Publicado em

A Weel, fintech de antecipação de recebíveis voltada a facilitar acesso ao capital de giro para PMEs, acaba de formar parceria com a Arquivei, que oferece serviço em nuvem de gestão fiscal para empresas e escritórios contábeis.

Com a parceria, a Arquivei disponibiliza em sua plataforma um link para a solicitação direta de negociação de recebíveis, serviço oferecido pela Weel. Para isso, os assinantes dos serviços da Arquivei precisam apenas clicar no botão Crédito na tela de trabalho da empresa, para acessar uma interface que permite negociar suas faturas e antecipar receitas.

Antes da consolidação dessa parceria, a Arquivei e a Weel receberam aporte financeiro da Monashees, um fundo de investimento especializado em projetos empresariais criativos, voltados para novos modelos de negócios.

De acordo com Nathan Yoles, diretor de Vendas da Well, a parceria com a Arquivei proporciona ao mercado uma integração da gestão de fluxo de caixa com a gestão fiscal dos negócios. “Isso, por si só, já é um ótimo benefício para o contador ou administrador da empresa”, afirma, por meio de nota enviada com exclusividade ao DCI.

Além disso, explica Yoles, a negociação online de recebíveis agrega praticidade e acesso rápido a capital de giro de uma forma que até recentemente não existia para as PMEs brasileiras.

“Presenciei, recentemente, como acontece a peregrinação do gestor de uma pequena indústria plástica, por exemplo. Trata-se de um setor que, comumente, recebe faturas em até 90 dias, mas que paga a matéria-prima, por vezes, à vista, e a preços atrelados ao petróleo”, cita. O empresário em questão, explica Yoles, se via obrigado a ir pessoalmente ao banco várias vezes, apenas para assinar contratos de negociação e esperar mínimo de três dias para obter o crédito.

De acordo com Simcha Neumark, fundador e ceo da Weel, esta articulação de tecnologias para substituir o tradicional método de análise de risco, baseado em cadastros negativos, nas operações com recebíveis permite reduzir sensivelmente as taxas de juros sobre as operações com recebíveis e modificar uma atividade que estava, há quase três séculos, tecnicamente estagnada.

Para Christian de Cico, fundador e ceo da Arquivei, essa parceria com a Weel traz mais uma facilidade para seus usuários. “A plataforma Arquivei é conhecida por ajudar na gestão de documentos sensíveis de diversas empresas. Com essa nova função, escritórios contábeis conseguem entregar mais valor para seus clientes, auxiliando diretamente com opções para equilibrar o fluxo de caixa. Para empresas, o financeiro consegue ter um maior controle sobre fluxo e uma nova opção de crédito muito facilitada”, explica.