CPF negativado: quem tem nome sujo pode tirar passaporte?

A situação do CPF não interfere na hora de tirar o passaporte. Órgãos de Proteção ao Crédito não são consultados no processo

O nome sujo pode restringir uma pessoa de diversas maneiras. Logo, a situação pode gerar diversos prejuízos, como dificuldades em conseguir crédito, um score do Serasa baixo ou opções de crédito suspensas. Assim, muitos acabam ficando na dúvida se o nome sujo impede de tirar o passaporte.

 

Quais os requisitos para tirar o passaporte?

Segundo as regras brasileiras emitidas pela Polícia Federal, qualquer brasileiro natural ou naturalizado e que não tenha uma proibição da Justiça pode ter acesso ao passaporte. As únicas restrições são:

  • Português que mora no Brasil e não é naturalizado, somente equiparado;
  • Menores de 18 anos que não esteja autorizados ou acompanhados por pais ou responsáveis.

Entretanto, o nome sujo não impede ninguém de tirar passaporte. Além disso, trata-se de um direito adquirido pela Constituição Federal Brasileira. Em suma, uma pessoa não pode ser impedida de ir e vir pelo fato de estar com o nome sujo.

Porém, é importante ter atenção nos gastos da viagem e com o planejamento financeiro para não acabar com mais dívidas.

Para aqueles que desejam tirar o visto, assim como o passaporte para pessoas com nome sujo, não existem interferências. Além disso, os consulados de outros países não costumam consultar os Órgãos de Proteção ao Crédito, como o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

 

Como obter crédito para a viagem com o nome sujo?

Obter cartão de crédito para realizar uma viagem pode ser mais difícil com o nome sujo. Principalmente porque é feita a análise de crédito para saber se é um bom pagador ou não.

Apesar disso, existem instituições financeiras que oferecem opções para negativados. Esse é o caso da Caixa Econômica Federal, que oferece as seguintes opções:

  1. Crédito consignado com o saque-aniversário do FGTS;
  2. Penhor Caixa;
  3. Cartão de crédito Caixa Simples para negativados.

Por fim, é importante que se tomem providencias para regularizar a situação do seu CPF.

 

Leia também:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes