CPF negativado: quem tem nome sujo pode tirar passaporte?

A situação do CPF não interfere na hora de tirar o passaporte. Órgãos de Proteção ao Crédito não são consultados no processo

O nome sujo pode restringir uma pessoa de diversas maneiras. Logo, a situação pode gerar diversos prejuízos, como dificuldades em conseguir crédito, um score do Serasa baixo ou opções de crédito suspensas. Assim, muitos acabam ficando na dúvida se o nome sujo impede de tirar o passaporte.

 

Quais os requisitos para tirar o passaporte?

Segundo as regras brasileiras emitidas pela Polícia Federal, qualquer brasileiro natural ou naturalizado e que não tenha uma proibição da Justiça pode ter acesso ao passaporte. As únicas restrições são:

  • Português que mora no Brasil e não é naturalizado, somente equiparado;
  • Menores de 18 anos que não esteja autorizados ou acompanhados por pais ou responsáveis.

- CONTINUE DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Entretanto, o nome sujo não impede ninguém de tirar passaporte. Além disso, trata-se de um direito adquirido pela Constituição Federal Brasileira. Em suma, uma pessoa não pode ser impedida de ir e vir pelo fato de estar com o nome sujo.

Porém, é importante ter atenção nos gastos da viagem e com o planejamento financeiro para não acabar com mais dívidas.

Para aqueles que desejam tirar o visto, assim como o passaporte para pessoas com nome sujo, não existem interferências. Além disso, os consulados de outros países não costumam consultar os Órgãos de Proteção ao Crédito, como o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

 

Como obter crédito para a viagem com o nome sujo?

Obter cartão de crédito para realizar uma viagem pode ser mais difícil com o nome sujo. Principalmente porque é feita a análise de crédito para saber se é um bom pagador ou não.

Apesar disso, existem instituições financeiras que oferecem opções para negativados. Esse é o caso da Caixa Econômica Federal, que oferece as seguintes opções:

  1. Crédito consignado com o saque-aniversário do FGTS;
  2. Penhor Caixa;
  3. Cartão de crédito Caixa Simples para negativados.

Por fim, é importante que se tomem providencias para regularizar a situação do seu CPF.

 

Leia também:

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes