Qual é o champagne da Fórmula 1 e origem da tradição

Champagne da fórmula 1 é de marca italiana

Os torcedores e amantes da Fórmula 1 podem até desconhecer a origem da tradição, mas que é praxe estourar o champagne no pódio da Fórmula 1 é. E todo mundo conhece esse legado. Porém, desde quando isso ocorre? Qual é o champagne da Fórmula 1? Veja algumas curiosidades que envolvem a famosa tradição e desde quando a prática foi adotada.

Qual é o champagne da fórmula 1?

De acordo com a Forbes, desde 2021 a produtora de espumante Ferrari Trento entrega o champagne da Fórmula 1. Apesar do nome se assemelhar a marca automotiva Ferrari, o nome do bebida não tem a mesma origem da italiana de carros. A bebida foi batizada assim graças a seu criador, Giulio Ferrari.

O italiano decidiu fazer espumante na Áustria e na Itália utilizando um método especial, essencialmente o mesmo que o tradicional método Champenoise (Champagne) fazia, com o vinho sendo envelhecido por quatro a cinco anos.

Em 1952, o italiano Giulia Ferrari passou a produção para as mãos de Bruno Lunelli, proprietário de uma loja de vinhos no Trento, que manteve o elevado padrão de qualidade do produto.

O champagne da Fórmula 1 é produzido com a uva Chardonnay, da região de Trentino-Alto Ádige, na Itália. A fermentação alcoólica acontece em cubas de aço inoxidável, sob temperatura controlada e o sabor final da bebida é bem característico.

Antes de 2021, o champagne da Fórmula 1 era o Carbon champagne. Todas as garrafas deste produtor eram de fibra de carbono, material frequentemente utilizado na construção de automóveis e em outros tipos de veículos.

A troca da marca de champagne da Fórmula 1 oficial aconteceu depois que a Ferrari venceu a disputa com os antigos produtores de champagne. Pelos próximos três anos, assim, todas as vitórias serão celebradas com o Champagne Ferrari Trento.

Assim, hoje, o modelo do champagne da Fórmula 1 oficial é o blanc-de-blanc 100% Chardonnay, apresentado em uma garrafa de três litros ou em uma garrafa Jeroboam.

Veja a próxima corrida da Fórmula 1 

Qual é o champagne da fórmula 1
Champagne da fórmula 1 é de marca italiana - foto: divulgação/ferrari trento/f1

Tradição do champagne da Fórmula 1

A tradição de comemorar estourando um champagne no pódio da Fórmula 1 há mais de 70 anos. O primeiro piloto a receber um champagne da Fórmula 1 no pódio foi o argentino Juan Manuel Fangio, quando ganhou o Grande Prêmio da França, em 1950. Nesse momento, a corrida estava sendo sediada em Reims, localizada na região de Champagne, na França.

Depois da corrida que levou a vitória ao argentino, os franceses herdeiros da marca Maison Moet & Chandon, Paul-Chandon Moët e Fréderic Chandon de Briailles, premiaram o vencedor com a garrafa. O momento fez história e, a partir dessa data, todos os vencedores da prova de automobilismo passaram a ser premiados com a bebida. Nessa época, não havia a tradição de estourar o champagne.

O outro marco da tradição foi em 1966, durante a cerimônia das 24 Horas de Le Mans, também realizada na França. Os destaques da competição foram Bruce McLaren, Chris Amon, Ken Miles e Denny Hulme. Porém, quem teve maior visibilidade na hora da premiação foi o suíço Jo Siffert, que acabou em quarta colocação geral e vencera na classe 2.0, junto com o britânico Colin Davis.

Jo Siffert estava tão animado com a vitória que abraçou a garrafa de champagne da Fórmula 1 que recebeu. A rolha, por acaso, estourou e a bebida acabou dando um banho em todos que estavam no local. O simples acaso deu vida a maior das tradições da Fórmula 1.

Quem são os maiores vencedores da Fórmula 1?

Poucos corredores tem a chance de comemorar a vitória no pódio, com o champagne da Fórmula 1. Mas, aqueles que conseguem o êxito fica marcado na história. Schumacher é um dos nomes mais emblemáticos do esporte mundialmente, e com certeza faz parte da lista dos maiores vencedores. Porém, não está em primeiro nesse ranking.

1º Lewis Hamilton

O piloto com maior vitórias na Fórmula 1 é Lewis Hamilton. Ele foi sete vezes campeão do Mundo na modalidade (2008, 2014, 2015, 2017, 2018, 2019 e 2020) e considerado um dos maiores do esporte de todos os tempos.

Ao todo foram 103 títulos, o que o fez ultrapassar Shumacher no ranking de maiores vencedores. Tal triunfo foi conquistado em 2020, após vencer o Grande Prêmio de Portugal.

2º Michael Schumacher

O alemão Michael Schumacher está na segunda posição do ranking, com 91 vitórias ao todo. O automobilista também foi sete vezes campeão da Fórmula 1 mundial (principal categoria), e junta à sua história incríveis recordes, entre elas a da volta mais rápida.

Infelizmente, após deixas as pistas, o piloto sofreu um acidente. Em 2013, enquanto esquiva, Shumacher bateu a cabeça em uma pedra e, mesmo estando de capacete, entrou em coma. Em 2022, o pilota ainda se encontra em coma, tentando se recuperar do acidente sofrido.

3º Sebastian Vettel

O alemão Sebastian Vettel é quem ocupa a terceira posição do ranking de maiores vencedores da Fórmula 1. O automobilista possui quatro títulos mundiais (de 2010 a 2013), além de três vice-campeonatos (2009,2017 e 2018). Ao todo, o piloto acumula 53 triunfos.

Vettel começou no automobilismo aos sete anos de idade, pilotando kart. Cresceu cultivando a paixão. Desde 2021, o piloto faz parte da equipe de Aston Martin e no mesmo ano conquistou o primeiro pódio para a equipe na Fórmula 1.

4º Alain Prost

O ex-automobilista francês Alain Prost é quem ocupa a quarta colocação entre os maiores pilotos da Fórmula 1. Ele conquistou 51 prêmios e antes de 2001 era o primeiro nome da lista. Shumacher, no entanto, ultrapassou suas vitórias nesse ano.

Em boa parte de sua carreira, Alain Prost teve rivalidade com o brasileiro Ayrton Senna. Em 1988, ambos se tornaram companheiros de equipe na McLaren e sempre estiveram competindo acirradamente.

5º Ayrton Senna

Ayrton senna - top pilotos mais vitoriosos
Ayrton senna foi o piloto de fórmula 1 brasileiro mais famoso. Foto: reprodução/ayrtsonsenna. Com. Br/angelo orsi

 

Ayrton Senna é o maior nome do automobilismo brasileiro. Na lista dos maiores pilotos da Fórmula 1 está em quinto lugar, com 41 títulos.

O piloto foi campeão da categoria três vezes (1988, 1990 e 1991), mas, infelizmente, faleceu cedo. Aos 34 anos, durante a 3º corrida da temporada do GP de San Marino, em Ímola, Senna sofreu um acidente que ocasionou a sua morte.

Na ocasião, Senna fez a terceira melhor volta da corrida, seguido por Shumacher. Na sua última volta, ele entrou em uma curva e perdeu o controle do carro. Com a direção quebrada, acabou chocando-se violentamente contra o muro. O carro estava destruído e, poucas horas após ser atendido pela equipe médica, Senna foi dado como morto.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes