Sabe cadastrar a chave do Pix? Veja como fazer a sua

Em suma, o usuário deve encontrar a opção Pix no aplicativo do banco ou fintech que possui conta e seguir os passos indicados

Para poder realizar as ações disponíveis com a ferramenta Pix, é necessário cadastrar a chave. O cadastramento das chaves do Pix já teve início, mas alguns usuários possuem dúvidas de como o processo funciona. Em suma, ele deve encontrar a opção Pix no aplicativo do banco ou fintech que possui conta e seguir os passos indicados.

 

Como cadastrar a chave do Pix?

A chave do Pix elimina o número de informações bancárias necessárias para receber as transferências ou pagamentos em uma única informação. O registro pode ser feito em um dos canais de acesso, aplicativo ou site, do banco ou fintech onde o cliente possui conta. Além disso, é preciso confirmar a posse da chave e vincular à conta do Pix, identificando e comprovando que o e-mail ou outra informação é sua. Cada banco e fintech possui a sua forma de cadastro, mas a maioria seguem os passos gerais e simples:

  1. Acesse a sua conta no aplicativo ou site do seu banco ou fintech;
  2. Toque na opção referente ao Pix;
  3. Selecione a opção de cadastrar ("Cadastrar Chave" ou "Registre suas chaves");
  4. Siga os passos indicados pelo aplicativo.
Atenção: o Banco Central esclareceu que, para prevenir golpes e fraudes, não faz as confirmações por ligações telefônicas ou links enviados por SMS ou e-mail. Assim, é importante que o usuário não passe seus dados pessoais por telefone para cadastrar a sua chave do Pix ou clicar em links referentes a isso.

Quais são as chaves do Pix?

Nesse sentido, para efetuar as transações é preciso, primeiro cadastrar uma chave de endereçamento. As chaves Pix podem ser:

  • CPF e/ou CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória, entre números e letras, com 32 dígitos.

Cada pessoa pode ter até cinco chaves para cada conta bancária. Contudo, não é possível cadastrar a mesma chave do Pix em mais de um banco. Entretanto, dentre as opções, acredita-se ser mais seguro cadastrar o número do CPF como chave.

 

Leia também:

Quer transferir dinheiro pelo Pix? Saiba como fazer a transação

Pix poderá ser usado para recolher FGTS; veja o que muda

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes