Máscara reconstrutora: aprenda a usar e recupere a saúde do seu cabelo

Se os seus fios estão frágeis, quebradiços e sem brilho então é hora de apostar no poder da máscara reconstrutora.

Sabe quando os cabelos estão quebradiços, com pontas duplas e sem vida? E se mesmo hidratando os fios você não vê melhora no aspecto, então a resposta para cuidar do problema pode estar na máscara reconstrutora.

Isso porque a reconstrução capilar é responsável por resgatar as fibras e as propriedades naturais dos fios. Ou seja, ela é capaz de devolver os componentes necessários para manter sua estrutura saudável.

 

Para que serve a máscara reconstrutora?

Máscara reconstrutora
Imagem: reprodução / unsplash

Os cabelos podem ser danificados por diferentes razões, como, por exemplo, procedimentos de alisamento químico, tintura e o uso frequente de secador, chapinha e modelador de cachos.

Ao perceber que os fios estão opacos, frágeis e precisando de um cuidado especial, o indicado é utilizar a máscara reconstrutora. Esse produto faz parte do processo de reconstrução, uma das etapas do cronograma capilar, rotina que identifica e resolve os problemas mais comuns dos cabelos.

O que acontece é que a máscara nutre as camadas externas dos fios ao repor proteínas, aminoácidos e minerais. Tais elementos são essenciais para que o cabelo fique macio, iluminado e sem peso. Para fazer isso, são usados diferentes ingredientes, entre eles colágeno, creatina e, principalmente, queratina. Essa é a proteína que forma o fio e que, entre outras funções, retém a umidade, mantendo-o hidratado.

Logo depois das primeiras aplicações é possível ver os resultados da reconstrução capilar. Os fios começam a se fortalecer, tornando-se mais resistentes e apresentando uma textura mais suave.

Nos casos mais graves, entretanto, é importante aliar a máscara reconstrutora com as outras fases do cronograma capilar: hidratação e nutrição.

 

Qual a frequência ideal para usar a máscara reconstrutora?

Mascara reconstrutora
Imagem: reprodução unsplash

 

Quando os cabelos estão muito danificados, a recomendação é aplicar a máscara reconstrutora apenas a cada 15 dias, já que, em excesso, o produto pode ter um efeito contrário: os fios ficam mais rígidos, facilitando a quebra.

 

Como usar o produto?

Para aplicar a máscara reconstrutora você precisa, em primeiro lugar, lavar bem os cabelos. Dê preferência a um shampoo antirresíduo, que não só limpa, como também abre a cutícula dos fios, o que facilita a absorção do produto em todas as camadas.

Seque um pouco o cabelo com uma toalha e, com ele ainda úmido, espalhe o produto com uma espátula ou pincel. Faça isso apenas no comprimento dos fios e nas pontas.

O tempo varia de acordo com cada máscara, por isso, preste atenção na recomendação da embalagem.

Por fim, lave os fios normalmente e finalize com condicionador, que vai fechar novamente a cutícula.

 

Sugestão de máscaras reconstrutoras

 

Confira algumas dicas de máscara reconstrutora para aplicar em casa.

L'Oréal Professionnel Absolut Repair Cellular: kit de tratamento para cabelos muito danificados que limpa, reestrutura, dá força e vitalidade para os fios.

Máscara Reconstrutora UTI Forever Liss: o produto hidrata, nutre e reconstrói os fios. Sua fórmula promete restaurar e revitalizar os cabelos.

Máscara Reconstrutora Argan Oil Lola Cosmetics: enriquecida com óleo, essa máscara para reconstrução capilar é vegana e permitida nos métodos no poo e low poo.

Reconstrução do Cerrado Skala: feita com produtos brasileiros, a linha da marca Skala acelera a reconstrução, diminuindo a porosidade dos fios.

Com informações do blog da Pajaris.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes