Thiago Braz é bronze e mantém recorde olímpico do salto com vara

Brasileiro fica em terceiro lugar nos Jogos de Tóquio e conquista seu segundo pódio em Olimpíadas.

O atleta Thiago Braz é bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Ouro na Rio-2016, o brasileiro garante-se no pódio pela segunda vez nas Olimpíadas e fica com a terceira posição no salto com vara. Mesmo sem vencer, o saltador manteve o recorde olímpico do salto com vara, conquistado na final da Olimpíadas no Rio de Janeiro. Confira qual é o recorde.

Qual o recorde olímpico do salto com vara?

O recorde olímpico do salto com vara pertence a Thiago Braz. O brasileiro conquistou o feito no Rio de Janeiro, quando saltou 6m03. No entanto, ele não conseguiu repetir o feito em 2021. O máximo do brasileiro em Tóquio foi 5m87, resultado que lhe garantiu o bronze.

O ouro ficou com o sueco Armand Duplantis responsável pelo recorde mundial do salto com vara. O atleta já saltou 6m18, mas o máximo que conseguiu nas Olimpíadas 2021 foi 6m02, ficando atrás do recorde olímpico do salto com vara do brasileiro.

Thiago braz possui o recorde olímpico do salto com vara que é de 6m03
Thiago braz possui o recorde olímpico do salto com vara que é de 6m03 - foto: gaspar nóbrega/cob

Thiago Braz conquista o bronze: confira como foi

O brasileiro errou na final seu primeiro salto nos 5m80. Entretanto, passou na segunda tentativa e avançou para os 5m87. Com requintes de emoção, Braz passou na segunda etapa ao encostar com a barriga no sarrafo, mas o instrumento manteve-se no lugar e ele avançou para os 5m92.

Apenas quatro atletas chegaram à fase: Thiago Braz, Renaud Lavillenie (França), Cristopher Nilsen (Estados Unidos) e Armand Duplantis (Suécia). O brasileiro e o francês não conseguiram ultrapassar a marca, mas Braz ficou à frente de Lavillenie, garantindo a terceira posição do pódio.

Restou na briga pelo ouro Nilsen e Duplantis, e ambos protagonizaram um belo duelo. Nos 6m02, o sueco passou de primeira, enquanto o norte-americano não conseguiu passar a marca e ficou com a prata.

  1. Armand Duplantis (SUE) - 6m02
  2. Cristopher Nilsen (EUA) - 5m97
  3. Thiago Braz (BRA) - 5m87

Ciclo olímpico

Desde que garantiu o ouro na Rio-2016, onde conquistou o recorde olímpico do salto com vara, a vida de Thiago Braz mudou consideravelmente durante o ciclo para Tóquio-2020. O brasileiro sofreu com lesões, trocou de técnico e até ficou sem clube. Com fracos desempenhos, o saltador chegou aos Jogos sem o favoritismo que esperava, visto que novos nomes surgiram no esporte, como o medalhista de ouro Armand Duplantis.

Entretanto, Thiago Braz reencontrou o caminho dos triunfos para saltar ao pódio nas Olimpíadas. Depois de reatar a parceria com o técnico Vitaly Petrov, voltou a treinar na Itália e conseguiu marcar seu nome na história do Brasil. Pela segunda vez, o saltador sobe ao pódio nos Jogos Olímpicos e agora tem além do ouro em 2016, o bronze em 2021.

Agora, ele entra para a galeria de atletas brasileiros que conquistaram duas medalhas no atletismo em Jogos Olímpicos. Além de Thiago Braz, possui a façanha: Adhemar Ferreira da Silva, Joaquim Cruz, Nelson Prudêncio, Vicente Lenilson, André Domingos, Edson Luciano e João do Pulo.

 

Leia também

+ Resultado do jogo Brasil e México hoje nas Olimpíadas – 3/8

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes