Diversificar as aplicações é a receita para diluir e evitar perdas

Ao distribuir o dinheiro por produtos diversos, investidor não apenas reduz risco como amplia chances de ganhos maiores

Embora a Selic tenha subido 0,75 ponto porcentual, para 2,75% ao ano, e haja sinalização de novas altas ao longo de 2021, a taxa básica está ainda em descompasso com a inflação, que anda a passos mais acelerados. A dica para fugir do prejuízo na renda fixa, ou ao menos diluir parte dele,  insistem especialistas, é diversificar as aplicações, com uma parcela  dos recursos na renda variável.

A Selic é a taxa primária de referência para a captação dos bancos e, como tal, a remuneração que o investidor recebe ao emprestar recursos mediante a compra de títulos bancários, como os CDBs (Certificados de Depósito Bancário). Não só.

Diversificar as aplicaçõesBalancear as aplicações entre a renda fixa e renda variável é estratégia indicada

A Selic é também a taxa de referência para a remuneração que o Tesouro Nacional paga aos investidores que emprestam recursos para o financiamento do déficit do governo ou o rombo das contas públicas. Um dos títulos usados para essa finalidade, a Letra Financeira do Tesouro (LFT), remunera o investidor com a Selic. A mesma letra que é ofertada na plataforma do Tesouro Direto como Tesouro Selic

É por isso que a oscilação da Selic influencia tanto o rendimento de CDB (um título privado) quanto dos fundos de investimento como o de renda fixa e DI, que têm títulos públicos, predominantemente LFTs, na carteira.

Outras modalidades de aplicação em renda fixa passaram por forte achatamento do rendimento nominal. A tal ponto que o ganho real, acima da inflação, que garante o poder de compra do dinheiro sumiu, engolida pela inflação em alta.

A retomada de elevação da Selic pode levar a dias melhores para quem investe na renda fixa. Mas o investidor, alertam os especialistas, não tem motivo para pensar em voltar a ter ganhos robustos na renda fixa. Esse tempo ficou definitivamente para trás.

Diversificar as aplicações em bolsa é uma saída

Não existe outra opção nestes novos tempos, para quem deseja uma rentabilidade mais interessante, se não diversificar as aplicações. E praticamente todos os caminhos da diversificação levam à bolsa de valores.

Ainda que o mercado de ações seja o destino de grande parte do dinheiro que migra da renda fixa em busca de rentabilidade maior, o investidor não deve ir com sede ao pote e abandonar totalmente a renda fixa. Por estratégia e prudência.

Especialistas afirmam que, por mais que a bolsa acene com ganhos maiores, o investidor não deve esquecer de renda fixa. É sempre importante ter uma boa distribuição de recursos entre as duas modalidades e, para isso, é essencial ter planejamento financeiro.

É preciso, antes de tudo, separar o dinheiro de reserva estratégica, para atender as necessidades de emergência, daquele que pode ir para o mercado de ações. Os recursos para o investimento em bolsa de valores não devem estar amarrados a uma data de resgate ou a algum compromisso, para evitar que a venda ocorra em um momento de baixa da ação, com perda para o investidor. É por isso que a compra de ações deve ser vista sempre como aplicação de longo prazo.

Quais as opções para o curto prazo

Os recursos para uso ou compromissos de curto prazo não têm outra opção senão permanecer em caderneta, CDB e fundos de renda fixa e DI. São opções, pouco ou nada atraentes, nestes tempos de inflação alta e Selic baixa, mas é o que a renda fixa oferece.

A caderneta não paga imposto de renda nem nenhuma outra taxa. O CDB recolhe imposto de renda, assim como os fundos de investimento, que cobram ainda a taxa de administração.

No caso de CDB e fundos, a dica é esticar os prazos de aplicação, para recolher o imposto por uma alíquota mais baixa. E nos fundos, ainda, escolher um que não cobre taxa de administração, um custo para o aplicador de que boa parte das corretoras abriu mão depois que a Selic despencou para as mínimas históricas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes