Como fazer o dinheiro render mais no supermercado

Dicas básicas para as quais muitas vezes não se presta atenção permitem ao consumidor economizar nas compras

A compra de alimentos é um dos itens básicos de gasto do orçamento de qualquer pessoa. Por isso merece toda a atenção e cuidado tanto para fazer o dinheiro render mais no supermercado como para evitar que despesas com alimentação sejam uma fonte de endividamento.

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, apontaram que, em março, 67,3% das famílias brasileiras estavam endividadas.

Supermercado
Pesquise preço, troque de marcas, aproveite as promoções para economizar nas idas ao supermercado

Uma pesquisa mais recente da Serasa sobre o tema, divulgada em outubro, indicou que a principal causa do endividamento era o desemprego (40%), seguido pela desorganização financeira (14%) e compras do dia a dia, incluído supermercados, (15%).

A educadora em finanças pessoais Carol Stange diz que o endividamento com as compras de itens básicos do dia a dia deve servir como um sinal de alerta, de descontrole do orçamento familiar. “Quando a compra de mantimentos se torna a causa de endividamento, as pessoas devem redobrar a atenção, porque, quando estão sem dinheiro, a última coisa que elas deixam de pagar são as contas básicas.”

Neste momento difícil por causa da crise da pandemia, qualquer economia que faça sobrar dinheiro no fim do mês é importante, afirma Carol, que passa algumas dicas para evitar o endividamento com a compra de alimentos.

9 dicas para economizar no supermercado

- Anote todos seus gastos. Você sabe o valor mensal de suas despesas com alimentos e demais itens da despensa? A sugestão é fazer um controle que inclua pequenos gastos, até mesmo com padaria.

-  Defina prioridades para a compra de alimentos. A compra mensal pode ser opção interessante para produtos de limpeza, higiene e cereais, que têm prazo de validade mais longos. Programe a compra semanal de alimentos frescos e pense no melhor dia para isso.

- Antes de ir ao supermercado, confira os itens que faltam na geladeira e na despensa. Use a calculadora do celular para somar cada item que vai ao carrinho. Isso facilita o controle dos gastos antes de chegar ao caixa.

- Pesquise preços e aproveite promoções. Aplicativos na internet facilitam a pesquisa e a comparação de preços em supermercados de todo o País. A dica vale para qualquer produto, até medicamentos. Fique atento a promoções do varejo, do tipo leve 3 e pague 2, isso dá uma economia de 33%.

- Muitos produtos de limpeza têm uma versão em embalagem fácil de usar e outra em refil. A dica é guardar a embalagem vazia e, na hora de repor, comprar o refil, que custa menos.

- Dê espaço a novas marcas nas compras. Experimente novas marcas, sobretudo as próprias das redes de supermercado. Você pode se surpreender com a qualidade, comparável com a das marcas tradicionais, por um custo muito menor.

- Fique atento aos alimentos da estação. Frutas e hortaliças custam menos, são mais fresquinhas e nutritivas, conforme a estação em que são colhidas. Aproveite cada estação para diversificar o cardápio da família.

- Programas de fidelidade e cartões de desconto. Muitas lojas têm cartão de crédito próprio que oferece descontos. Valerá a pena se os cartões forem isentos de cobrança de anuidade. Oferecem também pontos que são acumulados e trocados por crédito no caixa, prêmios ou descontos em produtos. É uma chance de economizar, mas nem por isso concentre suas compras em um só local. Pesquise.

- Fique de olho no caixa. Não é incomum o preço do caixa ser diferente do anotado na gôndola, principalmente nos produtos em promoção. Acompanhe o registro de cada produto de olho no monitor do caixa. Se houver divergência, reclame. Deve prevalecer o preço mais baixo.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes