Entenda por que títulos que remuneram pela inflação estão atraentes

Com a taxa básica de juros, a Selic, em trajetória de alta, investidor deve aproveitar o momento para investir nesses papeis

Fatores de natureza técnica no mercado de juros têm elevado a rentabilidade dos títulos públicos indexados à inflação. As preocupações com o risco fiscal, agravadas pela indefinição em torno do Orçamento 2021 e combinadas com a inflação em alta têm levado o mercado financeiro a pedir mais rentabilidade em leilões de títulos públicos.

A reivindicação levou também a uma mudança na estratégia do Tesouro, que passou a ofertar lote maior de títulos indexados à inflação, as NTNs-B (Notas do Tesouro Nacional da série B) e a reduzir a colocação de LFTs (Letras Financeiras do Tesouro), atreladas à Selic. Foi o que ocorreu no último leilão, na terça-feira, 6.

O pedido dos investidores faz sentido. A NTN-B assegura juro real, previamente conhecido, e proteção contra a inflação, ao espetar em sua  rentabilidade a correção monetária, idêntica à inflação medida pelo IPCA.

A LFT, a que os investidores passaram a torcer o nariz, rende a taxa básica de juros, a Selic. Uma taxa que corre abaixo da inflação. Ela subiu de 2% para 2,75% ao ano, por decisão do Copom de março, e já estaria contratado novo ajuste, de 0,75 ponto porcentual, para 3,50%, em maio.

Novas altas devem elevar a Selic para um patamar em torno de 5% até o  fechamento do ano, estimam economistas e analistas do mercado, para uma inflação projetada ao redor de 4,80%. É o que indicam dados da última edição do boletim Focus, do Banco Central (BC).

Ainda que a Selic chegue ao fim de 2021 ligeiramente acima da inflação, como estima o mercado, o juro referenciado na taxa básica de 2,75%, de momento, seria negativo, abaixo da inflação corrente. Caso da LFT, que os investidores querem deixar de lado para embarcar nas NTNs-B.

O economista-chefe da Integral Group, Daniel Miraglia, diz que a mudança de estratégia do Tesouro no leilão de títulos públicos levou a um aumento da oferta de NTNs-B no mercado e as taxas abriram. O que isso significa do ponto de vista do investidor? Equivale a um rendimento maior para o comprador desse título

Quando cai valor do título, rendimento do investidor aumenta

Uma das características desse papel com juro prefixado é que, quando a oferta aumenta e seu valor cai, a rentabilidade aumenta, “um movimento que tem elevado o prêmio (parcela de ganho) sobre o juro da NTN-B”, diz Miraglia. “Quem compra NTN-B está, portanto, travando o juro real.”

A NTN-B é o mesmo título que o investidor pessoa física compra como Tesouro IPCA na plataforma do Tesouro Direto. Assegura juro real prefixado e correção monetária pela inflação oficial, mas exige investimento por períodos mais longos.

Não é, portanto, uma aplicação indicada para recursos que formam a reserva emergencial para uso a qualquer momento. O dinheiro a ser investido não deve estar amarrado a compromissos de curto prazo.

As condições oferecidas pelo papel são atraentes, mas valem para quem fizer o resgate apenas no vencimento. Antes disso, o investidor corre o risco de perda, embolsando ganho rentabilidade menor que o prometida   pelo título no momento da compra.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes