Quantos pontos vale um touchdown no futebol americano?

Saiba como funciona a pontuação do futebol americano e quando ocorre um touchdown na partida.

Para vencer um confronto no futebol americano, é necessário que uma equipe pontue mais que seu adversário. Por isso, os times sempre buscam conquistar o máximo de touchdowns possíveis dentro da partida para aumentarem sua pontuação. No entanto, você sabe quantos pontos vale um touchdown?

Quantos pontos vale um touchdown?

Um touchdown vale seis pontos em uma partida de futebol americano. Para conquistá-lo a equipe precisa ter a posse da bola dentro da área de gol do adversário (end zone). O time pode conquistar a pontuação por meio de uma jogada terrestre, quando um atleta corre com a bola e consegue passar a linha. Ou então, por meio de uma jogada aérea, quando o jogador dentro da área recebe um passe.

Logo depois de marcar um touchdown, a equipe ganha a chance de converter um chute extra e garantir mais um ponto. Ou então, de tentar uma conversão de dois pontos ao cruzar novamente a linha de gol, seja por meio de uma jogada terrestre, através de uma corrida, ou aérea, por meio de um passe.

Jogador próximo de adentrar na end zone e anotar um touchdown
Jogador próximo de adentrar na end zone e anotar um touchdown - foto: mackenzie shanklin

Quando ocorre um touchodown?

Um touchdown ocorre quando uma equipe consegue adentrar a linha de gol de seu adversário. Para isso, há então duas opções em jogadas de ataque: jogada terrestre ou área. Na primeira, o atleta corre com a posse da bola e cruza a linha de gol do adversário. Já na segunda alternativa, o jogador, dentro da end zone, recebe um passe e consegue recebê-lo.

Como funciona a pontuação do futebol americano?

Existem algumas maneiras de um time conseguir pontuar em um jogo de futebol americano, sendo o touchdown (6 pts), field goal (3pts), safety (2pts) e o ponto extra (2 ou 1 pt). Além do touchdown, que vale seis pontos, uma equipe pode conseguir pontuar através de um field goal. Nessa alternativa, o time conquista três pontos ao acertar o "Y", através de um chute.

Há momentos que o time pode esgotar suas descidas (são quatro chances para avançar 10 jardas) e para não arriscar uma quarta e ter que dar a bola ao rival, caso não conquiste as 10 jardas, a equipe arrisca um chute para tentar conseguir os três pontos. Essa opção é utilizada na maioria das vezes, quando uma equipe passa o meio do campo e se aproxima da linha de gol do adversário.

Se ainda estiver no seu campo de defesa, a solução é ir para o punt, um chute para então devolver a bola ao adversário. Isso porque, caso o time arrisque a quarta descida e não consiga alcançar as 10 jardas, o adversário tem a posse da bola de onde jogada parou.

O safety não é sempre que ocorre em uma partida de futebol americano. Nessa situação, um jogador de ataque é derrubado com a posse da bola dentro de sua própria end zone e não na do adversário. Quando isso ocorre, a equipe que forçou o safety ganha dois pontos.

Por fim, uma equipe pode garantir pontos logo após anotar um touchdown. Nessa situação, o time tem duas opções: arriscar um chute e tentar garantir 1 ponto ou então arriscar mais uma jogada e tentar invadir a end zone adversária para conquistar dois pontos.

Tom brady prepara-se para dar um passe, em busca do touchdown
Tom brady prepara-se para dar um passe, em busca do touchdown - foto: divulgação/tampa bay buccaneers

Quais os pontos no futebol americano?

  • Touchdown: 6 pontos
  • Field Goal: 3 pontos
  • Safety: 2 pontos
  • Após o touchdown: 1 ponto (Field Goal) ou 2 pontos (Touchdown)

Leia também:

+ Quais os maiores campeões da Copa do Mundo?

+ VÍDEO: Tom Brady extrapola em comemoração e sai carregado

+ Qual é a seleção da Copa América 2021? Confira os eleitos da Conmebol

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes