenas com os grandes clubes de Rio, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Para não dizer que se esqueceram do Nordeste, chamaram também o Bahia. Para fechar um torneio com 16 times, outros três foram convidados: Santa Cruz, Goiás e Coritiba. Curiosamente, o Guarani, vice-campeão do ano anterior, ficou fora. Assim como o América-RJ, que ficou em terceiro lugar no Brasileirão de 1986.

A Copa União de 1987

Zico comemora título do flamengo em 1987: hepta ou hexa?
Reprodução

Apesar do caráter elitista e dos protestos dos clubes que ficaram de fora, a Copa União se apresentava para o público como um Campeonato Brasileiro. A Globo transmitia os jogos, e a Coca-Cola patrocinava os times que não tinham nenhum anúncio na camisa. A competição, portanto, foi um sucesso de público e audiência.

Mas a CBF não quis ficar para trás, e também organizou o seu campeonato. Assim, os times renegados pelo Clube dos 13 formaram o Módulo Amarelo do Brasileirão de 1987. E a Copa União ganhou a alcunha de Módulo Verde.

Acontece que, para o Clube dos 13, o Módulo Amarelo era a segunda divisão. A CBF, no entanto, pensava diferente. A entidade então elaborou um regulamento que previa o cruzamento entre os campeões dos módulos verde e amarelo.

O Clube dos 13 nunca concordou com esse cruzamento. Mas o então vice de futebol do Vasco, Eurico Miranda, tinha aceitado o acordo com a CBF. Assim, a entidade determinou que Flamengo e Inter, campeões do Módulo Verde, deveriam enfrentar Sport Recife e Guarani, vencedores do Módulo Amarelo.

Mas o Flamengo, que já havia comemorado o título da Copa União após vencer o Inter na final, não compareceu para disputar o quadrangular final. O time gaúcho também boicotou os jogos. Sport e Guarani venceram por WO e disputaram o título, com vitória do time pernambucano.

Flamengo é hepta?

O Sport estava então declarado campeão brasileiro de 1987 pela CBF, título recentemente ratificado por decisão do STF. Mas o rubro-negro considera a Copa União como um título nacional, e sempre contabilizou o troféu em sua soma de conquistas. Por isso, a torcida do Flamengo comemorou o hepta em 2019.

No entanto, a CBF considera o time carioca como hexa. Por outro lado, a entidade reconhece que o Flamengo pode, sim, se considerar hepta. "A CBF esclarece que, ao longo do processo judicial sobre o Campeonato Brasileiro de 1987, defendeu que o título fosse compartilhado entre Sport Clube do Recife e Clube de Regatas do Flamengo”, informou o órgão em comunicado à imprensa no ano passado.

“A decisão judicial determinou que o Sport Clube do Recife fosse considerado o Campeão Brasileiro daquele ano. Sob o ponto de vista esportivo, a CBF, à título de opinião, considera que o Clube de Regatas do Flamengo é merecedor da designação de heptacampeão brasileiro", esclareceu a CBF.

Além do título de 1987, o Flamengo também conquistou os Brasileiros de 1980, 1982, 1983, 1992, 2009 e 2019. Assim, em 1992, os cariocas reivindicaram a famosa Taça das Bolinhas, que deveria ser entregue ao primeiro pentacampeão brasileiro. Mas a indefinição sobre o assunto fez com que o troféu fosse trancafiado em um cofre da Caixa Econômica Federal.

Bebeto faz o gol do título do flamengo em 1987: hepta ou hexa?
Celso meira/globo

O time do Flamengo em 1987

A quarta das sete conquistas rubro-negras no Campeonato Brasileiro teve como protagonista o atacante Bebeto, autor dos gols do Flamengo na final contra o Internacional. Além disso, a equipe do técnico Carlinhos ainda contava com Renato Gaúcho e também com o craque Zico.

Leonardo, hoje diretor do PSG, também estava naquele time, além do volante Andrade, o lateral-direito Jorginho e o meia Zinho. O esquadrão rubro-negro teve que passar pelo temido Atlético-MG na semifinal. A equipe comandada pelo técnico Telê Santana estava invicta no torneio, mas caiu diante dos cariocas em mais um capítulo da rivalidade entre os dois times.

Já o Internacional, que tinha Taffarel no gol, derrotou o Cruzeiro na semifinal e, na decisão contra o Flamengo, empatou em casa no jogo de ida. No Maracanã, diante de 91 mil torcedores, Bebeto fez o gol do título rubro-negro. Assim, hepta ou não, o Flamengo vencia a Copa União derrotando os melhores times do país. Por outro lado, Sport e Guarani representaram o país na Libertadores do ano seguinte.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes