Ibovespa abre em alta se mantendo acima dos 120 mil pontos

Números positivos da economia americana podem ofuscar o pessimismo no mercado agravado pela Covid-19 e crise política

O Ibovespa começou o dia em leve alta. O otimismo do mercado com  o cenário externo registrado no último pregão, que levou o Ibovespa a atingir nova marca histórica, de 120 mil pontos, pode se manter hoje a depender dos resultados dos balanços de empresas nos Estados Unidos referentes ao primeiro trimestre do ano, que entram hoje em seu segundo dia. Mais cedo, as bolsas globais subiam, indicando mais um dia positivo no mercado, com investidores de olho em dois indicadores econômicos americanos divulgados hoje.

O número de pedidos iniciais do seguro-desemprego nos EUA somou 576 mil, menor nível desde 14 de março de 2020 e 193 mil pedidos a menos ante a semana anterior. Os dados do varejo norte-americano em março, divulgados pelo Departamento de Comércio dos EUA nesta quinta-feira, também indicam uma recuperação da atividade econômica americana. Houve crescimento de 9,8% nas vendas, em relação a fevereiro. O resultado veio bem acima do esperado pelo mercado local, que apostava em uma alta de 5,9% nas vendas. Nesse resultado, destaque para a fala de Jerome Powell que vem mantendo seu discurso da necessidade de manutenção de juros baixos, gerando impacto no consumo.

 

Ibovespa
Otimismo com números da economia americana podem ajudar Ibovespa a manter os mais de 120 mil pontos de ontem. Foto: Arquivo

Ibovespa hoje, 15 de abril de 2021

No cenário interno, o setor de serviços em março, divulgado nesta manhã pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou um crescimento de 3,7% em fevereiro, número que supera, pela primeira vez, o índice pré-pandemia e  pode levar um pouco mais de otimismo ao mercado. O indicador crava a nona alta seguida, levando o setor a acumular um crescimento de 24%, segundo o IBGE, e se recuperando agora da perda de 18,6% registrada em março e maio de 2020. O número chega a ser um alento para um setor que desde o início da pandemia está entre os mais afetados, com perda de renda devido ao isolamento social compulsório.

Por aqui, o mercado caminhará, mais uma vez, durante o dia tendo de driblar a tensão com a escalada da pandemia no Brasil, com a indefinição quanto ao desfecho para o Orçamento 2021 e, agora, com o andamento da CPI da Covid-19, que teve seguimento aprovado, ontem, pelo Supremo Tribunal Federal, abrindo, a partir de agora, uma queda-de-braço entre o governo e congressistas em torno da formação e do andamento da comissão. A corrida contra o tempo no caso do Orçamento sem uma solução estressa cada vez mais a relação entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o Congresso, e leva o clima de instabilidade para a política e economia.  Às 10h15 (horário de Brasília), o Ibovespa subia 0,63%, aos 121.048 pontos.

Você pode gostar também
buy cialis online