Regras do Futebol Americano: entenda como funciona

Esporte da bola oval inicia a nova temporada a partir do mês de setembro, conheça então as regras para não perder nada.

O Futebol Americano é um dos esportes mais tradicionais dos Estados Unidos e o seu número de fãs aumenta a cada ano no Brasil. A NFL (National Football League) é a liga norte-americana responsável por organizar a competição no país e, dia 9 de setembro, inicia a nova temporada da modalidade. Para ficar por dentro do esporte da bola oval, confira as regras básicas do futebol americano.

Super Bowl 2023: transmissão de graça e como assistir na TV e celular

Quais as principais regras do futebol americano?

O futebol americano é um esporte um tanto quanto complexo em questões de regras. Basicamente, uma partida é disputada entre duas equipes, com 11 jogadores para cada lado, totalizando 22 atletas em campo. No entanto, cada time possui seus jogadores de ataque, defesa e especiais.

Quando se está com a posse de bola, jogam os atletas de ataque, quando se está sem, coloca-se a campo os de defesa. Já em ocasiões de chute, como kick off (para iniciar o jogo) e punts (você entenderá o que é logo abaixo), vão a campo os jogadores especiais.

Vence o jogo quem conquistar mais pontos. Para isso, os clubes buscam anotar um Touchdown (TD), que consiste em adentrar a linha de gol adversária, popularmente chamada da "end zone". Ao conseguir o feito, a equipe garante seis pontos e ainda pode converter um extra point, ao acertar um chute no poste em formato de Y e conseguir um ponto, ou então ir para conversão de dois e ter mais uma jogada para tentar invadir a end zone .

Durante a posse de bola, o time possui quatro oportunidades (“downs” ou descidas) para avançar, no mínimo, 10 jardas (9,14 metros). Quando em até quatro tentativas o time consegue o feito, chama-se isso de 'first down". Então, ele ganha mais quatro tentativas para conseguir mais 10 jardas, até ir se aproximando da end zone adversária.

Veja a imagem do campo de futebol americano, logo abaixo. As zonas coloridas, são as end zones, onde anota-se o TD.

Nas regras do futebol americano, uma equipe tem quatro descidas para conseguir, no mínimo 10 jardas
Nas regras do futebol americano, uma equipe tem quatro descidas para conseguir, no mínimo 10 jardas - foto: kevin sabitus/chiefs. Com

Quanto tempo dura uma partida de futebol americano?

De acordo com as regras do futebol americano da NFL, uma partida tem a duração de 60 minutos, mas sendo dividida em quatro quartos de 15 minutos cada. Entre o segundo e terceiro quarto, há um intervalo de 12 minutos, durante o qual as duas equipes saem de campo.

Caso a partida termine empatada, joga-se uma prorrogação, no estilo "morte súbita". Ou seja, quem pontuar primeiro, vence o confronto.

Como funciona a pontuação do futebol americano?

De forma básica existem quatro maneiras de um time conseguir pontuar: touchdown (6 pts), field goal (3pts), safety (2pts) e o ponto extra (2 ou 1 pt). O TD, como dito anteriormente, ocorre quando uma equipe invade a "end zone" adversária.

Para conseguir o feito existem duas opções de jogadas de ataque: terrestre e aérea. A primeira, como o próprio nome diz, é pelo chão. Nele, um time invade a end zone adversária por meio de uma corrida. Já na aérea, o atleta recebe um passe, consegue agarrar a bola e anota o TD.   

Além do touchdown, uma equipe pode pontuar através de um field goal, ao acertar um chute dentro do Y e garantir três pontos.  O field goal ocorre em momentos que a equipe está no campo de ataque com a posse da bola, mas não quer arriscar sua quarta descida. Então, opta pelo chute, pois caso acerte a bola dentro do Y, garante os três pontos.

Se na quarta descida, ao invés de tentar um field goal o time decidir arriscar mais uma jogada e não conseguir o "first down", o adversário recupera a posse de bola, de onde a jogada parou.

Em um field goal, jogador precisa acertar a bola dentro do poste em formato de y
Em um field goal, jogador precisa acertar a bola dentro do poste em formato de y - foto: divulgação/los angeles rams

O que é o safety?

O safety ou safety touch é outro método de pontuação nas regras do futebol americano que vale dois pontos, mas não é sempre que ocorre em uma partida. Nessa situação, um jogador de ataque é derrubado com a posse da bola dentro de sua própria end zone e não na do adversário. Quando isso ocorre, a equipe que forçou o safety ganha dois pontos.

Por fim, uma equipe pode garantir pontos logo após anotar um touchdown. Nessa situação, o time tem duas opções: arriscar um chute e tentar garantir 1 ponto ou então arriscar mais uma jogada e tentar invadir a end zone adversária para conquistar dois pontos.

Quando ocorre a mudança de posse de bola?

A mudança da posse de bola no futebol americano ocorrem em algumas ocasiões como os turnovers: fumble e interceptação. Ou então quando uma equipe decide ir para o punt. O fumble ocorre quando o jogador que está com a posse de bola, deixa ela escapar antes do fim da jogada. Com isso, a bola fica viva no gramado e será de quem pegá-la primeiro.

Já a interceptação, é quando o jogador da equipe que está defendendo recupera a bola, após uma passe errado do adversário. Com isso, a posse de bola muda de equipe.

Exemplo de uma interceptação de passe

Reprodução/gifs. Com
Reprodução/gifs. Com

Por outro lado, o punt ocorre quando uma equipe decide chutar a bola para devolver ela ao adversário. Isso porque, como dito no início da matéria, cada equipe tem até quatro descidas para avançar, no mínimo, 10 jardas.

No entanto, ao realizar a terceira descida e perceber que se está longe de conquistar o first down, a solução é ir para o punt e chutar a bola para a defesa adversária. Pois, caso a equipe opte por arriscar a quarta descida e não consiga o first down, a bola será do adversário no local que a jogada parou.

No entanto, a maioria das vezes que um time decide ir para o punt, é quando se está longe da end zone adversária. Caso a equipe esteja próxima, uma das alternativas é então arriscar o field goal e conquistar três pontos

Leia também:

Quantos pontos vale um touchdown no futebol americano?

Super Bowl: relembre os 10 melhores shows do intervalo

Você pode gostar também
2 Comentários
  1. Avatar de rangel dourado santos
    Rangel Dourado Santos Diz

    Olhando para a história medieval, percebi que as batalhas travadas eram diferentes dos filmes, então fui atrás do que mais parecia ser uma batalha medieval e descobri o futebol americano. O primeiro jogo que vi, não entendi nada. Eram regras complicadas, com uma pontuação complicada.
    Decidi aprender e com caderninho e caneta na mão encontrei este post. Agora sei o básico, mas não havia o “punt” (pra que serve dar a bola para o time adversário?)
    e depois com uma olhada mais detalhada vi que: se sei que na quarta descida não vou conseguir, então não vou querer a bola próximo da “zona final” dá-lhe um chutão pra frente 🙂 (punt) e o adversário começará com bola no campo de defesa.
    Assim eu entendi. Agora vou ver a segunda partida.

  2. Avatar de sérgio
    Sérgio Diz

    Melhor matéria que já li sobre as regras do futebol americano. Parabéns

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes