Publicado em

SÃO PAULO - Viver do surf. Foi assim, com este desejo, que muitas empresas surgiram no início da década de 80. Um passatempo para arrumar dinheiro e dar satisfação à família de que estava trabalhando era a saída para jovens que não queriam, de jeito nenhum, largar as ondas. Hoje, muitos são empresários bem sucedidos, que ainda vivem passando parafina em suas pranchas. Entre eles, está Alfio Lagnado, fundador da marca Hang Loose e da Surf Co, que detêm licenciamento de várias marcas importadas.

 

Sua história e de como administra sua empresa de surfwear foi assunto da última terça-feira, dia 08 de abril, no auditório da Escola de Educação Física e Esporte, na USP - Universidade de São Paulo, onde acontece o curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios. Depois de apresentar alguns tópicos sobre sua empresa, Lagnado, de 47 anos, abriu espaço para perguntas e muitos aproveitaram a oportunidade para tirar dúvidas, aprender um pouco mais e mergulhar na história do empresário.

 

Entre os participantes estava outra lenda viva do esporte. Sidney Tenucci foi companheiro de Alfio na época áurea do surf paulista e um dos responsáveis para que a marca Hang Loose se tornasse realidade. "O Alfio começou comigo, a gente se conhece desde moleque e é interessante vê-lo formalmente expondo o histórico dele, que já conhecia de maneira informal", disse o fundador da marca OP e autor do livro O Surfista Peregrino, recentemente lançado.

 

Aos 53 anos, Sidão, como é conhecido, parabenizou a palestra do amigo. "Gostei muito, tudo que ele falou foi muito bem colocado. É uma vivência que, para mim, é essencial, principalmente pelo fato de eu ser escritor, então toda informação é importante". Sobre o curso, ele também elogiou. "Como diria a molecada: demorou. O Alexandre Zeni teve uma idéia ótima e está lotando a sala, porque ainda tem muita gente interessada em viver deste mercado".

 

Para o pioneiro, o surf continua contagiando e motivando outras pessoas. "Esse foi o nosso sonho quando éramos moleques, como continuar a viver do surf? Por isso eu criei a OP, o Alfio a Hang Loose e muitos outros surfistas criaram as suas marcas para continuar pegando onda. Todo mundo que está fazendo o curso na USP, quer a mesma coisa. Como é que eu faço para viver de alguma maneira desse meio que eu amo?".

 

Alfio, que no começo foi taxado de desocupado, assim como todos aqueles que insistiam em viver nas praias em busca da onda perfeita, reconhece o quanto o surf evoluiu e comemora o seu crescimento e reconhecimento. "Desde quando começamos com este negócio de surf, éramos a contracultura, não éramos reconhecidos, vivíamos como hippies, descriminados pela sociedade. Até esquecemos de falar disso hoje em dia. Entretanto, ao lembrarmos de tudo isso e hoje estarmos dentro de uma universidade como a USP falando de surf é uma vitória incrível".

 

O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é realizado todas as terças-feiras, a partir das 19 horas, na USP - Universidade de São Paulo, com carga horária de 42 horas, durante 14 semanas, no total. A próxima palestra será no dia 15 de abril e o professor José Carlos Brunoro abordará o tema: Economia e Plano de Negócios. Mais informações no site www.ibrasurf.com.br ou pelo telefone (11) 3091-3182.

 

O curso Surf: Administração, Marketing e Gestão de Negócios é uma realização do Ibrasurf (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento do Surf) e USP (Universidade de São Paulo). Apoio: Star Point, William Woo, Fama Assessoria e Yamaai.

 

Programação:

 

15/4 - Economia e Plano de Negócios - Prof. José Carlos Brunoro

22/4 - Marketing Esportivo - Prof. Michel Mattar (USP)

29/4 - Marketing no Surf - Ronald Fincato Lumbra

06/5 - Patrocínio e Ativação de Marcas - Claudio Martins de Andrade

13/5 - Turismo Esportivo e Organização de Eventos - Prof. Mauricio Ferro (Univali)

20/5 - Escolas de Surf - Alexandre Zeni

27/5 - Legislação e Direito Esportivo - Prof. Luiz Felipe Santoro

03/6 - Mídia, Arte e Cultura Surf - Romeu Andreatta

10/6 - Ética, Responsabilidade Social e Ambiental - Prof. Flávia Bastos e convidados

 

Serviço:

Curso: Surf - Administração, Marketing e Gestão de Negócios

Carga Horária: 42 horas

Datas (todas às terças-feiras)

Início: 11 de março

Término: 10 de junho

Horário: das 19 às 22 horas

Local: Auditório da Escola de Educação Física e Esporte, na USP