Respeite o seu perfil de investidor ao escolher aplicações

Especialistas lembram que é preciso levar em conta apetite ao risco e os planos de vida por trás do investimento feito

A diversificação de aplicações no mercado de investimentos deve ser feita com planejamento e cautela, sem pressa e respeitando o seu perfil de investidor.

O ainda baixo nível da Selic, apesar da retomada do ciclo de alta, e inflação em alta têm levado investidores a virar as costas para a renda fixa, sem adoção de critério mais prudente, em direção à renda variável. Uma atitude que, em busca de melhor rentabilidade, deixa de lado o item liquidez, importante para situações de emergência que exijam saque imediato do dinheiro aplicado.

Dividas 1
Dinheiro para ser usado em emergências deve ir para títulos: tesouro selic, cdb-di, lci, lca e fundos-di
Especialistas recomendam que o investidor, em caso de alterações na carteira, não deixe de considerar seu perfil de investidor em relação ao apetite a risco e a seu plano de vida e sonhos. Objetivos como a compra da casa própria, compra ou troca de carro, realização de uma viagem, aposentadoria complementar com conforto, dentre outros planos.

A escolha dos investimentos deve ser cotejada, sobretudo quanto ao tempo de duração, com os planos que o investidor tem para o dinheiro. O ponto central, nesse item, é a avaliação de sua necessidade pessoal em relação ao emprego do dinheiro no curto, médio e longo prazos.

Como diversificar as aplicações

A estratégia que os especialistas indicam no cenário de juros nominais baixos e de inflação em alta – a taxa básica de referência, a Selic, está em 2,75% ao ano para uma inflação anual em torno de 5% estimada pelo mercado financeiro – é diversificar. Quer dizer, distribuir o dinheiro entre opções de menor risco na renda fixa, atreladas ao CDI, e as de risco mais elevado, na renda variável, ligadas à bolsa de valores.

Um porcentual dos recursos da carteira, referentes à necessidade de caixa para atendimento às eventuais urgências, pode ir para aplicações em títulos, como o Tesouro Selic, CDB-DI de bancos, LCI, LCA e fundos DI.

O Tesouro Selic é um título da dívida pública que o investidor pessoa física compra na plataforma do Tesouro Direto; o CDB-DI é o Certificado de Depósito Bancário atrelado ao juro DI emitido pelos bancos, que oferece rendimento e liquidez diária após 30 dias. A LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito do Agronegócio) são letras emitidas por bancos que têm o rendimento isento de imposto de renda.

Formação de reserva no longo prazo

A reserva de dinheiro que não tem compromisso com tempo das aplicações, a chamada poupança de médio e longo prazo, teria como melhor destinação, de acordo com especialistas, o Tesouro IPCA. São títulos ofertados para pessoa física, para compra pela internet, na plataforma do Tesouro Direto. Atrelados à inflação, eles rendem juro real prefixado e correção monetária pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

O leque de opções vai além para o investidor que, de acordo com seu perfil e expectativa de retorno de mais longo prazo, tem propensão a correr mais risco. A indicação de especialistas são classes de ativos como ações, fundos de ações, fundos imobiliários e fundos de investimento no exterior.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes