Fundos multimercado: oportunidades de vários mercados em uma só aplicação

Que tal tentar tirar proveito do desempenho de vários mercados investindo em apenas uma aplicação? É a proposta dos fundos multimercado, que miram, em uma única aplicação, as oportunidades simultâneas de ganho existentes em diversos mercados.

Bolsa de valores, juros à vista e seus derivativos futuros, dólar e outras moedas, além de opções de investimento no exterior, podem ser alcançados pelos tentáculos de um fundo multimercado. A escolha vai depender da proposta do fundo e das decisões de seu gestor.

O apelo desses fundos cresceu com o tombo dos juros. A migração de investidores da renda fixa para a variável, em busca de uma rentabilidade mais atraente, fortaleceu o apelo dos multimercados. Muitos investidores tomaram o caminho para esses fundos como atalho para a diversificação.

Em vez da incursão direta na bolsa de valores, preferem fazer a transição via fundos multimercado, em que é possível fincar o pé na bolsa, sem a compra direta de ações,  um fator que encoraja a se arriscar mais, principalmente se o investidor for iniciante na renda variável.

Um fundo multimercado, como os demais fundos de investimento, reúne investidores com um objetivo comum, no caso, diversificar as opções e aproveitar as oportunidades de ganho, ainda que com exposição a maior risco, em vários mercados. Normas e objetivos do fundo fazem parte de um prospecto, que o investidor deve ler com atenção para saber em que condições está aplicando.

Quem pilota o fundo é o gestor. Um profissional qualificado que vai acompanhar os diversos mercados, as possíveis tendências, fazer as escolhas de compra e venda e tomar as decisões que redundem em ganho para o cotista. Em troca desse trabalho, cobra uma taxa de administração.

Essa taxa varia de fundo para fundo no mercado. A combinação de uma taxa de administração baixa com uma gestão qualificada e competente pode ser a receita que vai redundar em boa rentabilidade.

Multimercado pode se beneficiar na alta ou na queda das cotações

Um fundo multimercado, por definição, pressupõe a aplicação de recursos em diversos mercados, em apostas direcionais que não necessariamente se beneficiam de alta de determinado mercado. É possível ganhar também na baixa, desde que o gestor acerte a mão nas escolhas e decisões. Uma aposta equivocada, que destoar da trajetória real dos mercados, poderá se reverter em perda para o investidor.

Especialistas em investimento veem os multimercados como uma antessala dos fundos de ações e do próprio mercado de ações.

Assim como a diversidade na composição das carteiras, existem atualmente grande variedade de fundos multimercado, ofertados amplamente por plataformas digitais de investimento e corretoras.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes