GP de São Paulo vai ter Sprint Race; classificação é novidade da F1

Fórmula 1

Prova será realizada entre os dias 5 e 7 de novembro de 2021 no Circuito de Interlagos na capital paulista

Em novembro, a capital paulista vai receber o Grande Prêmio de São Paulo no Circuito de Interlagos para a 20ª etapa da temporada. A novidade é a corrida Sprint Race, modelo de classificação que ainda está em fase experimental, mas que dará as caras no GP de São Paulo de 2021.

A Fórmula 1 escolheu três etapas para receber a Sprint Race na temporada. A primeira aconteceu no Grande Prêmio da Inglaterra, no Circuito de Silverstone, em julho, com a vitória de Max Verstappen na prova e Lewis Hamilton na corrida oficial. A segunda Sprint acontecerá no GP da Itália em setembro no Circuito de Monza. Por fim, o GP de São Paulo também vai receber a terceira e última corrida experimental.

Como será a Sprint Race no GP de São Paulo da Fórmula 1?

A sprint race, ou corrida de classificação, é uma corrida menor e mais rápida, ou seja, conta com 100km e 24 voltas em Interlagos com duração de 30 minutos. Além do tempo, os pilotos não terão o acesso ao pit stop, mas sendo livres para escolher os pneus. As três primeiras posições ganham uma pontuação, sendo 3 para o primeiro, 2 para o segundo e 1 ponto ao terceiro. A cerimônia e as sessões com a imprensa também estão suspensas pela entidade.

Na sexta-feira, o primeiro treino livre será realizado na parte da manhã. Depois, pela tarde, a corrida de classificação vai definir onde cada um dos pilotos vai largar no dia seguinte pela Sprint Race. Então, no sábado, a corrida sprint é realizada na parte da tarde para definir o grid de largada na corrida de domingo.

Quando será o GP de São Paulo na Fórmula 1 em 2021?

A etapa de São Paulo, a 20ª na temporada 2021 da Fórmula 1, está marcada para acontecer entre os dias 5 e 7 de novembro no calendário oficial. Entretanto, a data pode sofrer alterações e, dessa maneira, a prova pode ser remarcada para a semana seguinte, ou seja, 12 até 14 de novembro.

No primeiro dia, o treino livre será realizado às 11h30 (horário de Brasília), e depois, a corrida que define a classificação com Q1, Q2 e Q3 para a corrida sprint no dia seguinte a partir das 15h. Então, no sábado, a corrida sprint na parte da tarde para definir então o grid de largada da corrida de domingo será realizada às 15h.

Por fim, a corrida será realizada na parte da tarde, às 14h, no horário de Brasília.

 

Sexta-feira

  • Primeiro treino livre – 11h30
  • Treino de classificação sprint – 15h

Sábado

  • Treino Livre 3 – 12h
  • Sprint Race – 15h

Domingo

  • Corrida da Fórmula 1 no GP da Inglaterra – 14h
  • VT da Corrida no GP da Inglaterra – 21h

Conheça o Circuito de Interlagos na Fórmula 1

A etapa de São Paulo na temporada será realizada no Autódromo José Carlos Pace, ou Autódromo de Interlagos, exigindo dos pilotos 71 voltas do Autódromo José Carlos Pace de 4.309 quilômetros no domingo, 7 de novembro de 2021.

O espaço foi construído em 1938 tendo como inspiração três outros circuitos: Brooklands no Reino Unido, Roosevelt Raceway nos Estados Unidos e Montlhery na França. Já o primeiro Grand Prix aconteceu somente em 1973 após o grande sucesso de Emerson Fittipaldi na modalidade, vencendo em 1973 e 1974, além de levar o nome do país ao redor do mundo.

A pista traz curvas inclinadas aos profissionais que disputam os treinos e corridas, em um espaço oval logo no começo da prova. Depois, mudanças de curvas são consideradas difíceis por grande parte dos pilotos, exigindo muito cuidado e atenção. Por fim, o recorde pertence à Valtteri Bottas, da Mercedes, em 2018 com o tempo de 1m10s540.

Ingresso fórmula 1 2021
Confira as principais informações do gp de são paulo. Foto: fórmula 1 oficial / www. Formula1. Com

Leia também - GP de São Paulo 2021 na Fórmula 1 terá novo lote de ingressos

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes