Entenda por que projeções de inflação e PIB mexem com as aplicações

Estimativa de crescimento maior do PIB é indicação de bons resultados para empresas que tem ações em bolsa

Os dados sobre projeções de  inflação e PIB para o ano, que o Banco Central divulga toda segunda-feira no boletim Focus com base em consultas feitas com economistas do mercado financeiro, poucas vezes chamaram tanto a atenção de investidores e especialistas como no período mais recente.

O motivo é que os dados de PIB e inflação estão diretamente relacionados a temas que influenciam decisões em segmentos de mercado, como a bolsa de valores e o dólar. O otimismo com a perspectiva de crescimento da economia, sinalizada pela alta de 1,2% do PIB no primeiro trimestre e reforçada pelas seguidas revisões para cima nas estimativas de PIB pelo Focus, está movimentando a bolsa de valores, a B3, que coleciona oito altas consecutivas.  E recordes seguidos em número de pontos.

A estimativa para a expansão do PIB na edição do boletim desta segunda-feira subiu de 3,96% para 4,36%, influenciada pela expectativa de crescimento mais robusto da economia sugerida pelo PIB trimestral, divulgada pelo IBGE na semana anterior. Alguns analistas e economistas se antecipam ao Focus e já preveem alta até acima de 5% para o PIB de 2021.

A expectativa em torno de um ritmo de atividade econômica mais forte tem beneficiado ações de empresas de varejo ligadas ao consumo, um dos setores que têm dado tração à bolsa. Consumo em alta gera receitas às empresas, que lucram mais e veem suas ações se valorizarem no mercado.

Outro dado que tem atraído maior atenção do mercado financeiro é a inflação, que também tem passado por seguidas revisões para cima no relatório semanal Focus. Mas, em vez de causar desconforto, porque poderia vir a exigir ação mais firme do Banco Central na condução da política monetária e no manejo dos juros, tem sido visto como algo benigno, pelo menos momentâneo, pelo alívio na preocupação fiscal de curto prazo que o avanço inflacionário proporciona.

Projeções de inflação e PIB estão em alta

O economista-chefe da Integral Group, Daniel Miraglia, diz que, além das revisões para cima do PIB, o mercado tem recebido bem também as reestimativas de inflação para cima – no relatório Focus desta segunda, a inflação projetada para este ano subiu de 5,31% para 5,44%. “As contínuas revisões para cima do IPCA fazem a relação dívida/PIB ser menor que a projetada no início do ano, o que alivia a preocupação fiscal de curto prazo”, avalia Miraglia. O temor inicial era que a relação dívida/PIB chegasse a 100% no fim do ano, revista agora para algo em torno de 85%.

A redução da relação dívida pública/PIB, segundo o executivo, diminuiu, por exemplo, a pressão sobre o dólar, que vem de seguidas baixas. O temor de um descontrole das contas públicas, sinalizada pelo crescimento da relação dívida/PIB, vinha dando sustentação ao dólar, procurado em momento de incerteza econômica e política.

Especialistas atribuem ao alívio das preocupações com o risco de desarranjo fiscal, a partir da aprovação do Orçamento 2021, a diminuição da pressão sobre o dólar, mais comportado e inclinado à baixa, encostado na linha de R$ 5, depois de flertar algum tempo com R$ 6.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes