O treino classificatório da F1 vai passar na Band no sábado?

Saiba como assistir ao treino de classificação no sábado, 27 de maio, pelo Grande Prêmio de Mônaco

Depois de muita espera, a Fórmula 1 finalmente chega à Mônaco, o luxuoso principado conhecido pelos cassinos, hotéis e o porto repleto de iates. Neste fim de semana, o Grande Prêmio de Mônaco reúne os vinte pilotos no circuito de rua. No sábado, o treino classificatório da F1 vai definir o grid de largada, mas como assistir? A Band vai exibir ao vivo?

O treino qualificatório no sábado define a posição de cada piloto para a corrida no domingo. Não há pontuação, enquanto o primeiro colocado garante a pole position e a vantagem de largar em primeiro lugar em Mônaco.

Veja aqui: grid de largada da Fórmula 1

Band vai transmitir o treino classificatório da F1?

Neste sábado, 27 de maio, a Bandeirantes não vai transmitir o treino classificatório da F1 do GP de Mônaco ao vivo porque vai exibir a última rodada do Campeonato Alemão.

Para assistir o treino de classificação o torcedor deve sintonizar o site Band.com.br e plataforma Bandplay ao vivo e de graça às 11h, além do canal BandSports, na TV paga.

A Band vai exibir a partir das 13h, horário de Brasília, um VT do treino de classificação na TV aberta.

 

Sábado, 27 de maio:
07h30 – treino livre 3 (BandSports)
11h – treino de classificação (BandSports, site da BAND e BandPlay de graça)
13h – REPRISE do treino de classificação (Band e Bandplay)

Domingo, 28 de maio:
10h – GP de Mônaco (Band, Bandsports, Band.com.br e Bandplay)
15h – REPRISE GP de Mônaco (BandSports)

Como funciona o treino de classificação da Fórmula 1?

O treino classificatório da F1 tem como principal função definir o grid de largada da corrida de domingo. As posições de cada piloto formam a classificação, ou seja, onde o piloto terminar é onde ele vai largar no Grande Prêmio.

O qualificatório é sempre disputado no sábado, antes do terceiro treino livre. Em 2023, a FIA colocou um novo formato para teste em algumas provas, onde o treino classificatório acontece na sexta, definindo o grid e no sábado a corrida sprint apenas para pontuar os melhores.

O treino de classificação acontece em três sessões: Q1, Q2 e o Q3. Todos os vinte pilotos participam e não tem ordem, cada profissional pode entrar na pista quando quiser. A primeira sessão tem 18 minutos, onde as melhores voltas se classificam para a segunda etapa e os cinco últimos são eliminados. No Q2, segunda sessão, os pilotos correm por 15 minutos, novamente os cinco últimos são eliminados.

No Q3, última sessão, são 12 minutos de treino. O piloto que conseguir a volta mais rápida e em menor tempo é pole position no fim de semana, largando em primeiro lugar. A classificação final do treino é o grid de largada.

Conheça o Circuito de Mônaco

Um dos mais famosos e tradicionais circuitos de rua da Fórmula 1 é o de Mônaco. No domingo serão 78 voltas no Circuito de Mônaco de 3,337 quilômetros em Monte Carlo, a partir das 10h, horário de Brasília.

A pista está presente desde que a cidade de Monte Carlo existe, tornando-se parte importante da história de Mônaco. A corrida pertence ao calendário da Fórmula 1 desde 1950, a primeira edição da elite do automobilismo, e não sai do calendário desde 1955.

O circuito exige muita atenção dos pilotos já que é incrivelmente estreito. As ultrapassagens nas ruas estreias é um grande desafio para os atletas, podendo causar acidentes e muitos problemas. O recorde pertence à Lewis Hamilton, em 2021, com o tempo de 1:12.909.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por FORMULA 1® (@f1)


Leia também:

Onde assistir as corridas da Fórmula 1 em 2023: ver F1 na TV e celular

Vai ter brasileiro na F1 2023? Saiba quem vai representar o Brasil

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes